2025
Pedologia para o Ordenamento
Nome: Pedologia para o Ordenamento
Cód.: GEO13356L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Ciências do Solo
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Com esta unidade curricular, pretende-se que os alunos adquiram conhecimentos básicos de Pedologia, numa perspectiva da sua utilização em contexto de Planos de Ordenamento, Estudos de Impacte Ambiental e outras ferramentas de Gestão do Território.
Pretende-se assim, que os alunos desenvolvam competências ao nível da:
1 ? Compreensão, interpretação, descrição e transmissão de informação geral sobre o solo em linguagem técnica adequada, nomeadamente sobre os seus principais constituintes e propriedades fundamentais, os quais influem nas Funções e Serviços Prestados pelos Solos aos Ecossistemas;
2 ? Leitura, interpretação e distinção entre as principais Unidades Taxonómicas da Classificação dos Solos de Portugal e da Legenda de Classificação da FAO/UNESCO ? WRBSR;
3 ? Identificação e descrição dos principais processos de degradação do Solo e sua relação com os Tipos de Uso e Ocupação da Terra.
Pretende-se assim, que os alunos desenvolvam competências ao nível da:
1 ? Compreensão, interpretação, descrição e transmissão de informação geral sobre o solo em linguagem técnica adequada, nomeadamente sobre os seus principais constituintes e propriedades fundamentais, os quais influem nas Funções e Serviços Prestados pelos Solos aos Ecossistemas;
2 ? Leitura, interpretação e distinção entre as principais Unidades Taxonómicas da Classificação dos Solos de Portugal e da Legenda de Classificação da FAO/UNESCO ? WRBSR;
3 ? Identificação e descrição dos principais processos de degradação do Solo e sua relação com os Tipos de Uso e Ocupação da Terra.
Conteúdos Programáticos
- O Solo: Importância, Funções e seu enquadramento no espaço e no tempo.
- Perfil, Horizontes e Constituintes.
- Propriedades químicas e físicas fundamentais.
- Aspetos básicos da formação e evolução dos solos.
- Classificação dos Solos de Portugal e sistema de Classificação WRBSR.
- Cartografia e Sistemas de Informação de solos.
- Uso sustentado e degradação.
- Solo, ordenamento e gestão do território
- Perfil, Horizontes e Constituintes.
- Propriedades químicas e físicas fundamentais.
- Aspetos básicos da formação e evolução dos solos.
- Classificação dos Solos de Portugal e sistema de Classificação WRBSR.
- Cartografia e Sistemas de Informação de solos.
- Uso sustentado e degradação.
- Solo, ordenamento e gestão do território
Métodos de Ensino
Nas aulas teórico-práticas alternam-se momentos de componente expositiva com a realização de exercícios de aplicação prática imediata dos conceitos expostos. A exposição das diferentes temáticas estimulará os alunos ao debate dos conceitos e das metodologias associadas à sua aplicação prática. Estes exercícios são de diversas tipologias, nomeadamente: trabalhos laboratoriais, documentais, resolução de problemas e pequenos questionários que auxiliam na aplicação dos conceitos na resolução de questões práticas ilustrativas de situações reais de forma a consolidar competências profissionais essenciais. Embora alguns trabalhos possam ser realizados em grupo, a maioria das atividades são individuais e podem implicar na realização de relatórios fora do período das aulas, com entrega através da plataforma moodle em prazos predefinidos.
Avaliação
A avaliação pretende aferir a aquisição dos conceitos e a aplicação destes a situações concretas.
Os alunos poderão escolher ser avaliados por:
AC - Avaliação Continua;
E - Exame Final
A NF - Nota Final será obrigatoriamente ? 10 valores.
A aprovação por AC, é a resultante do somatório da média das notas das
F - 2 Frequências (provas escritas) que constituem 70% da NF + a nota do T - trabalho, que contribui com 30% para a NF. É exigida uma nota mínima de 8 valores em cada F, bem como no T.
A aprovação pelo E - Exame Final resultará apenas da nota de NF = nota de E
Os alunos poderão escolher ser avaliados por:
AC - Avaliação Continua;
E - Exame Final
A NF - Nota Final será obrigatoriamente ? 10 valores.
A aprovação por AC, é a resultante do somatório da média das notas das
F - 2 Frequências (provas escritas) que constituem 70% da NF + a nota do T - trabalho, que contribui com 30% para a NF. É exigida uma nota mínima de 8 valores em cada F, bem como no T.
A aprovação pelo E - Exame Final resultará apenas da nota de NF = nota de E
Bibliografia
BRADY, N. C, WEIL, & RAY, R. 2003. Elements of the Nature and Properties of Soils. Prentice Hall.
CARDOSO, J. CARVALHO. 1974. A Classificação dos Solos de Portugal - nova versão. Boletim de Solos nº 17, p.14-46. Serviço de Reconhecimento e de Ordenamento Agrário. Secretaria de Estado da Agricultura. Lisboa.
CAVACO, C., MOURATO, J., COSTA, J.P., PEREIRA, A., VILARESs, E., MOREIRA, P., MAGALHÃES, M. 2021. Spatial Planning and Regional Development in Portugal. Lisboa: Direção-Geral do Território
COSTA, J. BOTELHO DA. 1973. Caracterização e Constituição do Solo. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.
KESORETSKIKH, IVAN, and SERGEY ZOTOV. 2019. Landscape vulnerability: concept and assessment. INFRA-M Academic Publishing LLC., http://dx.doi.org/10.12737/1045820.
SAMPAIO, E. 2008. Solo Ordenamento e Gestão do Território. Apontamentos para a disciplina de Pedologia para Ordenamento. Departamento de Geociências. Universidade de Évora. Évora.
CARDOSO, J. CARVALHO. 1974. A Classificação dos Solos de Portugal - nova versão. Boletim de Solos nº 17, p.14-46. Serviço de Reconhecimento e de Ordenamento Agrário. Secretaria de Estado da Agricultura. Lisboa.
CAVACO, C., MOURATO, J., COSTA, J.P., PEREIRA, A., VILARESs, E., MOREIRA, P., MAGALHÃES, M. 2021. Spatial Planning and Regional Development in Portugal. Lisboa: Direção-Geral do Território
COSTA, J. BOTELHO DA. 1973. Caracterização e Constituição do Solo. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.
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SAMPAIO, E. 2008. Solo Ordenamento e Gestão do Território. Apontamentos para a disciplina de Pedologia para Ordenamento. Departamento de Geociências. Universidade de Évora. Évora.