2024
Seminário de Metodologias de Investigação
Nome: Seminário de Metodologias de Investigação
Cód.: ECN10314D
7.5 ECTS
Duração: 15 semanas/194 horas
Área Científica:
Economia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta unidade curricular tem como principal objectivo dotar os alunos de conhecimentos metodológicos sobre as várias etapas do processo de investigação em Economia conducentes à elaboração de diversos trabalhos de natureza científica, particularmente a sua tese de doutoramento.
As competências adquiridas pelos alunos situam-se ao nível da aquisição de capacidades de definição, elaboração e apresentação de trabalhos de natureza científica.
As competências adquiridas pelos alunos situam-se ao nível da aquisição de capacidades de definição, elaboração e apresentação de trabalhos de natureza científica.
Conteúdos Programáticos
1. A METODOLOGIA DO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO: Aspectos Teóricos
1.1. A Ciência e o Método Científico: aspectos gerais
1.2. Breve Análise da Evolução do Método Científico: o caso particular da economia monetária e financeira
2. A METODOLOGIA DO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO: Aspectos Práticos
2.1. Os Trabalhos Académicos de Investigação: seus objectivos, tipos e características gerais
2.2. A Escolha do Tema e do(s) Orientador(es): algumas recomendações
2.3. As Componentes Habituais de um Projecto de Investigação
2.4. A Operacionalização do Projecto de Investigação
2.5. Uma Proposta de Estrutura para uma Dissertação de Mestrado
2.6. Breves Considerações sobre os Estilos Gráfico e de Escrita
2.7. A Apresentação/Defesa da Dissertação de Mestrado
1.1. A Ciência e o Método Científico: aspectos gerais
1.2. Breve Análise da Evolução do Método Científico: o caso particular da economia monetária e financeira
2. A METODOLOGIA DO PROCESSO DE INVESTIGAÇÃO: Aspectos Práticos
2.1. Os Trabalhos Académicos de Investigação: seus objectivos, tipos e características gerais
2.2. A Escolha do Tema e do(s) Orientador(es): algumas recomendações
2.3. As Componentes Habituais de um Projecto de Investigação
2.4. A Operacionalização do Projecto de Investigação
2.5. Uma Proposta de Estrutura para uma Dissertação de Mestrado
2.6. Breves Considerações sobre os Estilos Gráfico e de Escrita
2.7. A Apresentação/Defesa da Dissertação de Mestrado
Métodos de Ensino
Pretendendo constituir-se como uma ferramenta de fácil utilização, a metodologia de ensino baseia-se: 1) na apresentação da teoria (estritamente necessária) das metodologias de investigação; 2) na aplicação, o mais possível, daquela metodologia, recorrendo a exemplos ou casos práticos.
No que diz respeito à avaliação, esta será feita com base na elaboração de um pequeno trabalho de natureza científica sobre um tema à escolha por parte dos alunos. Em alternativa, os alunos poderão realizar um exame escrito sobre a matéria.
No que diz respeito à avaliação, esta será feita com base na elaboração de um pequeno trabalho de natureza científica sobre um tema à escolha por parte dos alunos. Em alternativa, os alunos poderão realizar um exame escrito sobre a matéria.
Bibliografia
BARAÑANO, Ana María (2004), Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão: Manual de apoio à realização de trabalhos de investigação, Lisboa: Edições Sílabo.
CALEIRO, António (2009), Da Teoria à Prática da Investigação Científica, mimeo, Universidade de Évora.
EKELUND, Robert B. & Robert F. HÉBERT (1997), A History of Economic Theory and Method, 4.ª ed., New York: McGraw-Hill International Editions.
FREY, Bruno S. (2001), "Why economists disregard economic methodology", Journal of Economic Methodology, 8 (1), 41-47.
QUIVY, Raymond & Luc VAN CAMPENHOUDT (2005), Manual de Investigação em Ciências Sociais, 4.ª ed., Lisboa: Gradiva - Publicações. (ISBN: 972-662-275-1)
CALEIRO, António (2009), Da Teoria à Prática da Investigação Científica, mimeo, Universidade de Évora.
EKELUND, Robert B. & Robert F. HÉBERT (1997), A History of Economic Theory and Method, 4.ª ed., New York: McGraw-Hill International Editions.
FREY, Bruno S. (2001), "Why economists disregard economic methodology", Journal of Economic Methodology, 8 (1), 41-47.
QUIVY, Raymond & Luc VAN CAMPENHOUDT (2005), Manual de Investigação em Ciências Sociais, 4.ª ed., Lisboa: Gradiva - Publicações. (ISBN: 972-662-275-1)
Equipa Docente
- Isabel Maria Pereira Viegas Vieira [responsável]