2023

Laboratório de Investigação - Elaboração de Projeto

Nome: Laboratório de Investigação - Elaboração de Projeto
Cód.: SOC02418L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A UC visa desenvolver competências cognitivas e reflexivas e tem como objetivo geral constituir-se como um espaço de apoio cientifico e pedagógico à construção de um projeto de investigação sociológica. Mais especificamente pretende-se que o aluno consiga:



  • Aplicar conhecimentos teóricos, metodológicos e empíricos na identificação de problemas sociológicos, desenvolver a capacidade de ruptura com o senso comumo e objectivar a curiosidade sociológica;

  • Executar, com autonomia, as várias fases associadas à elaboração de um projecto de investigação;

  • Aprefeiçoar as capacidades de comunicação oral e escrita, nomedamente na apresentação oral de trabalho e na redação de documentos parciais e de relatórios finais

  • Desenvolver competências de trabalho em equipa, nomeadamente a colaboração, a divisão e integração de tarefas e a promoção da capacidade crítica, analítica e reflexiva.

Conteúdos Programáticos

1.Temas e processos de investigação sociológica: elaboração de projetos de pesquisa


1.1. Objetivos gerais e específicos


1.2. O procedimento metodológico


2. O processo de investigação


2.1. A Ruptura


2.1.1. A pergunta de partida


2.2.2. A exploração: reflexão, leituras, entrevistas exploratórias e métodos exploratórios complementares


2.2.3. A problemática


2.2. A Construção


2.2.1. A construção do modelo de análise:  discussão teórica, conceitos e hipóteses de trabalho


2.2.2. Problemas de operacionalização


3. Desenho e redação de um Projecto de Investigação

Métodos de Ensino

Os métodos e recursos de aprendizagem dependem da natureza da aula  (teórica ou prática) e  e estudo autónomo). Neste sentido, conjugam-se os seguintes procedimentos de docentes e alunos:



  1. Exposição teórica dos conteúdos programáticos, ilustrada com exemplos da realidade social concreta e auxiliada por meios audiovisuais.

  2. Estudo da bibliografia específica indicada nas aulas

  3. Pesquisa bibliográfica em diversas fontes de informação

  4. Sumários desenvolvidos das matérias leccionadas e das tarefas práticas executadas pelos alunos

  5. Leitura e estudo individual e em grupo

  6. Leitura e apresentação oral de textos

  7. Discussão documentada de temas pertinentes para a elaboração do projeto de investigação

  8. Participação em conferências de interesse sociológico

  9. Horário de atendimento presencial para esclarecimento de dúvidas e apoio ao estudo

  10. Utilização das valências do Moodle: http://www.moodle.uevora.pt (link da disciplina)


A turma será organizada em grupos (compostos no máximo por 4 alunos), os quais terão de elaborar um projeto de investigação, de acordo com o programa da UC e as indicações dos docentes ao longo do semestre


Os temas sobre os quais devem incidir os projectos de investigação devem circunscrever-se às seguintes áreas: trabalho, organizações, recursos humanos, profissões e mercado de trabalho, de modo a criar sinergias entre os grupos e possibilitar o melhor acompanhamento possível dos trabalhos.

Avaliação

O aluno dispõe de duas modalidades de avaliação (contínua e final), devendo optar por uma delas.


A avaliação contínua pressupõe a elaboração de um projeto de investigação em grupo (máximo 4 alunos), com relatório escrito e apresentação oral do mesmo. Nesta modalidade de avaliação, considera-se também para efeitos de classificação final, a assiduidade e participação dos alunos.


A avaliação final pressupõe a elaboração de um projeto de investigação individual, com relatório escrito e apresentação oral do mesmo.


Os relatórios que vierem a ser elaborados para efeitos de avaliação, devem obedecer à estrutura formal que for indicada pelos docentes (documento anexo) e devem ser depositados no Moodle, nos prazos fixados para o efeito.


Para além do relatório final, os alunos devem depositar no Moodle, em pasta criada para o efeito, os seguintes documentos parciais: ficha de recolha bibliográfica, fichas de leitura, guiões de entrevistas exploratórias, transcrição das entrevistas exploratórias e modelo de análise. Estes documentos constituem os anexos do relatório final.


Para que o aluno possa optar pela avaliação contínua deve ter frequentado, pelo menos, 75% das aulas até à data estipulada pelos docentes para a entrega do trabalho escrito, com exceção das situações estatutariamente previstas (Cf. Regulamento Escolar Interno).


































Modalidade de avaliação



Elementos de avaliação



Peso na média final



 


Avaliação Contínua



Elaboração em grupo de Projeto de Investigação



80%



Apresentação oral do Projeto de investigação



10%



O processo de construção do projeto ao longo do semestre (participação, organização e funcionamento do grupo)



10%



 


Avaliação Final



Elaboração individual de Projeto de Investigação



80%



Apresentação oral do Projeto de investigação



20%



Bibliografia

Albarello, L. et al. (1997). Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva
Almeida, J. & Pinto, J. (1982). A investigação nas ciências sociais. Lisboa: Presença
Bardin, L. (2007). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70
Bell, J. (1993). Como realizar um projecto da investigação. Lisboa: Gradiva
Campenhoudt, L. (2003). Introdução à análise dos fenómenos sociais. Lisboa: Gradiva
Fody, W. (1996). Como perguntar. Teoria e prática de construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta
Frada, J. (1993). Guia Prático para elaboração e apresentação de trabalhos científicos. Lisboa: Ed. Cosmos
Gauthier, B. (2003). Investigação Social. Loures: Lusociência
Hill, M. & Hill, A. (2002). Investigação por Questionário. Lisboa: Edições Sílabo
Quivy, R. & Campenhoudt, L. (1992). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva
Ragin, C. (2007). La construcción de la investigación social. Bogotá: Siglo del Hombre Editores

Equipa Docente