2023

Introdução à Geografia Humana

Nome: Introdução à Geografia Humana
Cód.: GEO13385L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Geografia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Compreender a Geografia Humana no contexto da Geografia: abordar alguns dos temas da Geografia Humana actual; identificar, compreender e discutir os conceitos e as perspectivas mais importantes utilizados em Geografia Humana; Identificar a diversidade do planeta e as suas implicações na vida humana; Valorizar a perspectiva geográfica na abordagem das dinâmicas demográficas, económicas e políticas a diferentes escalas; discutir factores e formas de organização espacial; reflectir sobre o exercício do poder político sobre o território; Iniciar os alunos na análise do território, desenvolvendo uma perspectiva geográfica: valorizar a observação directa através de um caso de estudo em visita de estudo integrada.
Aprender a aplicar conceitos e a usar a terminologia adequada; combinar as dimensões espaço-tempo na interpretação dos fenómenos e processos em Geografia; Aprender a articular diferentes escalas na interpretação; usar fontes estatísticas, documentais e cartográficas na análise.

Conteúdos Programáticos

- Fundamentos em Geografia Humana (conceitos fundamentais da Geografia: escala, paisagem, região, espaço geográfico, território; processos ou propriedades geográficas (outros conceitos): localização, distribuição, diferenciação, interacções (espaciais), estruturas e redes; o papel dos mapas em Geografia Humana; Espaço e tempo; algumas relações que (pre) ocupam os geógrafos: local – global; sociedade – natureza – cultura; território e representações)
- População, recursos e desenvolvimento sustentável (dinâmicas da população; crescimento e crise ambiental)
- Processos e organização do espaço geográfico (geografias da urbanização global; transportes, redes e estruturas do povoamento; dinâmicas no espaço rural)
- Poder e território (território e territorialidade; Estado-nação; nacionalismos e governança; cidadania)

Métodos de Ensino

O método de ensino é baseado na apresentação e discussão de conceitos teóricos a apresentação de temáticas, através de textos de referência e de exemplos práticos. Estes integram as novas problemáticas surgidas do mundo contemporâneo e valorizam a dimensão aplicada da Geografia. Realização de exercícios de aplicação, individuais. Estes, desenvolvidos nas aulas e nos diversos temas, têm o propósito de incentivar a leitura crítica, a pesquisa autónoma, a articulação entre teoria e prática. O trabalho de grupo é realizado fora da aula. Valoriza-se a saída de campo e as aprendizagens daí decorrentes
A avaliação contínua será composta por: a) trabalho de grupo a desenvolver na sequência da saída de campo, com uma discussão de plano avaliada e uma apresentação oral e escrita (20% da nota); b) dois testes individuais (70% da nota). É tida em conta a participação nas aulas e a realização dos pequenos exercícios de aplicação (10% da nota).

Bibliografia

Bailly, A. et al., Les concepts de la géographie humaine, Armand Colin, Paris, 2001
Bailly, A.; Béguin, H., Introduction à la géographie humaine, Masson, Paris, 2001
Ciattoni, A. (dir.), La Geographie: pourquoi? Comment ?,Hatier, Paris, 2005
Cloke, P. Crang, P. Gooddwin, M. (eds), Introducing Human Geographies, Arnold, London, 2013 (3ªedição)
Daveau, S., Portugal Geográfico, Edições João Sá da Costa, Lisboa, 1995
De Blij, H.J.; Murphy, A.B., Human Geography, Culture, Society, and Space, Wiley, New York, 2003
Membrini, J.-L., « Les concepts fondamentaux de la géographie », in Desplanques, P., (dir.), Profession Enseignant. Enseigner la géographie en collège et en lycée, Hachette Éducation, Paris, 1994
Mérenne-Choumaker, B., “As noções e os conceitos fundamentais da geografia” in Didáctica da Geografia, Edições Asa, Porto, pp. 42-68, 1999
Rogers, A. Castree, N. Kitchin, R. (eds). A Dictionary of Human Geography, Oxford University Press, Oxford, 2013