2025

Sociologia Geral

Nome: Sociologia Geral
Cód.: SOC02403L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Sociologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem


Fornecer os conceitos fundamentais da Sociologia e promover a compreensão e utilização da linguagem própria desta ciência;
Sensibilizar para o carácter próprio da abordagem sociológica;
Desenvolver o espírito crítico sobre este tipo de conhecimento científico e sobre a sua utilidade;
Compreender as várias modalidades de vida e de organização das sociedades, suscitando o sentido do relativo pela aceitação, sem preconceitos, da pluralidade de valores e de culturas;
Incentivar a leitura de textos sociológicos de autores fundamentais/consagrados;
Desenvolver o gosto pela observação metódica e crítica das realidades sociais envolventes.

Conteúdos Programáticos

I ? INTRODUÇÃO

O que é a Sociologia?
O percurso histórico e a afirmação da Sociologia como ciência. As especificidades do caso português

A Sociologia na era da globalização
Temas centrais para a Sociologia do Seculo XXI
Sociologia: continuidade e mudança
Sociologia, outras ciências sociais e senso comum


II- PENSAR SOCIOLOGICAMENTE

Teorias Sociológicas Clássicas
Teorias Sociológicas Contemporâneas

III? INVESTIGAR O MUNDO SOCIAL

O método científico
O desenvolvimento do conhecimento científico
A investigação sociológica quantitativa e qualitativa
Análise de dados secundários
Temas de investigação social

CULTURA

Definição de Cultura
Os elementos básicos da cultura
Diferenças culturais
Cultura real e cultura ideal
Temas emergentes no estudo da cultura

IV ? SOCIALIZAÇÃO E INTERACÇÃO

O indivíduo e o Self
Socialização
Interação
Estruturas sociais a nível micro

V ? ORGANIZAÇÕES, SOCIEDADES E O GLOBAL

Organizações: burocracias e organizações em rede
Tipos de sociedade e sociedade global

VI? DESVIO E CRIME

Teorias do desvio
Desvio social e crime

VII- ESTRATIFICAÇÂO SOCIAL

As dimensões da estratificação social
Desigualdade económica
Mobilidade social
Teorias da estratificação social
Consumo e estratificação social
Globalização e estratificação

VIII ? AS INSTITUIÇÕES SOCIAIS

Família
Política
Economia
Religião
Educação
Lazer

IX ? POPULAÇÃO, URBANIZAÇÃO E AMBIENTE
X - MUDANÇA SOCIAL, MOVIMENTOS SOCIAIS E COMPORTAMENTO COLECTIVO

Métodos de Ensino

1. Exposição teórica do conteúdo programático, ilustrada com exemplos da realidade social concreta e auxiliada por meios audiovisuais.
2. Bibliografia geral e específica
3. Sumários desenvolvidos das matérias leccionadas com indicação de textos de apoio específicos
4. Leitura e estudo individual e em grupo
5. Leitura e apresentação de textos e sistematização das principais ideias veiculadas pelo autor          
6. Participação em conferências de interesse sociológico
7. Horário de tutoria presencial para esclarecimento de dúvidas e apoio ao estudo
8. Elaboração de um dossier de aprendizagem da disciplina
9. Apresentação de revistas de Sociologia
10. Consulta de documentação disponibilizada pelo docente e participação à distância em: http://www.moodle.uevora.pt (link da disciplina)

Avaliação

O aluno dispõe de duas modalidades de avaliação (contínua e final), devendo optar por uma delas. A avaliação contínua pressupõe a realização de duas provas escritas de frequência (matéria repartida). A avaliação final faz-se através de uma prova escrita de exame (que abrange a totalidade da matéria).
Após a correcção das provas escritas, e antes da afixação das notas, o docente pode convocar o aluno para prestar esclarecimento oral sobre a sua prova, em caso de dúvida. 





Modalidade de avaliação


Elementos de avaliação


Peso na média final




Contínua


1.ª Prova de frequência


50%




2.ª Prova de frequência


50%




Final


Prova de exame


100%





Assiduidade: para poderem submeter-se à avaliação na disciplina os alunos têm de ter 75% de presenças às aulas leccionadas (15 semanas de aulas). Exceptuam-se os casos estatutariamente previstos.

Bibliografia

Almeida, J. F. (coord.) (1994). Introdução à sociologia, Lisboa, Universidade Aberta
Costa, A .F. (1992). Sociologia, Lisboa, Difusão Cultural (colecção: o que é).
Ferreira, J. M. e tal (1995). Sociologia. Lisboa: McGraw-Hill.
Giddens, A. [1989] (2000). Sociologia. 3.ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Machado, F. L. (2009). ?Meio Século de Investigação Sociológica em Portugal ? uma Interpretação Empiricamente Ilustrada?. Sociologia, 19: 283?343.
Nunes, A. Sedas [1971] (1984). Questões Preliminares Sobre as Ciências Sociais. 8.ª ed. Vila da Feira: Editorial Presença.
Pinto, J. M. (1994), Propostas para o ensino das ciências sociais, Porto, Afrontamento
Silva, A. (1983). Sociologia Geral I e Sociologia Geral II. Évora: Universidade de Évora.
Silva, A. (1996). ? A Sociologia em Évora?. Economia e Sociologia, 62: 111-120.
Silva, M. C. (2022). ?A Sociologia como área disciplinar e de ensino em Portugal?. SOCIOLOGIA ON LINE, 28: 69-96.

Equipa Docente