2023

Design de Identidade Corporativa

Nome: Design de Identidade Corporativa
Cód.: VIS12846L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

A unidade curricular (uc) tem por objetivo fornecer referências teóricas e práticas na vertente da Identidade Corporativa, nomeadamente na construção de um logótipo, imagem de marca para um produto ou serviço.
- Explorar as capacidades conceptuais no domínio da sintetização de conceitos visuais;
- Potenciar a estruturação de uma identidade visual;
- O aluno terá que ficar dotado de capacidades que lhe permitam dar uma resposta a um nível intermédio no âmbito de projeto de Identidade Corporativa para diferentes aplicações e construção de num manual de normas gráficas.

Conteúdos Programáticos

1. A imagem institucional, um sujeito desenhado Política de imagem e comunicação
Identidade
Logo e Logótipo
Identidade Corporativa
Marca e Logo Marca
Inspiração Global
2. A cor e tipografia aplicada à identidade corporativa
A cor os seus significados e as sensações que transmitem
A tipografia como sendo a voz das palavras que determinam o tom visual do texto 3. Os signos identificadores básicos, como se constrói um Logótipo
Os Signos não Verbais (símbolos) Os nomes
Os Logótipos
Logótipos Tipográficos Logótipos Figurativos
Logótipos Abstractos
A combinação entre estes
4. Os sistemas de identificação visual
Imagem institucional
Conjunto de regras de aplicação
Aplicações gráficas, estacionários Legibilidade e reconhecimento
5. Criação de Layout para o manual de normas Definição do formato
Construção de grelha
Escolha da Tipografia Institucional

Métodos de Ensino

Será promovida a investigação e o recurso a metodologias projectais. As aulas decorrem num formato expositivo de debate e partilha da informação. A avaliação é contínua com avaliações intermédias e, no final do semestre a avaliação final em modelo de Júri.
 
AVALIAÇÃO

Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar por um dos dois regimes: Avaliação Contínua ou Final.

1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA 

Componentes de avaliação:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, que ocorre no período de "Avaliações Época Normal": 40%.


2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL

a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.

Bibliografia

BEST, Kathryn (2009). The Fundamentals of Design Management. Switzerland: AVA Publishing.
COSTA, Joan (2005). La imagem de marca; Un fenómeno social. Barcelona: Paidós.
DAVIS, Melissa & Baldwin, Jonathan (2005). More than a Name: An Introduction to Branding. Switzerland: AVA Publishing.
GORDON, Bob & GORDON, Maggie (2003). O guia completo do design gráfico digital. Lisboa: Livros e livros.
KNAFLIC, Cole Nussbaumer (2015). Storytelling with Data: A Data Visualization Guide for Business Professionals. Publisher, Wiley.
SHAOQIANG, Wang (2016). Color Code. Branding & Identity (Graphic Design Elements). Promopress. SLADE-BROOKING, Catharine (2016). Creating a Brand Identity: A Guide for Designers. Inglaterra: Laurence King Publishing.