2023

Pedologia para o Ordenamento

Nome: Pedologia para o Ordenamento
Cód.: GEO13356L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Ciências do Solo

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os alunos devem conseguir compreender, interpretar, descrever e transmitir, em linguagem técnica adequada, informação de âmbito geral sobre o solo, nomeadamente, sobre as suas funções, constituintes e propriedades fundamentais. Espera-se ainda que consigam: distinguir as principais unidades taxonómicas da Classificação dos Solos de Portugal; ler e interpretar cartografia de solos baseada na referida classificação; descrever os principais processos de degradação do solo e os tipos de uso da terra em que esses processos se manifestam com maior intensidade.

Conteúdos Programáticos

Solo: funções e enquadramento no espaço e no tempo. Perfil, horizontes e materiais do solo. Constituintes do solo. Propriedades químicas e físicas fundamentais. Aspectos básicos da formação e evolução do solo. Classificação dos Solos de Portugal. Cartografia e sistemas de informação de solos. Uso sustentado do solo e tipos de degradação. Solo, ordenamento e gestão do território.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas alternando a componente expositiva com a realização de exercícios de aplicação de diferentes tipologias, nomeadamente, trabalhos laboratoriais, documentais, resolução de problemas e pequenos questionários. Embora alguns trabalhos possam ser realizados em grupo, a maioria das actividades práticas são individuais e implicam a realização de relatórios fora do período das aulas, com entrega através da plataforma moodle em prazos predefinidos. O conjunto de relatórios e questionários realizados ao longo do semestre, constitui a componente de avaliação contínua.
A aprovação na unidade curricular requer a aprovação em provas escritas obrigatórias, que incidem sobre a totalidade do programa (conjunto de testes parciais ou exame final). Para a nota final contribui a nota do exame final (ou a média dos testes) e a nota da avaliação contínua.

Bibliografia

ALEXANDRE, C. 2004. Introdução à Ciência do Solo. Apontamentos para as disciplinas de Pedologia. Departamento de Geociências. Universidade de Évora.
BRADY, N. C, WEIL, & RAY, R. 2003. Elements of the Nature and Properties of Soils. Prentice Hall.
CARDOSO, J. CARVALHO. 1974. A Classificação dos Solos de Portugal - nova versão. Boletim de Solos nº 17, p.14-46. Serviço de Reconhecimento e de Ordenamento Agrário. Secretaria de Estado da Agricultura. Lisboa.
COSTA, J. BOTELHO DA. 1973. Caracterização e Constituição do Solo. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa.
PORTA, J., LÓPEZ-ACEVEDO, M. & POCH, R. M. 2008. Introducción à la Edafologia. Uso e protección del suelo. Ediciones Mundi-Prensa. Madrid.

Equipa Docente