2024
Tópicos de Investimentos
Nome: Tópicos de Investimentos
Cód.: GES12564D
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Gestão
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Esta unidade curricular procura familiarizar os alunos com modelos estocásticos de avaliação de activos (tempo discreto
e contínuo), modelos estocásticos de taxa de juro e problemas de optimização de carteira. Para tal é necessário
introduzir conceitos fundamentais de cálculo estocástico.
Os resultados de aprendizagem esperados são os seguintes:
Capacidade de desenvolver raciocínios analíticos formais.
Capacidade de analisar artigos científicos usando modelos dinâmicos de avaliação de activos.
Capacidade de fazer investigação em tópicos avançados de avaliação de activos e optimização da carteira de activos.
São também desenvolvidas as competências:
Capacidade de abstracção, construção de modelos e espírito crítico;
Capacidade de expressão oral e escrita, aptidão na transmissão e recepção de ideias e informações;
Capacidade de realizar investigação.
e contínuo), modelos estocásticos de taxa de juro e problemas de optimização de carteira. Para tal é necessário
introduzir conceitos fundamentais de cálculo estocástico.
Os resultados de aprendizagem esperados são os seguintes:
Capacidade de desenvolver raciocínios analíticos formais.
Capacidade de analisar artigos científicos usando modelos dinâmicos de avaliação de activos.
Capacidade de fazer investigação em tópicos avançados de avaliação de activos e optimização da carteira de activos.
São também desenvolvidas as competências:
Capacidade de abstracção, construção de modelos e espírito crítico;
Capacidade de expressão oral e escrita, aptidão na transmissão e recepção de ideias e informações;
Capacidade de realizar investigação.
Conteúdos Programáticos
1 Noções elementares de Cálculo Estocástico
2 Noções elementares de avaliação por arbitragem, aplicada a modelos financeiros dinâmicos
a) Pricing e Hedging
b) Teorema Fundamental da valorização de activos
c) Avaliação de derivados do tipo Europeu e Americano
d) Modelo Binomial de Cox, Ross, and Rubinstein (tempo discreto)
e) Dedução da fórmula de Black-Scholes
f) Mercados completos versus Incompletos
3 Modelos taxa de juro
a) Modelos para a taxa de juro curto prazo
b) Modelos para a taxa Forward
4 Problemas optimização
a) Optimização de carteira
b) Minimização de risco
c) Avaliação em mercados Incompletos
2 Noções elementares de avaliação por arbitragem, aplicada a modelos financeiros dinâmicos
a) Pricing e Hedging
b) Teorema Fundamental da valorização de activos
c) Avaliação de derivados do tipo Europeu e Americano
d) Modelo Binomial de Cox, Ross, and Rubinstein (tempo discreto)
e) Dedução da fórmula de Black-Scholes
f) Mercados completos versus Incompletos
3 Modelos taxa de juro
a) Modelos para a taxa de juro curto prazo
b) Modelos para a taxa Forward
4 Problemas optimização
a) Optimização de carteira
b) Minimização de risco
c) Avaliação em mercados Incompletos
Métodos de Ensino
As aulas são teórico-práticas, com exposição dos principais conceitos e modelos e demonstração da sua aplicação a
situações concretas. São suportadas por apresentações em powerpoint, bem como por material de suporte disponível na
plataforma de e-learning Moodle. É incentivada a participação dos alunos.
O modelo pedagógico assenta: no ensino centrado na aprendizagem do estudante; no desenvolvimento de
competências disciplinares e transversais; no uso de recursos digitais como ferramentas de gestão de comunicação e
flexibilização; em práticas de avaliação autorreguladora das aprendizagens dos estudantes; numa forte articulação
ensino e investigação.
Os alunos têm de fazer trabalhos, onde têm de aplicar os instrumentos e técnicas aprendidos nas aulas, e realizar
análises críticas de artigos.
A nota final é obtida por: 50% - Trabalho Final; 35% - Trabalhos por conteúdos do programa; 15% - Resumos Críticos
de Seminários de Investigação. A nota mínima é de 7 valores em cada tipo de trabalho.
situações concretas. São suportadas por apresentações em powerpoint, bem como por material de suporte disponível na
plataforma de e-learning Moodle. É incentivada a participação dos alunos.
O modelo pedagógico assenta: no ensino centrado na aprendizagem do estudante; no desenvolvimento de
competências disciplinares e transversais; no uso de recursos digitais como ferramentas de gestão de comunicação e
flexibilização; em práticas de avaliação autorreguladora das aprendizagens dos estudantes; numa forte articulação
ensino e investigação.
Os alunos têm de fazer trabalhos, onde têm de aplicar os instrumentos e técnicas aprendidos nas aulas, e realizar
análises críticas de artigos.
A nota final é obtida por: 50% - Trabalho Final; 35% - Trabalhos por conteúdos do programa; 15% - Resumos Críticos
de Seminários de Investigação. A nota mínima é de 7 valores em cada tipo de trabalho.
Avaliação
Tal como já referido, a nota final da unidade curricular é obtida por três tipos de trabalhos: 50% - Trabalho Final; 35% -
Trabalhos por conteúdos do programa; 15% - Resumos Críticos de Seminários de Investigação. A nota mínima é de 7
valores em cada tipo de prova.
Todos os trabalhos são apresentados e discutidos em sala de aula, com o intuito de gerar o debate e discussão.
Trabalhos por conteúdos do programa; 15% - Resumos Críticos de Seminários de Investigação. A nota mínima é de 7
valores em cada tipo de prova.
Todos os trabalhos são apresentados e discutidos em sala de aula, com o intuito de gerar o debate e discussão.
Bibliografia
Björk, T., 2019. Arbitrage Theory in Continuous Time. 4rd Edition. Oxford University Press.
Karatzas, I. and S. Shreve, 2017. Methods of Mathematical Finance. Springer-Verlag.
Huang, C.F, 1998, Foundations for financial economics. Prentice Hall.
Pliska, S., 1997. Introduction to Mathematical Finance Discrete Time Models. Blackwell Publishers.
Shreve, S., 2005. Stochastic Calculus for Finance (I and II). Springer-Verlag.
Karatzas, I. and S. Shreve, 2017. Methods of Mathematical Finance. Springer-Verlag.
Huang, C.F, 1998, Foundations for financial economics. Prentice Hall.
Pliska, S., 1997. Introduction to Mathematical Finance Discrete Time Models. Blackwell Publishers.
Shreve, S., 2005. Stochastic Calculus for Finance (I and II). Springer-Verlag.
Equipa Docente
- Elisabete Gomes Santana Félix Amado [responsável]