2023

Desafios do Mundo Contemporâneo

Nome: Desafios do Mundo Contemporâneo
Cód.: GEO13353L
9 ECTS
Duração: 15 semanas/234 horas
Área Científica: Geografia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A Geografia é uma disciplina dinâmica, que adapta a sua orientação e preocupações, em resposta a pressões existentes no mundo real e aos debates internos à disciplina. Pretende-se levar o aluno a entender as mudanças profundas em curso no mundo contemporâneo e os debates que estas mudanças originam. E entender as grandes questões que se colocam à Geografia, e as razões pelas quais diferentes abordagens geográficas são necessárias e complementares. Numa perspectiva geográfica, analisam-se os processos de mudança à escala global, a sua interligação e de que forma determinam as mudanças a que assistimos e que nos afectam, à escala regional e local.

Com esta UC, o aluno deverá ficar a conhecer e compreender
1. Os grandes fenómenos de mudança à escala global
2. As ligações e relações de causa e efeito entre eles
3. A dimensão dinâmica destes processos
4. A importância que estes processos têm para a mudança registada à escala regional e local
5. O olhar geográfico sobre

Conteúdos Programáticos

O funcionamento global e as ligações entre o global e o local. O olhar geográfico sobre a relação local-global e as mudanças em curso. A Geografia como integradora entre a componente física e ecológica e a social e económica.

A população: demografia e migrações, desequilíbrios e tensões; possibilidade e níveis de intervenção pública
A concentração urbana e as redes urbano-rural: espaços de interligação e interpenetração, modelos de vida e novas relações
Desigualdades económicas e limites do capitalismo enquanto modelo de organização da sociedade
A mobilidade e os transportes: um olhar para o futuro, desafios territoriais de um ‘mundo cada vez mais pequeno’.
O limite dos recursos naturais, a degradação e a recuperação ambiental: solos, água
As mudanças climáticas: cenários conhecidos de alterações e impactos previstos; adaptação e mitigação
A sustentabilidade da alimentação e segurança alimentar
Sustentabilidade para o século 21 e mais adiante

Métodos de Ensino

Coordenação por um pequeno grupo de docentes com formação em Geografia, que asseguram a coerência dos temas lecionados e a visão geográfica sobre os mesmos. Os docentes apresentam o conhecimento científico sobre o tema e a análise actualizada do mesmo. Para cada tema, convidados selecionados da academia e do sector empresarial ou associativo trazem à discussão a forma como as alterações globais em curso são sentidas, registadas, e tomadas em consideração na estratégia da empresa e / ou sector e / ou associação.

Os alunos devem participar nas aulas. Para cada tema, desenvolvem pesquisa documental e apresentam a sua análise das questões discutidas, e de como elas afectam a dinâmica dos territórios, populações se actividades económicas, na região em que vivem ou que melhor conhecem.
Os alunos desenvolvem trabalho de grupo e individual.
A participação em conferências ou debates públicos, e a revisão das notícias sobre os temas do programa ou do tema selecionado em cada ano, é incentivada

Bibliografia

Araújo M. (Coord) 2012. Biodiversidade e Alterações Climáticas na Península Ibérica. Ministério da Agricultura, do Mar do Ambiente e do Ordenamento do Território, , Ministerio de Agricultura, Alimentation, y medio Ambiente, Lisboa e Madrid, 656 pp

Pereira M., Doingos T., Vicente L. e Proença V., 2009. Ecosistemas e Bem –Estar Humano. Avaliação para Portugal do Millenium Ecosystems Assessment, Escolar Editora, 730 pp.

Pinto-Correia T., Primdahl J., Pedroli B., 2018. European Landscapes in Transition – Implications for Policy and Practice. Studies in Landscape Ecology. Cambridge University Press, Cambridge, 286 pp.