2023

Análise de Investimentos

Nome: Análise de Investimentos
Cód.: GES00009L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta unidade curricular (u.c.), ao ser leccionada no último ano do primeiro ciclo de estudos, apresenta como objectivos a serem alcançados pelos alunos: o conhecimento das temáticas gerais e de enquadramento dos projectos de investimento; a habilitação para a detecção de oportunidades de investimento; o conhecimento e aplicação dos modelos de avaliação: determinísticos, de risco e incerteza, e da rendibilidade económica, social e ambiental, de projectos de investimento.


Associado à frequência desta u.c. está um conjunto de competências a serem alcançadas pelos alunos, nomeadamente:


1. Competências Intelectuais:


- de trabalho em equipas multidisciplinares para preparação e análise de dossiers de investimentos;


- iniciativa e espírito empreendedor conferido da capacidade de detecção de oportunidades de negócio; e,


- de tomada de decisão e resolução de problemas ligados à concepção e análise de projectos de investimento.


2. Competências Práticas:


- de delinear, planear e conduzir processos de elaboração de projectos e de controlo dos investimentos pela confrontação dos resultados com os factos observados.


3. Competências Interpessoais:


- expressão oral, escrita na transmissão e recepção de ideias/informações para os dossiers de investimento; e,


- ser agente de mudança nas organizações via propostas de investimento.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1 -         Aspectos Gerais e de Enquadramento dos Projectos de Investimento


 


1.1.  Definição de Investimento


1.2.  Breve referência a classificações de Investimento


 


Módulo 2 -     Aspectos Específicos da Concepção e Análise de Projectos de Investimento


 


2.1.  O Dossier de Projecto de Investimento


2.2.  Parâmetros de Avaliação de um Projecto de Investimento


2.2.1.     O Capital Inicial Investido


2.2.2.     Investimento em Necessidades em Fundo de Maneio


2.2.3.    Duração de vida do projecto: vida económica (física, tecnológica, comercial) vs. vida contabilista (ou fiscal)


2.2.4.     Valor Residual do Investimento


2.2.5.    Amortizações do exercício, Provisões do exercício, Encargos Financeiros Anuais


2.2.6.     Determinação dos Meios Libertos Líquidos (vs. Fluxos de Tesouraria).


2.2.7.     A Taxa de Actualização


 


Módulo 3 -        Avaliação Económica, Social e Ambiental dos Projectos de Investimentos


 


3.1.  Breve revisão aos critérios de Avaliação de Investimento em Condições Determinísticas


3.2.  Incompatibilidades entre Diferentes Critérios de Avaliação


3.3.  Os Critérios de Avaliação de Investimento em Condições de Risco e Incerteza


3.4.  Avaliação Social e Ambiental de Projectos de Investimentos


 


Módulo 4 -        A Análise de Projectos de Investimento na Óptica dos Lucros Supranormais (EVA)


 


4.1.  Definição e objectivos do EVA


4.2.  Cálculo e estratégias de aumento do EVA


 


Módulo 5 -         Introdução aos Produtos Derivados e a Avaliação de Investimentos na Óptica das Opções Reais


5.1.  Introdução aos Produtos Derivados


5.2.  Contratos de Futuros


5.2.1.     O que são


5.2.2.     O modelo de cost-of-carry


5.3.  Contratos de Opções


5.3.1.     O que são


5.3.2.     O modelo de Black and Scholes


5.4.  Tipos de Opções Reais


5.5.  Formas de Avaliação de Opções Reais

Métodos de Ensino

A u.c. de Análise de Investimentos, da Licenciatura em Gestão, de acordo com o plano de estudos indicativo é leccionada para os alunos do sexto semestre da respectiva licenciatura. Esta u.c. possui uma carga lectiva semanal de 4 horas teórico-práticas.


 


As aulas teórico-práticas serão subdivididas em aulas com uma componente mais teórica e aulas com componente essencialmente prática.


Nas aulas de componente teórica serão abordadas as diferentes temáticas subjacentes à decisão de realização de investimentos, assim como as variáveis e factores que condicionam ou determinam a consequente tomada de decisão. Para além destas matérias, em cada aula serão analisados casos de empresas e promovido o conceito de cultura de empresa, ou seja, o espírito crítico dos alunos no questionamento da realidade.


 


As aulas de componente prática procuram relacionar e interligar os diferentes conceitos apreendidos ao longo da licenciatura conjugados e interligados com a matéria teórica leccionada na u.c..


No decorrer do semestre lectivo poderão ocorrer aulas em laboratório de informática de modo a possibilitar ao aluno uma aprendizagem mais ajustada à realidade empresarial. A tónica principal é posta nas seguintes matérias: concepção de investimentos; elaboração de estudos de viabilidade; elaboração de dossiers de projectos de investimento direccionados para a criação de empresas.

Avaliação

De acordo com o artigo 17º do Regulamento Escolar Interno (R.E.I.) (Ordem de Serviço nº 18/2012) o aluno pode optar pelo Regime de Avaliação Misto (RAM) ou pelo Regime de Avaliação Final (RAF).


A não comparência a uma das provas de avaliação mista, ou a obtenção de uma nota inferior a sete (7) valores, obriga à passagem para o regime de avaliação final (no caso da Época Normal esta situação só poderá ocorrer se a percentagem mínima exigida de frequência de aulas estiver garantida, de acordo com o número 2 do artigo 6º, o número 4 do artigo 17º e o artigo 18º do R.E.I., bem como de acordo com a Ordem de Serviço nº 3/ECS/2012 e a recomendação da Direcção do Curso de 1º Ciclo em Gestão).


Os alunos que compareçam/realizem todas as provas do RAM ficam impedidos, por imposição do R.E.I., de realizarem a prova de exame em época normal (de acordo com o número 6 do artigo 17o do R.E.I.).


 


Os alunos que optarem pelo RAM ficam sujeitos à realização de duas provas escritas de avaliação individual em sala. Para que possam realizar estas provas de avaliação os alunos têm que ter efectivado 75% de presença das sessões de ensino presenciais da u.c. (segundo o número 1 do artigo 6º do R.E.I., a Ordem de Serviço nº 3/ECS/2012 e a recomendação da Direcção do Curso de 1º Ciclo em Gestão).


A classificação final da u.c. resulta da média ponderada das classificações obtidas nas diferentes provas de avaliação – 1ª Prova de Avaliação (50%), 2ª Prova de Avaliação (50%).


Salienta-se que a validação da nota mínima será aplicada a cada momento de avaliação.


 


Os alunos que se apresentem ao RAF (quer em Época Normal, Época de Recurso, Época Especial, vide artigo 17º e 18º do R.E.I.) ficam sujeitos à realização de uma prova escrita de avaliação individual em sala. No entanto, no caso da Época Normal, para que possam realizar esta prova de avaliação os alunos têm que ter efectivado 75% de presença das sessões de ensino presenciais da u.c. (segundo os número 2 do artigo 6º, número 4 do artigo 17º e o artigo 18º do R.E.I., bem como de acordo com a Ordem de Serviço nº 3/ECS/2012 e a recomendação da Direcção do Curso de 1º Ciclo em Gestão).


A classificação final da u.c., no RAF, resulta da classificação obtida pelo aluno na prova de avaliação em sala.


 


As datas das provas de avaliação encontrar-se-ão no Plano de Avaliações elaborado pela Comissão de Curso do 1º Ciclo em Gestão e pela Mesa do Conselho do Departamento de Gestão a ser divulgado dentro dos prazos definidos no R.E.I..

Bibliografia

Brealey, R.A., Myers, S.C. e Allen, F. 2017. Principles of Corporate Finance. 12a Edição, McGraw-Hill International.
Esperança, J.P. e F. Matias, 2009. Finanças Empresariais. Texto Editora, 2ª Edição, Lisboa, Portugal.
Damodaran, A., 2003. Corporate Finance, Theory and Practice. John Wiley & Sons, Inc, 2ª Edição, U.S.A..

Equipa Docente