2023

Design de Espaços

Nome: Design de Espaços
Cód.: VIS12836L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Design

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

As aulas têm por objectivo fornecer referências teóricas e práticas no âmbito do design industrial com incidência na vertente do design de espaços, por intermédio da promoção de um exercício projectual direccionado para um público-alvo específico, o aluno é levado a explorar os conceitos, as ferramentas e os
métodos de projecto
Pretende-se desenvolver as capacidades de análise e de sentido crítico do aluno na concepção de projecto
- Dotar o aluno de uma base de conhecimentos teóricos relacionados com a história do design de espaços.
- Explorar as capacidades do aluno ao nível da concepção do projecto de design, considerando o domínio específico da realidade tecnológica das indústrias relacionadas com desenvolvimento do design de espaço.
- Potenciar a qualidade das soluções encontradas pelo aluno ao nível dos pressupostos gerais em que assenta
a prática metodológica, conceptual e operativa do design industrial, em conformidade com a área específica
do design de espaços.

Conteúdos Programáticos

1. Introdução teórica focada na evolução do desenho de espaços, com incidência comercial, a partir do final do século XIX.
1.1. Análise de casos de estudo considerados paradigmáticos.
2. Contexto projetual
2.1. Contextualização ergonómica dos espaços segundo Neufert.
2.2. Tipologias genéricas de espaços comerciais.
2.3. Tipos de equipamento, materiais e tecnologias e suas características considerando diferentes tipologias de espaço.
3. Projeto
3.1. Seleção e análise de tipologia de espaço a desenvolver.
3.2. Análise e caracterização de mercado e de público tipo.
3.3. Análise de tipologias de organização do espaço segundo necessidades funcionais, estéticas e simbólicas.
3.4. Desenvolvimento de hipóteses de projeto.
3.5. Seleção de solução de projeto e desenvolvimento de desenhos técnicos e renders;
3.6. Teste e validação de solução;
3.7. Desenvolvimento de Maquetas e de painéis de comunicação de resultados.

Métodos de Ensino

As aulas assentarão na partilha e discussão de conhecimentos com o aluno promovendo-se a introdução e o desenvolvimento das suas competências de investigação e de interpretação crítica de dados de apoio ao projecto, aquisição de competências projectivas de conciliação dos factores que compõem o Design de Espaços: estética, função, tecnologia, custos, cliente e ecologia.

Avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos optam por um dos dois regimes:

1. REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA

_ Participação nas aulas: 20%;
_Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, com pelo menos uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
_Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas no período de "Avaliações Época Normal": 40%.

2. REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL

_Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
_Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%

Bibliografia

BARABAN, Regina; DUROCHER, Joseph F. (2001), Successful Restaurant Design, New Jersey: John Wiley &
Sons, Inc.
CHING, Francis D. K.; BINGGALI, Corky (2005), Interior Design Illustrated 2nd Edition, New Jersey: John Wiley
& Sons, Inc.
KRAUEL, Jacaba; OCKRASSA, Amber (2005), New Trends in Commercial Spaces (Design), Berkeley: Gingko
Pr Inc.
MARMOT, Alexi; ELEY, Joanna (2000), Office Space Planning: Designs for Tomorrow's Workplace, New York:
McGraw-Hill Co. Inc.
MAEDA (2007), Toshiaki, Designers’ Compact Shops in Japan, Japão, Edições Tanseisha Ids Inc.
NEUFERT, Ernest e Peter (2012), “Neufert Architects' Data, Fourth Edition 4th Edition” , Wiley-Blackwell Publishing, Ltd, UK.
PILE, John (1997) Color in Interior Design, New York: McGraw-Hill Co. Inc.
PIOTROWSKI, Christine M. (2002), Professional Practice for Interior Designers, New Jersey: John Wiley & Sons,
Inc.
RYDER, Bethan (2002), New Restaurant Design, London: Laurence King.