2024
História da Música ocidental V
Nome: História da Música ocidental V
Cód.: MUS12952L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Musicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Aquisição de uma compreensão contextualizada das grandes correntes da História da Música Ocidental referentes ao período cronológico em causa - o século XIX até início do século XX. Desenvolvimento das capacidades de problematização, estruturação e síntese dos conhecimentos e das capacidades de exposição escrita e oral.
Conteúdos Programáticos
- Virtuosismo, génio e transcendência (grandes mitos);
- Música absoluta e programática;
- Ópera: continuidade dramático-musical (Wagner);
- Música sacra;
- Música no processo de distinção e afirmação da burguesia e classe média;
- Circulação do gosto musical;
- Virtuosismo e Interpretação;
- Interacção entre cosmopolitismo, Nacionalismo, Naturalismo e Exotismo: caminhos
para a modernidade;
- Outros Nacionalismos: Escandinavo, Checo;
- Romantismo tardio. A música austro-alemã após Wagner;
- Desenvolvimento motívico-temático, tonal: Prosa musical.
- Música absoluta e programática;
- Ópera: continuidade dramático-musical (Wagner);
- Música sacra;
- Música no processo de distinção e afirmação da burguesia e classe média;
- Circulação do gosto musical;
- Virtuosismo e Interpretação;
- Interacção entre cosmopolitismo, Nacionalismo, Naturalismo e Exotismo: caminhos
para a modernidade;
- Outros Nacionalismos: Escandinavo, Checo;
- Romantismo tardio. A música austro-alemã após Wagner;
- Desenvolvimento motívico-temático, tonal: Prosa musical.
Métodos de Ensino
Leccionação expositiva dos conteúdos fundamentais, estudos de caso, discussão de problemáticas propostas e acompanhamento orientado do progresso de aprendizagem e de expressão de conhecimentos. Audição e visualização de exemplos seleccionados.
Avaliação: Teste presencial com questões de menor e/ou maior desenvolvimento.
Avaliação do trabalho de individual apresentado pelos alunos nas aulas:
- Redacção do trabalho: Escrita clara, evitando redundâncias, repetições e escrita coloquial. Utilização de termos técnicos e a sua explicação.
- Profundidade e qualidade da investigação.
- Modo de apresentação: apresentação clara e interessante.
- Organização do trabalho: De acordo com as linhas gerais apresentados na discussão de metodologia de investigação.
Avaliação: Teste presencial com questões de menor e/ou maior desenvolvimento.
Avaliação do trabalho de individual apresentado pelos alunos nas aulas:
- Redacção do trabalho: Escrita clara, evitando redundâncias, repetições e escrita coloquial. Utilização de termos técnicos e a sua explicação.
- Profundidade e qualidade da investigação.
- Modo de apresentação: apresentação clara e interessante.
- Organização do trabalho: De acordo com as linhas gerais apresentados na discussão de metodologia de investigação.
Avaliação
1. Avaliação contínua:
- 1 trabalho de síntese com cerca de 3000 palavras, que será submetido a apresentação oral (50%).
- 1 prova escrita final, com a duração máxima de 2 horas (50%).
2. Avaliação por exame final:
- 1 prova escrita, com a duração máxima de 2 horas (100%).
- 1 trabalho de síntese com cerca de 3000 palavras, que será submetido a apresentação oral (50%).
- 1 prova escrita final, com a duração máxima de 2 horas (50%).
2. Avaliação por exame final:
- 1 prova escrita, com a duração máxima de 2 horas (100%).
Bibliografia
- DAHLHAUS, Carl, Nineteenth-Century Music, University of California Press, Berkeley, 1989.
- ROSEN, Charles, The Romantic Generation, Massachusetts, Harvard Univ. Press, 1995.
- WAGNER, Richard, A Obra de Arte do Futuro, Antígona, Lisboa, 2003.
- WEBER, William, Music and the Middle Class. The Social Structure of Concert life in London, Paris and Vienna between 1830 and 1840, Ashgate, 2004.
Obras de referência geral e dicionários
- The New Grove Dictionary of Music and Musicians, London, Macmillan Publishers Limited, 2000
- TARUSKIN, Richard, The Oxford History of Western Music, (6 vol.), London, Oxford
University Press, 2004.
- ROSEN, Charles, The Romantic Generation, Massachusetts, Harvard Univ. Press, 1995.
- WAGNER, Richard, A Obra de Arte do Futuro, Antígona, Lisboa, 2003.
- WEBER, William, Music and the Middle Class. The Social Structure of Concert life in London, Paris and Vienna between 1830 and 1840, Ashgate, 2004.
Obras de referência geral e dicionários
- The New Grove Dictionary of Music and Musicians, London, Macmillan Publishers Limited, 2000
- TARUSKIN, Richard, The Oxford History of Western Music, (6 vol.), London, Oxford
University Press, 2004.
Equipa Docente
- Vanda de Sá Martins da Silva [responsável]