2024
Metodologia de Estudo
Nome: Metodologia de Estudo
Cód.: PED13416O
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Ciências da Educação
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
- Conhecer métodos e técnicas de estudo;
- Adquirir competências básicas de gestão pessoal e grupal da aprendizagem;
- Ser capaz de utilizar estratégias de estudo e de organização do trabalho.
- Adquirir competências básicas de gestão pessoal e grupal da aprendizagem;
- Ser capaz de utilizar estratégias de estudo e de organização do trabalho.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Conhecer métodos e técnicas de estudo;
- Adquirir competências básicas de gestão pessoal e grupal da aprendizagem;
- Ser capaz de utilizar estratégias de estudo e de organização do trabalho.
- Adquirir competências básicas de gestão pessoal e grupal da aprendizagem;
- Ser capaz de utilizar estratégias de estudo e de organização do trabalho.
Conteúdos Programáticos
- O planeamento e a organização do estudo em contexto académico;
- Dinâmicas e estratégias de aprendizagem individuais;
- Técnicas de estudo e de aprendizagem; leitura crítica, organizar e documentar leituras;
- Dinâmicas de aprendizagem grupais e a sua relação com o conhecimento científico;
- Como fazer uma recensão crítica;
- A construção de um trabalho académico;
- Preparação da exposição oral de um trabalho académico.
- Dinâmicas e estratégias de aprendizagem individuais;
- Técnicas de estudo e de aprendizagem; leitura crítica, organizar e documentar leituras;
- Dinâmicas de aprendizagem grupais e a sua relação com o conhecimento científico;
- Como fazer uma recensão crítica;
- A construção de um trabalho académico;
- Preparação da exposição oral de um trabalho académico.
Métodos de Ensino
As aulas serão predominantemente de cariz teórico-prático, assim, as sessões de contacto terão como suporte metodológico: exercícios de ativação de ideias prévias, exposição interativa, atividades de trabalho em grupo, análise e discussão de diferentes recursos didáticos.
Os sumários, programa e bibliografia, serão disponibilizados na plataforma de e-learning da universidade: www.moodle.uevora.pt e apresentados aos alunos na 1ª sessão.
A docente da disciplina indicará no início do ano duas horas semanais dedicadas ao trabalho tutorial, a fim de acompanhar os alunos, esclarecer dúvidas e dar sugestões bibliográficas para realização dos trabalhos programados. Para usufruir deste apoio os alunos podem também utilizar o correio eletrónico.
Avaliação da UC: Trabalho escrito- a realizar individualmente ou em grupo e apresentação e discussão do trabalho (100%).
Os sumários, programa e bibliografia, serão disponibilizados na plataforma de e-learning da universidade: www.moodle.uevora.pt e apresentados aos alunos na 1ª sessão.
A docente da disciplina indicará no início do ano duas horas semanais dedicadas ao trabalho tutorial, a fim de acompanhar os alunos, esclarecer dúvidas e dar sugestões bibliográficas para realização dos trabalhos programados. Para usufruir deste apoio os alunos podem também utilizar o correio eletrónico.
Avaliação da UC: Trabalho escrito- a realizar individualmente ou em grupo e apresentação e discussão do trabalho (100%).
Bibliografia
- Canavarro, J. (2007). Para a compreensão do abandono escolar. Lisboa: Texto Ed.
- Frada, J. (2005). Novo Guia Prático para pesquisa, elaboração e apresentação de trabalhos científicos e organização de currículos. Lisboa: Sete Caminhos.
- Nico, B. (2000). Tornar-se estudante universitário(a): contributo do conforto académico na definição de uma estratégia curricular de sucesso. Évora: Universidade de Évora.
-Prette, A. e Prette, Z. (2006). Psicologia das relações interpessoais- vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Editora Vozes.
- Vilelas, J. (2009). Investigação- O processo de construção do conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo.
- Frada, J. (2005). Novo Guia Prático para pesquisa, elaboração e apresentação de trabalhos científicos e organização de currículos. Lisboa: Sete Caminhos.
- Nico, B. (2000). Tornar-se estudante universitário(a): contributo do conforto académico na definição de uma estratégia curricular de sucesso. Évora: Universidade de Évora.
-Prette, A. e Prette, Z. (2006). Psicologia das relações interpessoais- vivências para o trabalho em grupo. Petrópolis: Editora Vozes.
- Vilelas, J. (2009). Investigação- O processo de construção do conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo.
Equipa Docente
- Paulo Jaime Lampreia Costa [responsável]