2024
Instrumento Principal I
Nome: Instrumento Principal I
Cód.: MUS12960L
12 ECTS
Duração: 15 semanas/312 horas
Área Científica:
Música
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Fomentar o desempenho artístico do estudante, desenvolvendo as suas aptidões:
a) cognitiva (leitura da partitura e contextualização histórica dos repertórios em estudo);
b) musical/expressiva (descoberta, consciencialização, desenvolvimento da criatividade individual e dos instintos musicais próprios do estudante);
c) técnica (conhecimento de particularidades de funcionamento do instrumento em função dos objetivos interpretativos requeridos pelos repertórios em estudo);
d) comunicativa (aspetos extra-musicais da performance: convenções, indumentária).
Desenvolver o conhecimento teórico e prático de repertórios relevantes (cfr. Barrocos), aprofundando noções de adequação estilística na sua abordagem.
Estimular uma consciência multidisciplinar da interpretação musical.
Desenvolver estratégias de trabalho autónomo e responsável.
Projetar ações de valorização, apresentação pública e comunicação no domínio da prática
instrumental/vocal.
a) cognitiva (leitura da partitura e contextualização histórica dos repertórios em estudo);
b) musical/expressiva (descoberta, consciencialização, desenvolvimento da criatividade individual e dos instintos musicais próprios do estudante);
c) técnica (conhecimento de particularidades de funcionamento do instrumento em função dos objetivos interpretativos requeridos pelos repertórios em estudo);
d) comunicativa (aspetos extra-musicais da performance: convenções, indumentária).
Desenvolver o conhecimento teórico e prático de repertórios relevantes (cfr. Barrocos), aprofundando noções de adequação estilística na sua abordagem.
Estimular uma consciência multidisciplinar da interpretação musical.
Desenvolver estratégias de trabalho autónomo e responsável.
Projetar ações de valorização, apresentação pública e comunicação no domínio da prática
instrumental/vocal.
Conteúdos Programáticos
Estudo (e subsequente apresentação pública) de obras específicas do repertório instrumental/vocal, excluindo excertos de orquestra; o programa individual será definido pelo docente para cada estudante no início do semestre, em função das aptitudes específicas, do grau de desenvolvimento e da maturidade técnico-artística deste último.
Organização de atividades complementares (seminários temáticos, apresentações públicas, projetos de valorização, comunicação e extensão), quando pertinente.
Revisão de bibliografia específica.
Organização de atividades complementares (seminários temáticos, apresentações públicas, projetos de valorização, comunicação e extensão), quando pertinente.
Revisão de bibliografia específica.
Métodos de Ensino
Definição do programa individual e da bibliografia específica, em função das especificidades de cada aluno, por parte do docente.
Aulas individuais baseadas numa tipologia de ensino interativa, incluindo comentários, exemplificação, indicações, feedback, reforço, práticas de avaliação formativa e de autoavaliação, indicação circunstanciada do trabalho individual a realizar até à aula seguinte e definição antecipada do respetivo plano.
Organização de atividades complementares de formação (audições, seminários, masterclasses, etc.).
Avaliação:
a) ponderação de parâmetros de avaliação contínua (participação, assiduidade, desempenho, progressão) 40%;
b) prova pública perante um júri: performance de cerca de 25 minutos de duração compreendendo um mínimo 2 peças contrastantes e excluindo a apresentação de excertos de orquestra; não deverão ser executadas as repetições indicadas nas obras apresentadas 60%.
Aulas individuais baseadas numa tipologia de ensino interativa, incluindo comentários, exemplificação, indicações, feedback, reforço, práticas de avaliação formativa e de autoavaliação, indicação circunstanciada do trabalho individual a realizar até à aula seguinte e definição antecipada do respetivo plano.
Organização de atividades complementares de formação (audições, seminários, masterclasses, etc.).
Avaliação:
a) ponderação de parâmetros de avaliação contínua (participação, assiduidade, desempenho, progressão) 40%;
b) prova pública perante um júri: performance de cerca de 25 minutos de duração compreendendo um mínimo 2 peças contrastantes e excluindo a apresentação de excertos de orquestra; não deverão ser executadas as repetições indicadas nas obras apresentadas 60%.
Bibliografia
Bibliografia específica definida no início do semestre pelo docente em função do programa individual de trabalho estabelecido para cada aluno.
Partituras várias.
Bruser, M. (1997). The art of practising. New York: Three rivers press.
Burton, A. (ed.) (2009). A performers guide to music of the Baroque period. Londres: ABRSM.
Cumming, N. (2000). The Sonic self: Musical subjectivity and signification. Bloomington: Indiana University Press.
Dolmetsch, A. (2005). The interpretation of the music of the 17th and 18th centuries. New York: Dover.
Lieberman, J. L. (1991). You are your instrument: the definitive musicians guide to practice and performance.
Marshall, R. L. (2003). Eighteenth-century keyboard music. New York: Routledge.
Newtown, CT: Huiksi Music Company.
Pierce, A. (2010). Deepening Musical Performance through Movement: The Theory and Practice of Embodied Interpretation (Musical Meaning and Interpretation). Bloomington: Indiana University Press.
Partituras várias.
Bruser, M. (1997). The art of practising. New York: Three rivers press.
Burton, A. (ed.) (2009). A performers guide to music of the Baroque period. Londres: ABRSM.
Cumming, N. (2000). The Sonic self: Musical subjectivity and signification. Bloomington: Indiana University Press.
Dolmetsch, A. (2005). The interpretation of the music of the 17th and 18th centuries. New York: Dover.
Lieberman, J. L. (1991). You are your instrument: the definitive musicians guide to practice and performance.
Marshall, R. L. (2003). Eighteenth-century keyboard music. New York: Routledge.
Newtown, CT: Huiksi Music Company.
Pierce, A. (2010). Deepening Musical Performance through Movement: The Theory and Practice of Embodied Interpretation (Musical Meaning and Interpretation). Bloomington: Indiana University Press.
Equipa Docente
- Ana Maria Mendes Carvalho dos Santos
- André Bárbara Cameira
- André Manuel Fialho Conde
- Ângelo Pedro Camolas Contente Caleira
- Anna Vorobeva
- Carlos Alexandre Mourão de Carvalho e Damas
- Dejan Ivanovich [responsável]
- Duarte José Pereira Martins
- Gil Batista Gonçalves
- Gonçalo André Dias Pescada
- Gonçalo Anselmo Santana Simões
- Jean Aroutiounian
- João Pedro Pacheco da Silva
- Kodo Yamagishi
- Liliana Margareta Bizineche
- Mauro Dilema
- Monika Streitová
- Nelson Daniel Pais Ferreira
- Pedro Manuel Pereira Monteiro
- Taíssa Poliakova Pacheco Cunha Marchese
- Tiago Miguel de Carvalho Vicente
- Vasco Manuel Marques Ramalho
- Yuliia Kompaniiets
- Dejan Ivanovich [responsável]
- Gonçalo André Dias Pescada