2023

Projecto de Comunicação Avançado II

Nome: Projecto de Comunicação Avançado II
Cód.: VIS12873L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos gerais de aprendizagem promovem o desenvolvimento dos conhecimentos, das aptidões e das competências instrumentais para a construção de uma visão (distintiva) e de uma estratégia (singular) em design de comunicação.
a.Ser capaz usar a investigação para estimular o pensamento produtivo em Design de Comunicação; b.Ser capaz de detectar tendências e oportunidades de nicho, competitivas à escala transnacional; c.Ser capaz de transformar as oportunidades em conceitos únicos, de elevado significado e valor; d.Saber definir e fazer reverter, de modo pragmático, o processo de design de comunicação para o êxito de uma organização;
e.Saber definir e desenvolver estratégias distintivas em Design de Comunicação operativas para projetos integrados;
f.Conhecer e saber aplicar estratégias “virais” de divulgação, com vista à criação de comunidades de seguidores;
g.Saber selecionar e usar as tecnologias mais adequadas aos diversos meios e ambientes para comunicar e implementar o projeto.

Conteúdos Programáticos

Os conhecimentos, aptidões e competências desenvolvem-se num nível de complexidade elevado e repercutem-se na sensibilização para a detecção de oportunidades, definição de novos conceitos e na capacidade de gestão de processos integrados de design de comunicação.
Conteúdos programáticos orientados para a(s) temática(s) e projecto(s) a desenvolver: 1. Business Strategy;
2. Estratégias de comunicação global;
3. Direção e Gestão do Gesign e de Design de Comunicação;
4. Design de Comunicação e de inovação; 5. Casos de estudo.

Métodos de Ensino

São privilegiados os métodos ativos que reforcem o envolvimento, o interesse, a análise e a capacidade crítica dos alunos através da exposição participada e debate. A avaliação é contínua com avaliações intermédias e, no final do semestre a avaliação final em modelo de Júri.
 
AVALIAÇÃO

Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar por um dos dois regimes: Avaliação Contínua ou Final.

1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA 

Componentes de avaliação:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, que ocorre no período de "Avaliações Época Normal": 40%.


2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL

a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.

Bibliografia

ARMSTRONG, Helen (2009). Graphic design theory: readings from the field. New York: Princeton Architectural.
CLARK, Hazel (2009). Design studies: a reader. Oxford: Berg.
LUPTON, Ellen (2015). Graphic Design: the new basics. New York: Princeton Architectural Press. FRANCHI, Francesco (2013). Designing news: changing the world of editorial design and information graphics. Berlin: Gestalten.
SHERIN, Aaris(2012). Design elements, color fundamentals: a graphic manual for understanding how color affects Design. Beverly, MA: RotoVision.
HARA, Kenya (2010). White. Baden:Lars Müller.
AMBROSE, Gavin, HARRIS, Paul (2006). The visual dictionary of Graphic Design. London: Thames & Hudson.
FINE, Peter (2016). Sustainable Graphic Design principles and practices. London : Bloomsbury.
BIERUT, Michael (2015). How to use Graphic Design to sell things, explain things, make things look better, make people laugh, make people cry, and (every once in a while) change the world. Londres: Thames and Hudson

Equipa Docente