2025

Análise de Dados Multivariados

Nome: Análise de Dados Multivariados
Cód.: MAT02557L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Matemática

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos:
? Escolher a ferramenta estatística mais adequada para o tipo de análise multivariada em causa.
? Interpretar os resultados obtidos utilizando um software estatístico.
Competências:
? Executar análises e medidas de associação na perspetiva de tratamento multivariado.
? Conhecer técnicas de análise fatoriais (simples e múltiplas).
? Compreender os algoritmos básicos das análises multivariadas simples e múltiplas.
? Utilizar os principais programas de tratamento estatístico.
? Comunicar os resultados das análises estatísticas multivariadas e a sua interpretação.

Conteúdos Programáticos

1. Complementos e Revisões dos conceitos Fundamentais de Estatística.

2. A Análise de variância univariada. Análise de variância a um fator. Análise de variância a dois fatores. Análise de variância não-paramétrica. ANOVA de medições repetidas.

3. A Análise de variância Multivariada (MANOVA). MANOVA a um fator. MANOVA a dois fatores.

4. A Análise de Componentes Principais (ACP). O Modelo das Componentes Principais. Utilização das Componentes Principais.

5. A Análise Fatorial (AF). O Modelo da Análise Fatorial. Comparação entre ACP e AF.

6. A Análise Classificatória (AC). Medidas de semelhança e dissemelhança. Agrupamento hierárquico de grupos (clusters). A Análise Classificatória com variáveis.

7. Introdução à análise de regressão linear. O Modelo e Pressupostos.

Métodos de Ensino

* Aulas teóricas e práticas laboratoriais predominantemente lecionadas no quadro, com suporte de ferramentas de e-learning e utilização de diapositivos. Práticas laboratoriais recorrendo ao software estatístico utilizado.
* Introdução dos conceitos teóricos recorrendo a exemplos de aplicação direta na área das Ciências Humanas e Sociais, procurando mostrar a relevância dos conteúdos programáticos.
Exercícios direcionados para a área do curso em causa.
* Estimular a participação individual e em grupo na sala de aulas com a discussão de exemplos e exercícios direcionados para a área das Ciências Humanas e Sociais, focando a resolução de problemas atuais e reais.

Avaliação

Avaliação Contínua
? O regime de avaliação contínua consiste na realização de 2 frequências.
? Em cada frequência o aluno terá que ter uma nota superior ou igual a 8 valores.
? A nota final será a média aritmética das notas obtidas nas duas frequências.
? Para obter aprovação à disciplina a nota final deverá ser igual ou superior a 9.5 valores e ter assistido a pelo menos 75% das aulas.

Avaliação Final
? A nota final no regime por avaliação por Exame Normal terá que ser igual ou superior a 9.5 valores e o aluno deve ter frequentado pelo menos 75% das aulas para obter aprovação à unidade curricular.
? A matéria para avaliação será toda aquela lecionada durante o semestre.
Exame Recurso
? Caso o aluno não tenha obtido aprovação poderá realizar um Exame de Recurso
No caso de a classificação final obtida na disciplina ser superior a 16 valores, o docente pode exigir uma prova oral.

Bibliografia

Bryman, A., Cramer, D. (2003). Análise de dados em Ciências Sociais para Windwos? Introdução às Técnicas utilizando o SPSS, 3ª ed., Edit. Celta.


Johnson, R. A., Wicheren, D. W. (2007). Applied Multivariate Statistical Analysis, 6ª ed., Edit. Prentice Hall.


Marôco J. (2021). Análise Estatística com o SPSS Statistics. 8ª ed. Perô Pinheiro: Report Number.


Pereira, A. (2006). SPSS ? Guia prático de Utilização ? Análise de dados para Ciências Sociais e Psicologia ? 7ª ed. , Edit. Sílabo.


Pestana, M. H., Gageiro, J. N. (2014). Análise de dados para as Ciências Sociais ? A complementaridade do SPSS, 6ª ed., Edit. Sílabo.

Equipa Docente