2025

Planeamento dos Recursos Turísticos

Nome: Planeamento dos Recursos Turísticos
Cód.: PAO02388L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências do Ambiente e Ecologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Entender os principais conceitos relativos ao turismo e compreender as circunstâncias do seu aparecimento e evolução. Conhecer os conceitos e instrumentos necessários para caracterizar os tipos de turismo e os destinos preferenciais. Caracterizar e interpretar vários tipos de paisagens rural, humanizada e cultural. Observar e diagnosticar as diferentes componentes e as funções da paisagem, para aproveitamento dos seus recursos turísticos. Identificação e compreensão de vários tipos de recreio e de planeamento de atividades, dos impactos e possíveis contributos para a gestão da paisagem.

Conteúdos Programáticos

Conceitos, classificações e tipos de turismo. A paisagem, padrão e respetivas componentes. As paisagens rurais, antrópicas e culturais, dinâmicas e vários exemplos nacionais e internacionais. Multifuncionalidade das paisagens e recursos turísticos. Caracterização dos alojamentos turísticos e serviços relacionados. Tipos de recreio, atividades e atrações turísticas. Os instrumentos regulativos em relação ao turismo nacionais. Propostas de projetos de desenvolvimento sustentáveis de turismo, na promoção de produtos regionais pouco conhecidos e criação de roteiros turísticos nos espaços rurais nacionais e internacionais.

Métodos de Ensino

As matérias teóricas lecionadas na unidade curricular, serão avaliadas em duas frequências (regime de avaliação continua) e um exame (regime de exame).
No trabalho prático, é necessário fazer pesquisa sobre o tema selecionado e organizar a informação disponível. Poderão optar por apresentar propostas de projetos de desenvolvimento sustentáveis no âmbito do turismo, na promoção de produtos regionais pouco conhecidos ou na criação de roteiros turísticos nos espaços rurais nacionais e internacionais (mobilidade In), que deverá ser trabalhado e completado fora das aulas. Têm a possibilidade de realizar um trabalho individual ou em grupo, com a obrigatoriedade de fazerem a apresentação oral e a entrega da respetiva monografia, nos dois regimes, quer de avaliação contínua, quer de exame.

Avaliação

A avaliação da unidade curricular, tem em conta a teórica e a prática:
a) A componente teórica terá em conta a matéria lecionada durante o semestre. dois testes escritos (35% cada um) ou um exame final (70%).
b) A componente prática será destinada à realização de um trabalho prático, individual ou em grupo. Apresentação oral (máximo 15 minutos) e a monografia (10 a 15 páginas) (30%), são obrigatórias nos dois regimes, de avaliação contínua e de exame.
A nota final será ponderada para cada aluno, além das avaliações teóricas e práticas, será considerado a participação nas aulas e a assiduidade em regime de avaliação contínua (mínima de 70% de presenças). Para aprovação na uc, as diferentes componentes de avaliação (teórica e prática) não podem ter notas inferiores a 8 valores.

Bibliografia

Barreto, M. 2000. Turismo e legado cultural. Editora Papirus, Campinas, Brasil
Bell, S., 1997. Design for outdoor recreation, E & FNSpon, London.
Cavaco, C. 1980. O Turismo em Portugal: Aspectos Evolutivos e Espaciais. Estudos Italianos em Portugal, nºs. 40,41,42, Lisboa.
Cooper, C. 2007. Turismo ? Princípio e Praticas. 3ª Edição. Bookman Companhia Editora, São Paulo, Brasil.
Cunha, L. 2001. Introdução ao turismo. 4ª Edição. Editorial Verbo. Lisboa ? São Paulo.
DGT (Direcção Geral do Turismo). 2002. Turismo em Portugal, Política, Estratégia e Instrumentos de Intervenção. Lisboa.
OMT (Organização Mundial do Turismo). 2001. Introdução ao Turismo. Editora Roca, São Paulo, Brasil.
Trigo, L.G.G. 1998. Turismo básico. 8ª Edição. Editora Senac, São Paulo, Brasil.

Equipa Docente