2025
Geomorfologia
Nome: Geomorfologia
Cód.: GEO02376L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Geografia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Conhecer os processos e agentes da geodinâmica interna e externa que moldam a superfície terrestre e que estão na génese das formas de relevo.
- Identificar as formas de relevo resultantes dos vários processos morfogenéticos.
- Compreender as dinâmicas e a diversidade dos diferentes sistemas morfogenéticos.
- Desenvolver competências práticas na análise de formas de relevo, utilizando ferramentas de cartografia e técnicas de campo.
- Aplicar os conhecimentos adquiridos aos desafios do ordenamento do território.
- Identificar as formas de relevo resultantes dos vários processos morfogenéticos.
- Compreender as dinâmicas e a diversidade dos diferentes sistemas morfogenéticos.
- Desenvolver competências práticas na análise de formas de relevo, utilizando ferramentas de cartografia e técnicas de campo.
- Aplicar os conhecimentos adquiridos aos desafios do ordenamento do território.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à geomorfologia. Definição, objeto de estudo e importância da geomorfologia.
2. Agentes e processos endógenos e exógenos.
3. Importância da estrutura geológica e da litologia na constituição, desenvolvimento e evolução das formas de relevo.
4. Dinâmicas e formas de relevo associadas aos diferentes sistemas morfogenéticos: litoral, fluvial (vertentes e fundos de vale), glaciário e eólico.
5. Aplicações da geomorfologia ao ordenamento do território.
2. Agentes e processos endógenos e exógenos.
3. Importância da estrutura geológica e da litologia na constituição, desenvolvimento e evolução das formas de relevo.
4. Dinâmicas e formas de relevo associadas aos diferentes sistemas morfogenéticos: litoral, fluvial (vertentes e fundos de vale), glaciário e eólico.
5. Aplicações da geomorfologia ao ordenamento do território.
Métodos de Ensino
O contacto com os alunos é realizado através de aulas teórico-práticas. A parte teórica das aulas tem como base apresentações com recurso a texto, imagens e vídeos, bem como outros documentos e materiais a que os alunos têm acesso. Procura-se igualmente criar momentos de interacção para fomentar a participação e o envolvimento dos alunos em sala de aula. As actividades realizadas na parte prática surgem no seguimento da matéria teórica leccionada. Com apoio do docente, são realizados: 1) exercícios de cálculo de declives; 2) esboços morfológicos; 3) perfis topográficos; e 4) cortes geológicos. O trabalho de campo realizado no âmbito de uma visita de estudo de um dia permite consolidar os conhecimentos teórico-práticos adquiridos, confrontando os alunos com exemplos reais de processos e formas de relevo abordados e discutidos em sala de aula.
Avaliação
Métodos de avaliação:
1) Avaliação contínua composta por 2 testes práticos (20% + 20%) e 2 testes teóricos (30% + 30%).
2) Em alternativa, a avaliação poderá ser obtida com a realização de um exame final (100%).
1) Avaliação contínua composta por 2 testes práticos (20% + 20%) e 2 testes teóricos (30% + 30%).
2) Em alternativa, a avaliação poderá ser obtida com a realização de um exame final (100%).
Bibliografia
Hamblin, W.K.; Christiansen, E.H. (2004) Earth's dynamic systems. Prentice Hall.
Medeiros, C.A. (dir.) (2005) Geografia de Portugal. O Ambiente Físico. Círculo de Leitores.
Press, F.; Siever, R.; Grotzinger, J.; Jordan, T. (2003) Understanding Earth. Freeman & Company.
Strahler, A. (2013) Introducing physical geography. John Wiley and Sons.
Summerfield, M.A. (1991) Global Geomorphology. Taylor and Francis.
Medeiros, C.A. (dir.) (2005) Geografia de Portugal. O Ambiente Físico. Círculo de Leitores.
Press, F.; Siever, R.; Grotzinger, J.; Jordan, T. (2003) Understanding Earth. Freeman & Company.
Strahler, A. (2013) Introducing physical geography. John Wiley and Sons.
Summerfield, M.A. (1991) Global Geomorphology. Taylor and Francis.
Equipa Docente
- Miguel Henrique Alfaia Leal [responsável]