2025
Sistemas de Informação Geográfica em Geociências
Nome: Sistemas de Informação Geográfica em Geociências
Cód.: GEO00780L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Geografia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Compreender as funcionalidades dos SIG e as suas potencialidades de aplicação em diferentes tipos de estudos na área da geografia.
- Criar e executar um projeto de criação e tratamento básico de informação de geografia recorrendo a ferramentas SIG.
- Desenvolver competências para aprendizagem autónoma de software de cartografia digital e de sistemas de informação geográfica.
- Conceptualizar soluções de representação para análises multi-escala com recurso a software de desenho assistido por computador e sistemas de informação geográfica.
- Desenvolver capacidade crítica na seleção, aquisição e edição cartográfica para públicos diferenciados.
- Criar e executar um projeto de criação e tratamento básico de informação de geografia recorrendo a ferramentas SIG.
- Desenvolver competências para aprendizagem autónoma de software de cartografia digital e de sistemas de informação geográfica.
- Conceptualizar soluções de representação para análises multi-escala com recurso a software de desenho assistido por computador e sistemas de informação geográfica.
- Desenvolver capacidade crítica na seleção, aquisição e edição cartográfica para públicos diferenciados.
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à representação geográfica: da cartografia aos SIG, evolução da cartografia digital, expansão de conceitos de sistema de informação geográfica (expansão dos conteúdos da UC em Cartografia)
2. Conceção de um mapa digital: representações gráficas, sistemas de projeção, e georreferenciação, digitalização de informação (expansão dos conteúdos da UC em Cartografia)
3. Apresentação das características básicas dos modelos de dados vetoriais e raster
4. Noções elementares de bases de dados espaciais e ferramentas de cartografia digital aplicadas
5. Aplicação prática e utilização de software SIG: simbologia; digitalização de pontos, linhas e polígonos; criação e edição de shapefiles; identificação e seleção por atributos e por localização; criação de layouts; gestão de dados; georreferenciação; noções de bases de dados; análise espacial.
2. Conceção de um mapa digital: representações gráficas, sistemas de projeção, e georreferenciação, digitalização de informação (expansão dos conteúdos da UC em Cartografia)
3. Apresentação das características básicas dos modelos de dados vetoriais e raster
4. Noções elementares de bases de dados espaciais e ferramentas de cartografia digital aplicadas
5. Aplicação prática e utilização de software SIG: simbologia; digitalização de pontos, linhas e polígonos; criação e edição de shapefiles; identificação e seleção por atributos e por localização; criação de layouts; gestão de dados; georreferenciação; noções de bases de dados; análise espacial.
Métodos de Ensino
As aulas teóricas permitirão introduzir os temas e conhecimentos que serão desenvolvidos de forma aplicada nas aulas teórico-práticas. Em cada semana será abordado e desenvolvido um tema distinto, sendo que os alunos realizarão exercícios práticos durante as aulas teórico-práticas.
Avaliação
Métodos de avaliação:
1) Avaliação contínua composta por 1 teste teórico-prático (60%) e 1 trabalho prático individual (40%).
2) Em alternativa, a avaliação poderá ser obtida com a realização de um exame final teórico-prático (100%).
Qualquer plágio que seja detetado nos trabalhos entregues, a partir de trabalhos de outros autores ou do CHATGTP ou outro suporte de produção de texto por inteligência artificial resulta na classificação de zero valores no trabalho em causa e na impossibilidade de apresentar mais elementos de avaliação na Unidade Curricular (Regulamento Académico em vigor na instituição em causa; Art. 119, no caso da Universidade de Évora).
1) Avaliação contínua composta por 1 teste teórico-prático (60%) e 1 trabalho prático individual (40%).
2) Em alternativa, a avaliação poderá ser obtida com a realização de um exame final teórico-prático (100%).
Qualquer plágio que seja detetado nos trabalhos entregues, a partir de trabalhos de outros autores ou do CHATGTP ou outro suporte de produção de texto por inteligência artificial resulta na classificação de zero valores no trabalho em causa e na impossibilidade de apresentar mais elementos de avaliação na Unidade Curricular (Regulamento Académico em vigor na instituição em causa; Art. 119, no caso da Universidade de Évora).
Bibliografia
Brewer, C (2016) Designing better maps: a guide for GIS users Redlands, Calif.: ESRI Press
Chang, K (2007) Introduction to Geographical Information Systems, McGraw-Hill
Clemmer, G (2018) The GIS 20: essential skills, Redlands, Calif.: ESRI Press
Heywood I, Cornelius S, Carver S. (2011) Introduction to Geographical Information Systems, Elsevier.
Lovelace, R (2019) Geocomputation with R CRC Press, Taylor & Francis Group.
Matos, J (2008) Fundamentos de Informação Geográfica, Lidel.
Wade, T., & S. Sommer (2006). A to Z GIS: an illustrated dictionary of geographic information systems Redlands, Calif.: ESRI Press
Chang, K (2007) Introduction to Geographical Information Systems, McGraw-Hill
Clemmer, G (2018) The GIS 20: essential skills, Redlands, Calif.: ESRI Press
Heywood I, Cornelius S, Carver S. (2011) Introduction to Geographical Information Systems, Elsevier.
Lovelace, R (2019) Geocomputation with R CRC Press, Taylor & Francis Group.
Matos, J (2008) Fundamentos de Informação Geográfica, Lidel.
Wade, T., & S. Sommer (2006). A to Z GIS: an illustrated dictionary of geographic information systems Redlands, Calif.: ESRI Press
Equipa Docente
- Miguel Henrique Alfaia Leal [responsável]