2024
Iniciação à Investigação em Música e Musicologia II
Nome: Iniciação à Investigação em Música e Musicologia II
Cód.: MUS12949L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Musicologia
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Promover competências, aptidões e análise dos métodos de investigação associados à investigação em Artes, nomeadamente interpretação, composição e musicologia;
Capacidade para analisar e selecionar as melhores abordagens e metodologias em função do objecto de estudo e das hipóteses de trabalho e estudo em projecto.
Desenvolvimento das capacidades de problematização, estruturação e síntese dos conhecimentos e das capacidades de exposição escrita e oral.
Capacidade para analisar e selecionar as melhores abordagens e metodologias em função do objecto de estudo e das hipóteses de trabalho e estudo em projecto.
Desenvolvimento das capacidades de problematização, estruturação e síntese dos conhecimentos e das capacidades de exposição escrita e oral.
Conteúdos Programáticos
Etapas da investigação:
- Investigação qualitativa e quantitativa
- Métodos de recolha de dados (pesquisa documental, técnicas de observação, inquéritos)
- Análise e interpretação dos resultados.
Formalização do trabalho:
- Capacidade de estruturar resultados
- Capacidade de sintetizar resultados: quadros e tabelas
- Redacção e apresentação dos trabalhos científicos
- Referências bibliográficas e estilo editorial
- Apresentação de resultados
- Investigação qualitativa e quantitativa
- Métodos de recolha de dados (pesquisa documental, técnicas de observação, inquéritos)
- Análise e interpretação dos resultados.
Formalização do trabalho:
- Capacidade de estruturar resultados
- Capacidade de sintetizar resultados: quadros e tabelas
- Redacção e apresentação dos trabalhos científicos
- Referências bibliográficas e estilo editorial
- Apresentação de resultados
Métodos de Ensino
A UC tem uma forte componente prática na preparação dos estudantes para a investigação, recolha de dados, organização e arquivo. As aulas combinam momentos expositivos ilustrados com exemplos práticos de projetos de investigação no campo da música e musicologia e incidindo sobre pesquisa bibliográfica, trabalho de campo e metodologias de investigação.
Os momentos de debate, a partir das temáticas abordadas, visam mobilizar os conhecimentos adquiridos e refletir sobre diversos assuntos a partir de uma perspetiva crítica, informada e fundamentada. Os estudantes são acompanhados nas aulas pelo docente na preparação da proposta de investigação, com base num tópico que esteja de acordo com o curso e campo de trabalho individual.
Os momentos de debate, a partir das temáticas abordadas, visam mobilizar os conhecimentos adquiridos e refletir sobre diversos assuntos a partir de uma perspetiva crítica, informada e fundamentada. Os estudantes são acompanhados nas aulas pelo docente na preparação da proposta de investigação, com base num tópico que esteja de acordo com o curso e campo de trabalho individual.
Avaliação
O aluno pode optar entre:
Avaliação contínua:
-Trabalho escrito: Projeto de Investigação (80%)
- Apresentação oral prévia do projeto de investigação, com suporte digital (20%)
Avaliação final:
- Exame escrito (100%)
Avaliação contínua:
-Trabalho escrito: Projeto de Investigação (80%)
- Apresentação oral prévia do projeto de investigação, com suporte digital (20%)
Avaliação final:
- Exame escrito (100%)
Bibliografia
Bibliografia específica relacionada com cada um dos projetos a desenvolver.
Bell, J. (2002). Como realizar um projecto de investigação: Um guia para a pesquisa em Ciências Sociais e da Educação. Gradiva.
Eco, U. (1997). Como se faz uma tese em Ciências Humanas. Editorial Presença.
Harper-Scott, J. P. E., & Samson, J. (Eds.). (2009). An Introduction to Music Studies. Cambridge University Press.
Knowles, J. G. & Cole, A. (Eds.) (2008). Handbook of the arts in qualitative research: perspectives, methodologies, examples, and issues. Sage Publication.
López-Cano, R., & San Cristóbal, Ú. (2014). Investigación artística en música. Problemas, métodos, experiencias y modelos. Fonca-Esmuc.
Reis, F. L. (2018). Investigação Científica e Trabalhos Académicos - Guia Prático. Sílabo.
Sousa, M. J., & Baptista, C. S. (2011). Como Fazer Investigação, Dissertações, Teses e Relatórios. Pactor.
Bell, J. (2002). Como realizar um projecto de investigação: Um guia para a pesquisa em Ciências Sociais e da Educação. Gradiva.
Eco, U. (1997). Como se faz uma tese em Ciências Humanas. Editorial Presença.
Harper-Scott, J. P. E., & Samson, J. (Eds.). (2009). An Introduction to Music Studies. Cambridge University Press.
Knowles, J. G. & Cole, A. (Eds.) (2008). Handbook of the arts in qualitative research: perspectives, methodologies, examples, and issues. Sage Publication.
López-Cano, R., & San Cristóbal, Ú. (2014). Investigación artística en música. Problemas, métodos, experiencias y modelos. Fonca-Esmuc.
Reis, F. L. (2018). Investigação Científica e Trabalhos Académicos - Guia Prático. Sílabo.
Sousa, M. J., & Baptista, C. S. (2011). Como Fazer Investigação, Dissertações, Teses e Relatórios. Pactor.
Equipa Docente
- Pedro Filipe Russo Moreira [responsável]