2023

História Empresarial

Nome: História Empresarial
Cód.: HIS12613L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: História

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta UC Historia Empresarial visa fornecer aos alunos conhecimentos essenciais sobre o percurso histórico de grandes empresas na sua dimensão produtiva, de gestão e de marketing, considerando ainda a sua interacção política, com a cultura e as sociedades.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Nas economias modernas, as empresas são organizadas numa variedade de formas e coexistem muitos modelos. As empresas variam na dimensão, nas formas de controle e organização, nas estruturas de gestão, nas formas de governo, nas funções centrais e no foco, no escopo operacional e no uso da tecnologia e do trabalho.
O propósito desta disciplina é proporcionar conhecimento histórico sobre as origens e tradições empresariais e os fatores sobre a diversidade de modelos e formas de organizações empresariais e as dinâmicas e capacidades de adaptação às condições mutantes do mundo contemporâneo. A exploração deste alcance cognitivo é acompanhada do desenvolvimento de competências instrumentais (comunicação oral e escrita na língua nativa; leitura e trabalho académico em inglês), sistêmicas (aplicação de conhecimento e investigação), éticas (honestidade académica) e especificas (compreensão das bases históricas e das múltiplas evoluções e configurações do Mundo empresarial e do Capitalismo).

Conteúdos Programáticos

1. História Empresarial: abordagens e debates. Historiografia, Teoria econômica e estudos de gestão. As abordagens históricas: de "herói e ladrão" (empresário) e "caixa preta" (empresa) à pesquisa académica.
2. O longo processo de invenção da empresa. Conhecimento científico, técnica industrial, empresa de negócios, liberdade empresarial e empresários antes da industrialização. A Grande Divergência.
3. Dinâmica do Capitalismo Moderno. Variedades, empresas e empreendedores.
4. A "variedade" do capitalismo europeu e as empresas familiares. A Moderna Experiência Metropolitana e Colonial Portuguesa.

Métodos de Ensino

O curso é lecionado adotando um método misto, onde se combina a “lição” introdutória com a análise de estudos de casos com base em textos de referência. As palestras introduzem os tópicos-chave, desenvolvem a visão geral do assunto e fornecem aos alunos uma estrutura para a leitura e a exploração. Os exercícios práticos durante as sessões visam reforçar a compreensão dos alunos em relação às leituras-chave, aos tópicos e às diretrizes para explorar os estudos de caso. Estes exercícios, submetidos pela plataforma moodle, constituem requisitos imprescindíveis para os alunos realizarem as duas prova de frequência.
As provas de frequência consistem em exercícios de controlo de conhecimentos (competências básicas) e na elaboração de um curto ensaio individual original. A nota final é obtida pela média das duas frequências. Os alunos que não obtiverem 7,5 valores ou mais em cada prova, deverão submeter-se a exame.

Bibliografia

McCraw, Thomas K. (ed.) - Creating modern capitalism : how entrepreneurs, companies, and countries triumphed in three industrial revolutions. Cambridge : Harvard University Press, 1997. (Manual de referência)
---
- Chandler, Jr., Alfred D.; Takashi Hikino. Escala y diversificación: la dinámica del capitalismo industrial. Zaragoza: Prensas Universitarias de Zaragoza, 1996. 2 vols.
- FARIA, Miguel F. e MENDES, José A. Dicionário de História Empresarial Portuguesa Séculos XIX E XX, 2 V. Lisboa, INCM e UAL, 2013-2014
- JONES, Geoffrey G. ZEITLIN, Jonathan , eds. The Oxford Handbook of Business History. Oxford: Oxford University Press, 2008
- Landes, David S.; Mokyr, Joel, , and BAUMOL William. eds., The Invention of Enterprise: Entrepreneurship from Mesopotamia to Modern Times. Princeton: Princeton University Press, 2010
- Voltes Bou, Pedro. Historia de la empresa española: la evolucion empresarial dentro de la economia española. Barcelona : Hispano-Europea, 1979.

Equipa Docente