2023

Projeto experimental de teatro

Nome: Projeto experimental de teatro
Cód.: ARC12597L
15 ECTS
Duração: 15 semanas/390 horas
Área Científica: Teatro

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Realização de um espetáculo teatral a partir de um texto, pré-existente ou não, envolvendo competências diferenciadas dos alunos em todos os domínios da realização do espetáculo: seleção do texto de base, dramaturgia, conceção da encenação, definição das metodologias de trabalho, ensaios, realização plástica e técnica do espetáculo e apresentações públicas.
Aplicação dos conhecimentos de ordem prática, teórico-práticas e teóricas desenvolvidos ao longo da Licenciatura, desenvolvendo no aluno capacidades artísticas em um ou mais domínios específicos do trabalho teatral representação, encenação, cenografia, dramaturgia.
A Direção/Encenação do Projeto desta disciplina deverá incentivar a participação mais ativa dos alunos nas áreas de criação do espetáculo (encenação, realização plástica do espetáculo e atuação). Treino de Corpo, Movimento e Voz aplicados ao projeto (os professores, um de cada área, devem acompanhar o desenvolvimento do projeto.

Conteúdos Programáticos

1- Dramaturgia: Análise dramatúrgica ou adaptação dramatúrgica de um texto não teatral; Desenvolvimento do conceito de encenação, cenografia, figurinos etc.
2 – Interpretação:
a)Das ideias para o palco: exploração da teatralidade, Improvisação, Jogo teatral;
b) A invenção das personagens, Contexto e circunstâncias dadas, Criatividade e potencialidades individuais do actor, Exploração da fisicalidade
3 – Ensaios: Apropriação do espaço e marcações, Desenvolvimento na criação da personagem a partir da cenografia, figurinos e adereços
Ensaios técnicos (iluminação e sonoplastia)

Métodos de Ensino

Análise e/ou adaptação dramatúrgica e ensaios de mesa.
Exercícios de Improvisação, criação da personagem, memorização do texto.
Ensaios de marcação no espaço e desenvolvimento das cenas
Ensaios corridos e técnicos no espaço com cenografia, figurinos, luz e som

Avaliação:
- Assiduidade, empenho e qualidade de participação - 20%;
- Apreensão dos conteúdos, competências adquiridas e evolução verificada - 20%
- Reflexão teórica ou diário das aulas -10% (Opcional)
- Avaliação intercalar (com a presença de júri): apresentação cénica – 20%
- Apresentações finais – 30%
NB -cada docente deverá ter uma percentagem diferente consoante o nº de horas de contacto:
- Interpretação – 60%
- Corpo – 20%
- Voz – 10%
- Cenografia – 10%

Bibliografia

Goldberg, RoseLee, (2011), Performance Art: From Futurism to the Present, Thames and Hudson, 3rd Edition
Grotowski, Brecht, Piscator, Benjamin, Dort e outros (1973): Teatro e Vanguarda. Lisboa:Presença.
Marranca, Bonnie (1996) Theatre of Images (PAJ) The Johns Hopkins U. Press
Roose-Evans, James (1989): Experimental Theatre from Stanislavski to the Present. Routledge, 4th edi.
Kumiega, Jennifer. 1985. The Theatre of Grotowski. London: Methuen.
Lehmann, Hans-Thies. 2006. Postdramatisches Theater. K. Jürs-Munby trad. Postdramatic Theatre. London: Routledge.
Mamet, David. 1999. True and False. Heresy and Common Sense for the Actor. NY: Vintage.
Mamet, David. 2010. Theatre. NY: Faber & Faber.
Vanden Heuvel, Michael. 1993. Performing Drama / Dramatizing performance.
Alternative Theater and the Dramatic Text. Ann Arbor: U of Michigan P.
Wangh, Stephen. 2000. An Acrobat of the Heart. A Physical Approach to Acting Inspired by the Work of Jerzy Grotowski. MY: Vintage.
Zarrilli, Phillip B. 200