2024
Ensemble VI
Nome: Ensemble VI
Cód.: MUS12983L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Música
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
O programa visa a aquisição de competências na área da execução, explicação (ou transmissão) e ensino
de temas de jazz e dos vários estilos, desde o aparecimento do jazz no princípio do Séc. XX. O aluno
tomará conhecimento dos vários estilos através de um programa que tem como fundamento a evolução
cronológica do jazz. Deste modo o aluno pode igualmente praticar as suas competências de improvisação
e técnica adquiridas nas aulas de instrumento uma vez que a complexidade vai aumentando ao longo dos
semestres em paralelo com estas aulas.
A criatividade e a capacidade de comunicar ideias é igualmente estimulado através da obrigatoriedade do
aluno produzir arranjos para o seu ensemble e instruir (liderar) os colegas.
de temas de jazz e dos vários estilos, desde o aparecimento do jazz no princípio do Séc. XX. O aluno
tomará conhecimento dos vários estilos através de um programa que tem como fundamento a evolução
cronológica do jazz. Deste modo o aluno pode igualmente praticar as suas competências de improvisação
e técnica adquiridas nas aulas de instrumento uma vez que a complexidade vai aumentando ao longo dos
semestres em paralelo com estas aulas.
A criatividade e a capacidade de comunicar ideias é igualmente estimulado através da obrigatoriedade do
aluno produzir arranjos para o seu ensemble e instruir (liderar) os colegas.
Conteúdos Programáticos
Jazz contemporâneo. Os alunos devem definir os conteúdos em conjunto com o docente. Apresentámos
aqui algumas possibilidades. A criatividade dos alunos será muito importante.
Originais.
Compositor ou grupo especifico.
Um estilo.
Arranjos num determinado estilo
Jazz Português
aqui algumas possibilidades. A criatividade dos alunos será muito importante.
Originais.
Compositor ou grupo especifico.
Um estilo.
Arranjos num determinado estilo
Jazz Português
Métodos de Ensino
Definir reportório de acordo com os conteúdos programáticos do semestre em parceria com os alunos.
Cada aluno deve produzir um arranjo completo para o seu ensemble, estilisticamente de acordo com os
conteúdos programáticos.
Trabalho (ensaiar) com base nos arranjos produzidos e experimentação de soluções musicais
alternativas.
Discussão e prática de solos improvisados estilisticamente coerentes com os conteúdos programáticos.
Como lidar com erros em tempo real através de experiências.
Como liderar um grupo de jazz: cada aluno lidera o ensemble. O aluno deve ser capaz de explicar e
transmitir as suas ideias musicais.
Avaliação:
Em grupo:
Execução do tema.
Manutenção da forma.
Dinâmica de grupo.
Interação entre alunos.
Individualmente:
Som e afinação.
Interpretação rítmica, articulação e fraseado.
Manutenção da forma.
Comunicação.
Coerência estilística.
Presença em palco e atitude perante o erro.
Cada aluno deve produzir um arranjo completo para o seu ensemble, estilisticamente de acordo com os
conteúdos programáticos.
Trabalho (ensaiar) com base nos arranjos produzidos e experimentação de soluções musicais
alternativas.
Discussão e prática de solos improvisados estilisticamente coerentes com os conteúdos programáticos.
Como lidar com erros em tempo real através de experiências.
Como liderar um grupo de jazz: cada aluno lidera o ensemble. O aluno deve ser capaz de explicar e
transmitir as suas ideias musicais.
Avaliação:
Em grupo:
Execução do tema.
Manutenção da forma.
Dinâmica de grupo.
Interação entre alunos.
Individualmente:
Som e afinação.
Interpretação rítmica, articulação e fraseado.
Manutenção da forma.
Comunicação.
Coerência estilística.
Presença em palco e atitude perante o erro.
Bibliografia
N/D. (1988). The Real Book. (N/D, Ed.) (5th ed., p. 512). S/L: N/D.
N/D. (n.d.). The Real Book: All New Volume II. (N/D, Ed.) (p. 422). S/L: N/D.
N/D. (n.d.). The Real Book: All New Volume III. (N/D, Ed.) (p. 366). S/L: N/D.
Sher, C., & Bauer, B. (Eds.). (1988). The New Real Book (p. 453). Petaluma: Sher Music Co.
Sher, C., & Bauer, B. (Eds.). (1991). The New Real Book: Volume II (p. 497). Petaluma: Sher Music Co.
Sher, C., & Bob, B. (Eds.). (1995). The New Real Book: Volume 3 (p. 448). Petaluma: Sher Music Co.
N/D. (n.d.). The Real Book: All New Volume II. (N/D, Ed.) (p. 422). S/L: N/D.
N/D. (n.d.). The Real Book: All New Volume III. (N/D, Ed.) (p. 366). S/L: N/D.
Sher, C., & Bauer, B. (Eds.). (1988). The New Real Book (p. 453). Petaluma: Sher Music Co.
Sher, C., & Bauer, B. (Eds.). (1991). The New Real Book: Volume II (p. 497). Petaluma: Sher Music Co.
Sher, C., & Bob, B. (Eds.). (1995). The New Real Book: Volume 3 (p. 448). Petaluma: Sher Music Co.