2024

Gestão de Conflitos e Negociação

Nome: Gestão de Conflitos e Negociação
Cód.: GES02348L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A inserção de Gestão de Conflitos e Negociação nos planos curriculares dos cursos mencionados visa, essencialmente, atingir os seguintes objetivos:
a)   Apresentar de forma integrada as variáveis ?participação?, ?gestão de conflitos? e ?negociação? como pilares de uma nova lógica organizacional;
b)   Apresentar um quadro concetual e instrumental que permita dotar os alunos de competências que os levem a:

   privilegiar modelos de participação organizacional;
   identificar conflitos, selecionar estratégias e formas de resolução dos mesmos;


   negociar eficazmente, usando as técnicas mais adequadas em cada situação concreta.

Conteúdos Programáticos

Introdução
Novas lógicas organizacionais
Introdução
Dinâmicas de participação, conflito e negociação
Modelos organizacionais em contexto de mudança
Gestão pela cultura ética
Participação organizacional
Introdução
      Informação e sistemas de comunicação
Participação e controlo
Processos de tomada de decisão
Marketing interno e participação organizacional
Da participação à criação de uma cultura de empowerment
Conflito
Introdução
Diferentes perspetivas de abordagem
Tipos de conflito
Processo de desenvolvimento de um conflito
Gestão de conflitos
Negociação
Introdução
Características básicas de um processo negocial
Orientação negocial
Etapas de um processo negocial
Estratégias, técnicas e táticas negociais
Negociação em contextos específicos

Métodos de Ensino

Aprendizagem será baseada nos processos de aprendizagens significativas e cognitivistas (mapas conceptuais), sendo a metodologia privilegiada suportada na utilização de uma abordagem multifacetada que combina a apresentação/discussão de conceitos e teorias com a análise de casos práticos e a realização de exercícios, bem como dramatização.

Os tempos letivos atribuídos à unidade curricular assumem a natureza
de ?sessões teórico-práticas? (1 aula semanal de 120 minutos) e
pressupõem o envolvimento sistemático e a participação ativa dos participantes.

Avaliação

Alternativa 1 - Avaliação Contínua
? actividades indicadas (40%);
? trabalho de grupo (25%);
? prova de avaliação individual (35%).

A não comparência a uma das provas de avaliação contínua, ou a obtenção de uma nota inferior a nove (9) valores, obriga à passagem para o regime de avaliação por exame final (esta situação só poderá ocorrer se a percentagem mínima exigida de frequência de aulas estiver garantida).

Alternativa 2 - Exame de Época Normal
? prova de avaliação individual (70%).
? monografia (30%)

As duas alternativas anteriores estão sujeitas ao cumprimento da assiduidade mínima - 75% das sessões presenciais.

Outros exames previstos:
? prova de avaliação individual (70%).
? prova oral , para quem obtiver um resultado superior a 9,5 valores (30%).

Bibliografia

Referências gerais:
Carter, G. L. & Byrnes, J. F. (2206). How to Manage Conflict in the Organization. American Management Association AMACOM Div American Mgmt Assn.
Carvalho, J. (2008). Negociação, Terceira Edição. Lisboa: Edições Sílabo.
Cunha, P. (2008). Conflito e Negociação, Segunda Edição. Porto: Edições ASA.
Robbins, S. P., Judge, T. A. e Campbell, T.T. (2010). Organizational Behaviour. Harlow: Pearson.

Serão indicados e fornecidos artigos científicos de estudo e preparação para as sessões presenciais.

Equipa Docente