2023

Metodologia de Investigação em Artes e Ciências Musicais

Nome: Metodologia de Investigação em Artes e Ciências Musicais
Cód.: MUS12934D
9 ECTS
Duração: 30 semanas/234 horas
Área Científica: Musicologia

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Disciplina orientada para promoção de competências, aptidões e análise dos métodos de investigação associados à investigação em Artes, nomeadamente interpretação, composição e musicologia.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Capacidade de compreensão sistemática num domínio científico de estudo;
Promover competências, aptidões e análise dos métodos de investigação associados à investigação em Artes, nomeadamente interpretação, composição e musicologia;
Capacidade para analisar e selecionar as melhores abordagens e metodologias em função do objecto de estudo e das hipóteses de trabalho e estudo em projecto.
Promover uma combinação eficaz para uma abordagem metodológica que combine a praxis e a reflexão teórica.
Promover competências para analisar as metodologias que melhor se enquadram nas diferentes fases de trabalho integrando Criação e Manipulação; Seleção; Síntese; Articulação (de problemas e conceitos); Apresentação; discussão crítica.
Promover a capacidade de comunicar com os seus pares, a restante comunidade académica e a sociedade em geral sobre a
área em que são especializados.

Conteúdos Programáticos

Na unidade curricular Metodologia de Investigação em Artes e Ciências Musicais o doutorando deverá apresentar em comunicação oral e por escrito um artigo que desenvolva a componente nuclear do seu tema de investigação, numa perspectiva detalhada em termos de reflexão metodológica. Este trabalho deverá seguir as convenções dos artigos científicos. Para a avaliação deste trabalho serão tidos em conta a clareza e estrutura de formulação escrita, pensamento original, capacidade de síntese e integridade científica. Deverão ser respeitadas as normas de edição indicadas.

Métodos de Ensino

Apresentação de bibliografia e referências metodológicas em função das áreas específicas a desenvolver em coordenação com os projectos individuais de investigação. Apresentação de estudos de caso para promover análise de metodologias.
Desenvolvimento das capacidades de expressão escrita e oral e capacidade crítica de leitura da bibliografia específica.
Promover uma escrita clara sem redundâncias, termos coloquiais ou incipiência de conceitos musicais e/ou científicos.
Apresentação clara e interessante.
Organização do trabalho (clareza e rigor).

Avaliação

Trabalhos escritos : 75%
Avaliação contínua: 10%
Capacidade na apresentação oral: 15%

Bibliografia

AZEVEDO, C. A. Moreira ; AZEVEDO, Ana Gonçalves de.(2003). Metodologia Científica: Contributos práticos para a elaboração de trabalhos académicos. Lisboa: Universidade Católica.
BARTLETT, Brydie-Leigh; ELLIS, Carolyn (2009) Music Autoethnographies: Making Autoethnography Sing/Making Music Personal , Australian Academic Press.
BELL, J. (2002). Como realizar um projecto de investigação: Um guia para a pesquisa em Ciências Sociais e da Educação. Lisboa: Gradiva.
DENZIN, N. K. & LINCOLN, Y. S. (Eds.) (2000). The handbook of qualitative research.Thousand Oaks, CA: Sage.
ELLIS, C. & BOCHNER, A. (Eds.) (1996). Composing ethnography: Alternative forms of qualitative writing. Walnut Creek: Alta Mira Press.
KNOWLES, J. G. & COLE, A. (Eds.) (2008). Handbook of the arts in qualitative research: perspectives, methodologies, examples, and issues. Los Angeles: Sage Publication.
LEMAN, M. (2005). Musical creativity research. In J. C. Kaufman & J. Baer (Eds.), Creativity Across Domains: Faces o

Equipa Docente