2023

Tendências Contemporâneas do Espetáculo

Nome: Tendências Contemporâneas do Espetáculo
Cód.: ARC12590L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Teatro

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

a) promover a reflexão crítica em torno da criação teatral contemporânea;
b) elaborar um mapa de criadores, pensadores, críticos, metodologias de criação e centros de investigação e difusão que situem a criação contemporânea na sua condição crítica, interdisciplinar e transdisciplinar, nas relações com a história, os movimentos artísticos, as tensões e tendências que a caracterizam;
c) encorajar os alunos na investigação de mecanismos e tensões culturais (questões de género, poder, saber, violência e representação) que colocam as práticas de criação em relação com as dinâmicas culturais da sociedade contemporânea;
d ) estimular a inquirição crítica, a capacidade de enunciar e resolver problemas, através de exposições orais, de ensaios e recensões, assim como pela exploração das TI (blog, moodle);
e) encorajar o aprofundamento de leituras, e a verificar o impacto das tecnologias nas práticas sociais e artísticas e nos modos de as pensar (mediatização, internet, bio e tecnopolíticas).

Conteúdos Programáticos

1. Para mapear a criação teatral contemporânea: protagonistas, temas e problemas.
2. Teatro e política: elementos para um percurso.
3. Teatro e inscrição da violência. Ser espectador em tempos de terror.
4. O teatro na cultura dos média: teatro e dispositivos tecnológicos.
5. Teatro e outras disciplinas.
6. Seminário (em cada ano, um tema a negociar e a explorar com os alunos em regime de seminário).

Métodos de Ensino

Em aula, a metodologia dominante é a aprendizagem participada: textos, documentos, obras são abordados em aula com preparação prévia, visando a participação, o debate, a análise e contacto com documentos e materiais da criação artística contemporânea. A assiduidade assume um relevo determinante, uma vez que a participação é uma ferramenta geradora de problematizações, apropriações e re-utilizações, nomeadamente no contexto do seminário. Ao longo do semestre, duas entregas (texto escrito curto) são esperadas.
Os alunos são estimulados a desenvolver um mapa / roteiro de investigação, a apresentar e defender. Uma prova escrita (ensaio, quizz, frequência) podem complementar a participação e o trabalho.
A orientação tutorial adquire aqui um lugar central, a que o aluno pode e deve recorrer sempre que necessário, para equacionar o seu trabalho dentro e fora da aula.
O regime de avaliação final prevê uma prova escrita de exame.

Bibliografia

Berghaus, G.
2005a Avant-garde performance. Live events and electronic technologies. Nova Iorque, Palgrave.
2005b Theatre, performance, and the historical avant-garde. Nova Iorque, Palgrave.
Burt, R.
2017 Ungoverning dance. Contemporary european theatre dance and the commons. Oxford, Oxford U. P..
Delgado, M. M. & Svich, C. (eds.)
2002 Theatre in crisis? Performance manifestos for a new century. Manchester, Manchester U. P..
Drain, R. (ed.)
1995 Twentieth century theatre. Londres e Nova Iorque, Routledge.
Fischer-Lichte, E.
2014 The Routledge introduction to theatre and performance studies. Londres, Routledge.
Huxley, M. & Witts, N. (eds.)
1996 The twentieth-century performance reader. Londres / Nova Iorque, Routledge [20022].

Equipa Docente