2023

Auditoria Financeira

Nome: Auditoria Financeira
Cód.: GES02342L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Espanhol
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Auditoria Financeira é uma unidade curricular optativa da licenciatura em Gestão, ministrada na Universidade de Évora. A inserção da disciplina no Plano Curricular do Curso visa:


a)  Despertar a atenção dos alunos para aspetos das ciências empresariais com as quais, no âmbito académico, ainda não tinham tido contato e que se revestem de crescente importância;


b)  Perspetivar a Auditoria no seio e/ou face à empresa e estabelecer, em cada um dos casos, as suas ligações, a montante e a jusante, com os diversos subsistemas empresariais;


c)  Salientar, em especial, a importância dos diversos tipos de Auditoria enquanto instrumento de Gestão e ao nível das suas relações com o Sistema de Controlo Interno;


d) Salientar a importância da Auditoria Financeira para a credibilização da informação financeira das empresas.


 


Após a frequência da UC é expectável que os discentes tenham adquirido um conjunto de conhecimentos e competências diferenciadores, nomeadamente:


1. A perceção da importância do Sistema de Controlo Interno em qualquer organização, bem como o mesmo deve ser estruturado;


2. A consciência da existência de diversos tipos de auditoria e da sua complementaridade numa  organização;


3. O âmbito de intervenção da auditoria financeira e da forma como ela é desenvolvida;


4. A aquisição de espírito crítico, na perspetiva dos auditores externos, sobre o Sistema de Controlo Interno e sobre a informação financeira das empresas.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução
2. Sistemas de Auditoria
3. O Controlo Interno
4. Princípios de Auditoria Financeira
5. Objetivos e Procedimentos de Auditoria
6. Conclusão da Auditoria e Relato

Métodos de Ensino

Apesar de se tratar de uma unidade curricular onde os aspetos teóricos têm alguma relevância procuraremos apresentar exemplos práticos que possibilitem uma melhor compreensão da matéria. As sessões são apoiadas em apresentações PowerPoint mas com utilização do quadro, nas questões mais práticas.
O caráter interdisciplinar da auditoria exigirá por vezes o apelo a conhecimentos de outros ramos das ciências empresariais.
No que diz respeito à avaliação, os alunos podem optar pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de exame. No regime de avaliação contínua a nota final é baseada na nota de um trabalho prático e na nota obtida nas duas frequências. A nota final dá um peso de 20% ao trabalho prático, 35% à nota da primeira frequência e 45% à nota da segunda frequência. Na avaliação contínua, para obter aprovação, a nota mínima, em cada componente, é de 7 valores.

Avaliação

De acordo com o Regulamento Escolar Interno da Universidade de Évora (REI-UE) e respeitando as regras em vigor no Departamento de Gestão, será dada aos alunos a possibilidade de optarem, para efeitos de avaliação, pelo regime de avaliação contínua ou pelo regime de exame.


No regime de avaliação contínua a nota final é baseada na nota de participação no processo de ensino-aprendizagem e na nota obtida nas duas frequências; neste regime, a nota final dá um peso de 10% à participação, 40% à nota da primeira frequência e 50% à nota da segunda frequência. Em cada uma das provas de avaliação a nota mínima é de 7 valores. A participação é aferida pela resolução, em grupos de 2 alunos, de casos práticos propostos pelos docentes, que devem ser entregues nos prazos definidos, nunca inferiores a 48 horas; de entre os casos entregues alguns serão selecionados para explicação na aula pelos alunos. Será facultada aos alunos a resolução de 5 casos, dos quais devem entregar, pelo menos 3, para se enquadrarem neste regime de avaliação. A nota final corresponderá à média dos 3 casos entregues ou dos 3 melhor cotados, caso optem por entregar mais do que o mínimo.


No regime de exame a avaliação é baseada exclusivamente na nota do exame.


As datas das provas de avaliação são divulgadas oportunamente na plataforma moodle.


A presença nas aulas é obrigatória. Quer em regime de avaliação contínua, quer em regime de exame de época normal, os alunos devem assistir no mínimo a 75% das aulas. Para o exame de recurso esta regra não se aplica. Os estudantes trabalhadores não estão sujeitos a presenças obrigatórias nas aulas [nos termos do nº 5.c) do artº 42º do Regulamento Escolar Interno].

Bibliografia

* Alves, Joaquim J. S. 2015. Princípios e prática de auditoria e revisão de contas. Edições Sílabo.
* Alves, Gabriel; & Costa, Carlos. 2011. Casos Práticos de Auditoria Financeira, 6ª Edição, Rei dos Livros.
* Carmichael, Douglas, John Willingham and Carol Schaller. 1996. Auditing Concepts and Methods, 6ª edition. McGraw Hill.
* Costa, Carlos. 2014. Auditoria Financeira - Teoria & Prática, 10ª Edição, Rei dos Livros.
* Gomes, João & Pires, Jorge. 2015. Sistema de Normalização Contabilística - Teoria e Prática, 5ª Edição, Vida Económica.
* Marçal, Nelson & Marques, Fernando. 2011. Manual de Auditoria e Controlo Interno no Sector Público, Edições Sílabo.
* Pinheiro, Joaquim. 2014. Auditoria Interna - Manual Prático para Auditores Internos, 3ª Edição, Rei dos Livros.
* Ventura, José Biléu. 2012. Governação da universidade pública portuguesa – Modelização de uma resposta às necessidades de controlo e de informação ao nível administrativo-financeiro. Tese de doutoramento. Universidade de