2023

Projeto Empresarial

Nome: Projeto Empresarial
Cód.: GES02335L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta disciplina interliga as matérias lecionadas ao longo do curso aplicadas em contexto real ou simulado. O conhecimento adquirido é demonstrado na realização de um plano de gestão ou desenvolvimento de um negócio proposto aos alunos.


 


A unidade curricular visa dotar os alunos do conhecimento necessário à compreensão dos aspetos gerais de enquadramento relativos à análise, avaliação e gestão de projetos empresariais.


 


Esta disciplina introduz os principais conceitos e ferramentas teóricas que se utilizam na Preparação, Avaliação e Gestão de Projetos e aplica-os num Projeto concreto.


 


Nesta unidade curricular existe uma finalidade mais específica de verificação e validação das competências genéricas e específicas identificadas no perfil de licenciado em Gestão pela Universidade de Évora.


 


Para atingir as finalidades, bem como as metas e objetivos de aquisição de competências os alunos desenvolvem em grupo um projeto empresarial. 

Conteúdos Programáticos

Para uma melhor organização dos objetivos de aprendizagem o conteúdo programático encontra-se estruturado em quatro módulos. No primeiro módulo são estudados os conceitos fundamentais relacionados com os conceitos, classes e características dos projetos empresariais.


No segundo módulo são estudados e analisados os diferentes estudos que compõem um projeto empresarial.


No terceiro módulo é ensinado a organizar, preparar e planificar um projeto. Finalmente, no último modo é dado a implementação, controlo e acompanhamento do projeto.


 


MÓDULO I – O PROJETO: Conceito, classes e características


     MÓDULO II – ESTUDOS TÉCNICOS E DE VIABILIDADE


MÓDULO III – ORGANIZAÇÃO E PLANIFICAÇÃO DO PROJETO~



MÓDULO IV – IMPLEMENTAÇÃO, CONTROLO E ACOMPANHAMENTO DO PROJETO

Métodos de Ensino

Metodologias:
*2 tempos letivos, teórico-práticos de 2h cada
*utilização da plataforma de e-learning de forma a estabelecer um maior contacto e interatividade com os estudantes
*pesquisa e reflexão com recurso ao trabalho em grupo na sala de aula
*realização de um trabalho individual e em grupo, que consiste na recolha de informação para a proposta de uma ideia de projeto empresarial
*realização de um trabalho de grupo de forma a elaborarem o projeto empresarial
* os estudantes desenvolvem um trabalho extra letivo, de leitura de bibliografia, revistas e jornais e na elaboração dos trabalhos solicitados
* os estudantes devem levar computador para as sessões presenciais
Avaliação contínua:
Pich individual da ideia de negócio (TI) – 5%
Pich em grupo da ideia de negócio (TG 1) – 10%
Projeto empresarial em grupo (TG 2) – 10% + 50%
Cinco trabalhos em grupo na sala de aula (TG/I) – 5% cada
Avaliação final: Projeto empresarial em grupo - 100%

Avaliação

De acordo com o Regulamento Escolar Interno o aluno pode optar por: 


1. Regime de avaliação contínua:


Realização de um projeto empresarial, em grupo (4 a 5 elementos) escrito, com apresentação oral de todos os elementos do grupo.


2. Regime de avaliação por exame:  


Realização individual de um projeto empresarial e apresentação oral.


 3. Requisitos gerais


 A aprovação em qualquer dos regimes de avaliação obriga a um número de presenças em sessões presenciais de no mínimo de 75% do total das sessões presenciais. O não cumprimento deste requisito coloca automaticamente o aluno no regime de avaliação em recurso.


 Em termos de eficácia de aprendizagem recomenda-se a frequência do regime de avaliação contínua.

Bibliografia

Baynast, A.; Lendrevie, J.; Lévy, J.; Dionísio, P. & Rodrigues, V. (2018). Mercator. 25 Anos - O Marketing na Era Digital. Publicações D. Quixote, Coleção Gestão & Inovação.
Borges, A.; Rodrigues, R; Rodrigues, A. & Rodrigues, J. (2021). Elementos de Contabilidade Geral. De acordo com o SNC. Áreas Editora, 27ª Edição.
Cardoso, L. (2011). Estratégia e Competitividade: como vencer nos negócios no ambiente vertiginoso e global do século XXI. Verbo, 3ª edição, Lisboa.
Carvalho, J. Crespo (2010) Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento. Edições Sílabo.
Carvalho das Neves, J. (2021). Análise e Relato Financeiro. Uma visão integrada de gestão. Texto Editores.
Chiavenato, I. (2020). Recursos Humanos. Editora Atlas.
Freire, A. (2008). Estratégia: sucesso em Portugal. Verbo.
Grant, R. & Jordan, J. (2015). Foundations of Strategy. 2nd. Ed, Wiley.
Kotler, P. & Keller; K. (2013). Administração de Marketing. Prentice-Hall, 14ª Edição
Miguel, A. (2019). Gestão Moderna de Projetos