2023

Tecnologias do Tratamento Vectorial e Editorial II

Nome: Tecnologias do Tratamento Vectorial e Editorial II
Cód.: VIS12853L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

As aulas têm por objectivo fornecer referências teórico-práticas no âmbito do Design de Comunicação, na vertente do desenho vectorial e de ilustração, a partir da experimentação aplicada.
Estimular a percepção visual através da análise e sentido crítico com base em critérios funcionais e estéticos. Promover as capacidades criativas individuais a partir do domínio de ferramentas para a concepção de exercícios práticos.
Explorar a aplicação de expressões plásticas e manuais ao desenho vectorial e de paginação, explorando os softwares Adobe Indesign e Adobe Illustrator.
Dotar o aluno para uma capacidade de resposta a um nível avançado e criativo no âmbito do desenho vectorial para a implementação ao nível do design editorial.

Conteúdos Programáticos

1. Experimentação: O desenho à mão e as suas potencialidades nas plataformas digitais; Opções criativas aplicadas; Navegação entre os dois softwares
2. Materiais e suas potencialidades
3. Novas Soluções Avançadas:
Illustrator:
Formas avançadas; Efeitos; Conjugação formas e efeitos.; Padrões
InDesign: Opções de organização de texto avançadas; Capítulos, secções e páginas
4. Texto:; Opções Avançadas; Relação dos softwares com o texto e a tipografia; Tabelas, gráficos e melhor forma de gerir dados empresariais.; Relação formas e cor.
5. Exportar documentos: Organização dos documentos; Prevenir erros; Pré-visualizar; Arte final; Acabamentos; PDF
6. Métodos de impressão

Métodos de Ensino

Baseada numa série de aulas estruturadas recorrendo à prática de exercícios, será promovido o equilíbrio entre os novos media digitais e tradicionais.
A avaliação é contínua com avaliações intermédias e, no final do semestre a avaliação final em modelo de Júri.
 
AVALIAÇÃO

Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar por um dos dois regimes: Avaliação Contínua ou Final.

1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA 

Componentes de avaliação:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, que ocorre no período de "Avaliações Época Normal": 40%.


2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL

a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.

Bibliografia

Adobe Illustrator CC Classroom in a Book by Adobe Creative Team. EUA: Adobe Press. Adobe Indesign CC Classroom in a Book by Adobe Creative Team. EUA: Adobe Press. BARBOSA, Conceição (2009). Manual de Produção Gráfica. Lisboa: Editora Presença. HASLAM, Andrew (2006), Book Design. Londres: Laurence King Publishing.
AUSTIN & WIGAN, Mark (2006). Pensar visualmente. Lenguaje, ideas y técnicas para el ilustrador. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, SL
CRUSH, Lawrence Zeegen (2006). Principios de ilustración. Cómo generar ideas, interpretar un brief y promocionarse. Análisis de la teoría, la realidad y la profesión en el mundo de la ilustración manual y
digital. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, SL
AMBROSE, Gavin & HARRIS, Paul (2008). The Production Manual. Switzerland: AVA Publishing. HARRIS, Paul & AMBROSE, Gavin (2008). The Fundamentals of Graphic Design. Switzerland: AVA Publishing.
CHARLOTTE & FIELL, Peter (2007). Contemporary Graphic Design. Köln: Taschen GmbH.

Equipa Docente