2023

Marketing I

Nome: Marketing I
Cód.: GES02325L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos:


Trata-se de uma unidade curricular onde se pretende:



  • dar a conhecer aos alunos um conjunto de noções e intuições sobre o conceito de Marketing e a sua aplicação nas organizações;

  • aprender a elaborar a análise de diagnóstico,

  • aprender a estabelecer objetivos de marketing,

  • aprender a selecionar o mercado alvo e a escolher o posicionamento.


 


Os objetivos serão atingidos através de aulas teórico-práticas, leituras e discussões de casos.


Competências:


Esta unidade curricular irá permitir aos alunos obter competências aos seguintes níveis:



  • competências intelectuais


o   capacidade de trabalho em equipa;


o   auto-organização de desempenho;


o   iniciativa e espírito empreendedor;


o   capacidade de tomada de decisão e resolução de problemas;


o   capacidade de gestão em tempo oportuno.



  • competências práticas


o   capacidade de realização de uma análise de situação


o   capacidade para realizar seleção de mercados


o   capacidade para trabalhar o posicionamento de um produto


o   capacidade de abstração, intuição criativa e espírito crítico.



  • competências interpessoais


o   capacidade de expressão oral e escrita e aptidão na transmissão e receção de ideias e informações;


o   capacidade de crítica e de autocrítica;


o   capacidade de raciocínio transdisciplinar e integrado;


o   capacidade para interpretar a informação;


o   integrar equipas de trabalho.


 



  • competências instrumentais


    • capacidade de implementação e utilização das tecnologias de informação e de comunicação de suporte à estratégia de marketing;

    • trabalhar uma língua estrangeira em inglês.


Conteúdos Programáticos

1.    Introdução


1.1.   Conceito de Marketing e sua evolução


1.2.   O papel do Marketing nas organizações


1.3.   Formas de organização da função Marketing nas Organizações


 


2.    A Estratégia de Marketing


2.1.   Elaboração da estratégia de Marketing


2.2.   Análise do Meio Envolvente, do Mercado, do Consumidor e da Concorrência


2.3.   Análise Interna


2.4.   Análise SWOT


2.5.   A fixação de objetivos de Marketing


 


3.    Opções Estratégicas Fundamentais


3.1.   Critérios e metodologia de segmentação


3.2.   Estratégias de segmentação


3.3.   Formas de seleção do mercado-alvo


 


3.4.   Diferenciação e posicionamento da oferta

Métodos de Ensino

Serão utilizadas as seguintes metodologias:
* 1 tempo letivo, teórico-prático de 2h por semana;
* Indicação das leituras que os alunos deverão efetuar para preparação do seu estudo ao nível da bibliografia básica;
* Resolução e discussão de casos e exercícios práticos em sala de aula;
* Utilização da plataforma de e-learning de forma a estabelecer um maior contacto e interatividade com os alunos;
* Visualização de filmes relacionados com os temas estudados.
* Realização de trabalhos em grupo dentro da sala e fora da sala de aula;
* 1 frequência com consulta.
Nota final AC=TGSA1 5%+TGSA2 5%+TGSA3 5%+ AP ideias 5%+ AP1 5%+AP2 5%+35% TG plano+35% frequência.
Nota Final Exame e Exame recurso= TGSA1 5%+TGSA2 5%+TGSA3 5%+85% exame ou 100% o exame
Nota mínima em cada componente de avaliação 7 valores

Avaliação

De acordo com o previsto no regulamento escolar interno (REI) será dada aos alunos a possibilidade de optar, para efeito de avaliação pelo regime de avaliação contínua ou de exame, devendo o aluno preferencialmente optar pelo primeiro.


 


Perante o novo REI a presença nas aulas é obrigatória, como tal para que o aluno possa obter aprovação na unidade curricular deverá assistir a 75% das aulas no caso do regime de avaliação contínua ou de exame. No moodle será publicado com regularidade o mapa de presenças nas aulas. Não são abrangidos por esta regra os alunos que possuam estatuto de trabalhador estudante.


 


O aluno que opta pelo regime de avaliação contínua, fica sujeito às seguintes avaliações:


 


I. Um trabalho em grupo (4 a 6 alunos) que consiste em fazer a primeira parte do plano de marketing, para o produto selecionado, de acordo com o guião fornecido. Este trabalho terá  3 apresentações de acordo com as datas que se encontram na planificação:


·         Apresentação 1 (14 de outubro) – os alunos terão de apresentar 3 ideias de produtos que querem lançar no mercado de Pet Food, produto que deve ser inovador e não deve ter neste momento qualquer a ligação a uma marca existente no mercado. A equipa docente perante as escolhas dos alunos indicará qual o produto que deverão trabalhar e qual o docente que fará a tutoria do mesmo. Esta apresentação deverá ter a duração máxima de 5 minutos.


·         Apresentação 2 (2 de dezembro).- Apresentação sobre a análise da situação (Interna e Externa) - análise SWOT (ver guião do plano).


·         Apresentação Final e Entrega do Relatório Final (6 de janeiro) – O Relatório final deve incluir as alterações e recomendações sugeridas pela equipa docente na apresentação intercalar e seguir a estrutura recomendada no guião. A entrega deverá realizar-se no momento da apresentação.


     As apresentações não devem ultrapassar 10 minutos seguindo-se um período de discussão. Nas primeiras aulas serão dados mais detalhes sobre a estrutura e o conteúdo do trabalho e será distribuído um documento de orientação.


 


II. Teste escrito a realizar individualmente, cobrirá toda a matéria da unidade curricular lecionada até ao momento e os alunos poderão consultar as suas notas, livros e material de apoio.


 


O aluno que optar pelo regime de exame terá de realizar:


Ø  Um teste escrito com toda a matéria, sendo também este com consulta.


 


 


As provas de avaliação realizar-se-ão nas seguintes datas e com as seguintes ponderações:


 












 


Avaliação Contínua


Trabalho de Grupo I



  • Apresentação 1

  • Apresentação 2

  • Apresentação Final e Trabalho Final*


Teste Escrito


 


Exame


Exame de Recurso



Ponderação


 


55%


5%


5%


45%


 


45%


 


100%


100%



    Data


 


 


14 de outubro
2 de dezembro


6 de janeiro


 


25 de novembro **


 


***


***




 


* O Trabalho Final terá de ser entregue na aula do dia 6/1.


** a confirmar


 


*** a definir pelo departamento

Bibliografia

Armstrong, Gary. (2009). "Principles of Marketing". Hardcover, Prentice-Hall, 13ed.
Baynast, Arnaud; Lendrevie, Jacques; Lévy, Julien; Dionísio, Pedro; Rodrigues, Vicente. (2018). Mercator. 25 Anos - O Marketing na Era Digital. Publicações D. Quixote, Coleção Gestão & Inovação.
Ferrel, O.C.; Hantline, M. (2011). "Marketing strategy". New York : South Western, Pearson, 5ed.
Kotler, Philip; Keller; Kevin. (2013). Administração De Marketing. Prentice-Hall, 14ª Edição
Kerin, R.A; Hartley, S.W; Berkowitz, E.N; Rudelius, W. (2008). Marketing. Tradução da 8ª Ed. São Paulo: McGraw-Hill – Interamericana do Brasil (3)