2023

Teorias do Ator

Nome: Teorias do Ator
Cód.: ARC12593L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Teatro

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Assegurar a educação inclusiva, e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos entanto que cidadãos e especialistas em artes cénicas.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

1. Desenvolver o espírito analítico, crítico e de observação nos alunos relativamente às diferentes tendências teatrais no que respeita ao papel do actor, como elemento fundamental do processo teatral.
2. Análise diacrónica e sincrónica do papel do ator em função das principais correntes estéticas que marcam o Teatro nos séc.s XX e XXI.
3. Motivar os estudantes para aplicarem os conhecimentos adquiridos do estudo sobre os principais modelos, ocidentais, da arte do ator, contribuindo assim para um aumento das suas competências profissionais e práticas.
4. Incentivar nos estudantes aptidões de organização e sistematização da informação recolhida nos diferentes processos analíticos, desenvolvendo assim as suas capacidades específicas para que saibam de forma metódica, sumária e crítica apresentar os resultados do seu trabalho individual e/ou em equipa.

Conteúdos Programáticos

Stanislavski – o Sistema e o método.
Alguns caminhos distintos no desenvolvimento do método:a) O ênfase do papel do subconsciente no método, visto por Strassberg; b) O método e o exame crítico realizado por Mikhail Tchekhov.
O Construtivismo e o Teatro da Biomecânica de Meyerhold, em antagonismo ao esteticismo de Tairov.
Características do Teatro Épico e o trabalho do Ator no método brechtiano.
O envolvimento do espectador: Living Theater e a “crueldade” de Artaud.
O treino do ator com Grotowski e Barba: o rito e a relação com o espectador.
O Actor e o espaço vazio: Brook, Luca Ronconi, Ariane Mnouchkine.
O View Point: Anne Bogart e a apropriação ocidental do método de Tadashi Suzuki.
Katie Mitchell e a utilização virtuosa do videodesign no trabalho teatral.
Gerald Thomas: o pensamento como processo, e o processo como tempo e espaço da cena.

Métodos de Ensino

O ensino das matérias do programa assenta na análise e discussão sistemática de textos de aproximação aos principais modelos contemporâneos da arte do ator no ocidente.
As aulas estão organizadas em duas partes: a primeira, será preenchida por uma exposição da matéria, seguindo-se depois um debate, e/ou análise de material documental.

Métodos de avaliação
O aluno pode optar entre a avaliação contínua ou um exame final:
Para ser avaliado, o aluno deverá estar presente em 80% das sessões, ou seja, o limite de faltas injustificadas é fixado em 20% do total de sessões no semestre, com exceção dos alunos trabalhadores.
1. Avaliação contínua
a) Apresentação de um trabalho (50%).
b) Participação nos debates e assiduidade (20%).
c) Frequência (30%).
2. Exame final

Bibliografia

Aslan, Odette, 1994 - O Ator no Século XX-São Paulo, Perspectiva.
Brook, Peter, 1968-2008 - O Espaço Vazio - Lisboa, Orfeu Negro.
Chekhov, Michael, 2003 - Para o Ator - São Paulo, Martins Fontes.
Grotowski, Jersy, 2007- O Teatro Laboratorio de Jersy Grotowski. São Paulo: Perspectiva.
Guinsburg, J., 2001 - Stanislavski, Meierhold & Cia. São paulo, Perspectiva.
Koudela, Ingrid, 1991 - Brecht, Um Jogo de Aprendizagem - São Paulo, Edit. da Universidade.
Meyerhold, Vzévolod, 1980 - O Teatro Teatral - Lisboa, Arcádia.
Ripellino, Angelo, 1971 - Maiakovski e o Teatro de Vanguarda - São Paulo, Perspectiva.
Stanislavski, Constantin, 1979: A Preparação do Actor. Lisboa: Arcádia.
Stanislavski, Constantin, 1977: A construção da personagem. Lisboa: SST CGD.

Equipa Docente