2025
Paisagem e Espaço Rural
Nome: Paisagem e Espaço Rural
Cód.: PAO00782L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Geografia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- compreeder como se organiza o espaço rural nos dias de hoje, e qual o papel da agricultura e outras actividades e usos do solo para o desenvolvimento do espaço rural;
- entender a diferenciação dentro do espaço rural, entre o rural central e o remoto, e entre o mais produtivo e o com mais interesses de conservação e menos dinâmica populacional;
- entender o que é um sistema agro-alimentar e como interage com o espaço rural através da produção, mas também através dos consumidores e do consumo local;
- entender os processos de inovação no rural e os mecanismos que à fomentam ou limitam;
- analisar como e a que escala interagem num mesmo território e numa mesma paisagem, funções produtivas e não produtivas, que processos de mudança estão em curso e que conflitos e sinergias podem emergir
- obter conceitos e instrumentos analíticos que lhes permitam ler e analisar a organização da paisagem rural e das atividades em curso
- entender a diferenciação dentro do espaço rural, entre o rural central e o remoto, e entre o mais produtivo e o com mais interesses de conservação e menos dinâmica populacional;
- entender o que é um sistema agro-alimentar e como interage com o espaço rural através da produção, mas também através dos consumidores e do consumo local;
- entender os processos de inovação no rural e os mecanismos que à fomentam ou limitam;
- analisar como e a que escala interagem num mesmo território e numa mesma paisagem, funções produtivas e não produtivas, que processos de mudança estão em curso e que conflitos e sinergias podem emergir
- obter conceitos e instrumentos analíticos que lhes permitam ler e analisar a organização da paisagem rural e das atividades em curso
Conteúdos Programáticos
1.Introdução à Geografia Rural. Definição de Rural. A perspectiva da Geografia e outras perspectivas sobre o rural. Conceitos, terminologia e métodos
2. Organização do espaço rural tradicional: territótio-agricultura-comunidade. Importância do sector agrícola e da exploração agrícola multifuncional. As diversas trajectórias de espaços rurais diferenciados, e a importância da localização.
4. Os sistemas de uso do solo do Alentejo: O Montado; os sistemas de produção de sequeiro; o regadio e os sistemas intensivos especializados.
5. Sistemas de uso do solo e a ocupação do solo. A escala e a produção da legenda. Cartografia e recolha da informação por inquérito.
6. Inovação e processos de inovação nas áreas rurais: o que é a inovação e quais os mecanismos que a favorecem ou limitam.
7. O sistema agro-alimentar a várias escalas. A cadeia de valor. Consumo e consumidores, ligações produção-transformação-distribuição-consumo.
2. Organização do espaço rural tradicional: territótio-agricultura-comunidade. Importância do sector agrícola e da exploração agrícola multifuncional. As diversas trajectórias de espaços rurais diferenciados, e a importância da localização.
4. Os sistemas de uso do solo do Alentejo: O Montado; os sistemas de produção de sequeiro; o regadio e os sistemas intensivos especializados.
5. Sistemas de uso do solo e a ocupação do solo. A escala e a produção da legenda. Cartografia e recolha da informação por inquérito.
6. Inovação e processos de inovação nas áreas rurais: o que é a inovação e quais os mecanismos que a favorecem ou limitam.
7. O sistema agro-alimentar a várias escalas. A cadeia de valor. Consumo e consumidores, ligações produção-transformação-distribuição-consumo.
Métodos de Ensino
As aulas serão distribuídas entre a componente teórica e a componente prática, segundo o horário mas também seguindo o desenvolvimento da matéria.
A componente teórica é baseada em matéria dada pelos docentes e em leituras feitas pelos alunos, e em discussões nas quais os alunos devem participar, por exemplo baseadas nos textos sobre os quais devem realizar recensões. A componente prática é destinada à discussão e realização dos trabalhos práticos, em grupo, que devem ser completados fora das aulas. Será realizada uma visita de estudo, que corresponde a uma aula no campo. Nessa visita serão abordados os temas da UC mas sobretudo os que se relacionam com o trabalho prático.
A componente teórica é baseada em matéria dada pelos docentes e em leituras feitas pelos alunos, e em discussões nas quais os alunos devem participar, por exemplo baseadas nos textos sobre os quais devem realizar recensões. A componente prática é destinada à discussão e realização dos trabalhos práticos, em grupo, que devem ser completados fora das aulas. Será realizada uma visita de estudo, que corresponde a uma aula no campo. Nessa visita serão abordados os temas da UC mas sobretudo os que se relacionam com o trabalho prático.
Avaliação
A. Recensão de um artigo (1 p. A4), individual (5%)
B. Recensão de um artigo (1 p. A4), com uma apresentação oral, em grupo, e respectiva discussão com a docente (5%)
C. Relatório (2 pp. A4) da visita de estudo em grupo (10%)
D. Teste, individual (40%)
E. Glossário de 20 termos relacionados com a UC (5 pp. A4) em grupo (10%)
F. Trabalho prático (30%), em grupo. Entrega do relatório final (10 pags.A4 de texto + figuras) e apre-sentação (max. 15 min.)
B. Recensão de um artigo (1 p. A4), com uma apresentação oral, em grupo, e respectiva discussão com a docente (5%)
C. Relatório (2 pp. A4) da visita de estudo em grupo (10%)
D. Teste, individual (40%)
E. Glossário de 20 termos relacionados com a UC (5 pp. A4) em grupo (10%)
F. Trabalho prático (30%), em grupo. Entrega do relatório final (10 pags.A4 de texto + figuras) e apre-sentação (max. 15 min.)
Bibliografia
? Cavaco C., 1999. Desenvolvimento Rural. Desafio e Utopia. Estudos para o Planeamento Regional e Urbano, 50. Centro de Estudos Geográficos, Lisboa
? Oliveira Baptista F., 1993. Agricultura, Espaço e Sociedade Rural. Fora do Texto, Lisboa
? Madureira L., Gamito T., Ferreira D. e PortelaJ., 2013. Inovação em Portugal Rural. Detetar, Medir e valorizar. Principia Editora, lisboa
? Woods M., 2005. Rural Geography. Sage Publications. London
? Pinto-Correia, T. e Bellon S., 2018. Agroecologia: a evidente integração entre ambiente e agricultura. Revista da Rede Rural Nacional, Lisboa.
? Oliveira Baptista F., 1993. Agricultura, Espaço e Sociedade Rural. Fora do Texto, Lisboa
? Madureira L., Gamito T., Ferreira D. e PortelaJ., 2013. Inovação em Portugal Rural. Detetar, Medir e valorizar. Principia Editora, lisboa
? Woods M., 2005. Rural Geography. Sage Publications. London
? Pinto-Correia, T. e Bellon S., 2018. Agroecologia: a evidente integração entre ambiente e agricultura. Revista da Rede Rural Nacional, Lisboa.
Equipa Docente
- Dominik Noll
- Maria Rivera Mendez
- Maria Teresa Amado Pinto Correia [responsável]