Laboratório de Análise Quantitativa
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Pretende-se com a presente unidade curricular proporcionar aos alunos os fundamentos teóricos e práticos indispensáveis para o tratamento e análise quantitativa de dados. Importa desenvolver nos alunos capacidades no âmbito de tratamento, análise e interpretação de dados sobre os fenómenos sociais, com o apoio do programa informático SPSS.
Conteúdos Programáticos
Módulo 1.- O lugar das técnicas quantitativas na Sociologia
1.1. Considerações preliminares sobre o tratamento quantitativo dos dados
1.1.1. A relação entre o quantitativo e o qualitativo em Sociologia
1.1.2. O papel das técnicas estatísticas e dos conceitos e teorias na análise quantitativa dos fenómenos sociais
1.1.3. Variáveis, populações e amostras
1.1.4. O problema da qualidade dos dados e sua manutenção e manipulação
1.1.5. Introdução à estatística descritiva e à estatística inferencial
1.1.6. Processo de amostragem: amostragens probabilisticas e não probabilisticas
Módulo 2.- A abordagem quantitativa da informação
2.1. A análise descritiva da informação
2.1.1. Tabelas de frequências
2.1.2. Medidas de localização
2.1.3. Medidas de dispersão
2,1.4. Representação gráfica
2.2. Exploração das diferenças entre variáveis
2.2.1. Critérios para a selecção dos testes
2.2.2. Testes paramétricos e não-paramétricos
2.3. Estudo da associação e da dependência entre variáveis
2.3.1. Tabelas de contingência e Qui-Quadrado
2.3.2. Correlações e outras medidas de associação
2.3.3. Regressão
2.3.4. Análise de variância e covariância
Módulo 3.- Introdução à análise multivariada
3.1. Análise factorial
3.2. Análise de clusters
Métodos de Ensino
A disciplina será ministrada sob a forma de aulas teóricas e práticas. Para um melhor sucesso nesta disciplina é aconselhável que os estudantes tenham obtido aprovação nas disciplinas de Estatística para as Ciências Sociais e Métodos e Técnicas de Investigação Social I e II. As aulas teóricas serão utilizadas para apresentação dos conteúdos programáticos e as práticas para a aplicação de exercícios sobre as várias técnicas estatísticas de análise de dados.
Avaliação
Para possibilitar a avaliação contínua, os alunos devem estar presentes em 75% das aulas (excetuam-se os trabalhadores estudantes ou com outro estatuto especial). Os alunos que optarem pelo regime de exame poderão também realizar os exercícios individuais de avaliação. Neste caso, o exame terá um peso de 70% na nota final e os exercícios práticos de 30%. Nas provas de avaliação contínua os alunos não podem obter nota inferior a 8 valores.
Calendarização da Avaliação
Avaliação contínua | Regime de Exame | ||
Elementos de avaliação | Datas | Elementos de avaliação | Datas |
1ª Frequência
| 05/11/2015 35% | Exame | 11/01/2016 100% |
Exercícios individuais
| 30% | ||
2ª Frequência | 17/12/2015 35% |
Assiduidade e participação nas aulas |
Como factor de correcção da nota final |
Assiduidade e participação nas aulas | Como factor de correcção da nota final | ||
Exame de Recurso | 25/01/2016 100% |
Bibliografia
AFONSO, Anabela e NUNES, Carla (2011), Estatística e Probabilidades. Aplicações e Soluções em SPSS, Lisboa, Escolar Editora.
BRYMAN, A e CRAMER, D (1992), Análise de Dados em Ciências Sociais. Introdução às técnicas utilizando o SPSS, Oeiras, Celta Editora.
HILL, Manuela e HILL, Andrew (2002), Investigação por Questionário, Lisboa, Edições Sílabo.
MAROCO, João (2007), Análise Estatística. Com utilização do SPSS, Lisboa, Edições Sílabo.
PESTANA, Maria H. e GAGEIRO, João N. (2003), Análise de Dados para as Ciências Sociais – A Complementaridade do SPSS, Lisboa, Edições Sílabo.
SILVA, Carlos Alberto da (2003), ABC do SPSS for Windows. Introdução ao Tratamento de Dados em Ciências Sociais, Monsaraz, ADIM.
PEREIRA, Alexandre e PATRÍCIO, Teresa (2013), SPSS Guia prático de utilização. Análise de dados para ciências sociais e psicologia, Lisboa, Edições Sílabo.
LAUREANO, Raul (2011), Testes de hipóteses com o SPSS. O meu manual de consulta rápida, Lisboa, Edições Sílabo.
HALL, A., NEVES, C. e PEREIRA, A. (2011), Grande maratona de estatística no SPSS, Lisboa, Escolar Editora.
MARTINS, Carla (2011), Manual de análise de dados quantitativos com recurso ao IBM SPSS. Saber decidir, fazer, interpretar e redigir, Braga, Psiquilíbrios Edições.