2024
Introdução à dramaterapia
Nome: Introdução à dramaterapia
Cód.: ARC12587L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Teatro
Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Apresentação
Os fundamentos base e as técnicas da dramaterapia
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
A dramaterapia apresenta influências tanto da área artística como psicológica e terapêutica. A U.C. tem como objetivos :
1- Conhecer as bases teóricas da Dramaterapia .
2- Explorar os elementos dramáticos Corpo, Voz, Espaço, Tempo, Objetos, Linguagem Gestual e Linguagem Verbal.
3- Identificar os processos criativos envolvidos nas técnicas ativas de expressão e comunicação em particular dos rituais dramáticos.
4-Conhecer Modelos, Técnicas e Materias da Dramaterapia
5- Identificar as potencialidades da dramaterapia no âmbito profissional
6-Reflectir sobre o papel da investigação na dramaterapia
1- Conhecer as bases teóricas da Dramaterapia .
2- Explorar os elementos dramáticos Corpo, Voz, Espaço, Tempo, Objetos, Linguagem Gestual e Linguagem Verbal.
3- Identificar os processos criativos envolvidos nas técnicas ativas de expressão e comunicação em particular dos rituais dramáticos.
4-Conhecer Modelos, Técnicas e Materias da Dramaterapia
5- Identificar as potencialidades da dramaterapia no âmbito profissional
6-Reflectir sobre o papel da investigação na dramaterapia
Conteúdos Programáticos
1.Teoria da dramaterapia :
1.2. A natureza da dramaterapia. A catarse Aristotélica.
1.3.Influencias teóricas na dramaterapia.
1.4. Introdução ao trabalho de Carl Jung. O simbólico e o metafórico.
1.5. Os contributos do Jogo Dramático e da Expressão Dramática e suas fases de
desenvolvimento.
1.5. Diferenças e semelhanças entre drama e dramaterapia e psicodrama.
2. Prática da dramaterapia
2.1.Vivência prática dos elementos dramáticos.
2.2.Do teatro à Dramaterapia.
2.3.Dança-drama.
2.4. Teatro terapêutico e rituais dramáticos
2.5.Contos, mitos e lendas no processo terapêuticos.
3. Dramaterapia e o Cliente
3.1.Factores relevantes para a avaliação em dramaterapia.
3.2.Situações clinicas e contextos mas apropriadas para dramaterapia.
3.3.Modelos de Supervisão em dramaterapia.
1.2. A natureza da dramaterapia. A catarse Aristotélica.
1.3.Influencias teóricas na dramaterapia.
1.4. Introdução ao trabalho de Carl Jung. O simbólico e o metafórico.
1.5. Os contributos do Jogo Dramático e da Expressão Dramática e suas fases de
desenvolvimento.
1.5. Diferenças e semelhanças entre drama e dramaterapia e psicodrama.
2. Prática da dramaterapia
2.1.Vivência prática dos elementos dramáticos.
2.2.Do teatro à Dramaterapia.
2.3.Dança-drama.
2.4. Teatro terapêutico e rituais dramáticos
2.5.Contos, mitos e lendas no processo terapêuticos.
3. Dramaterapia e o Cliente
3.1.Factores relevantes para a avaliação em dramaterapia.
3.2.Situações clinicas e contextos mas apropriadas para dramaterapia.
3.3.Modelos de Supervisão em dramaterapia.
Métodos de Ensino
Trabalho prático em grande grupo, individual e pequenos grupos. Privilegiando numa perspetiva de aprendizagem ativa o trabalho em pequenos grupos na componente teórica poderá recorrer a materiais audio-visuais.
Na sessões práticas serão realizadas vivência globalizantes de técnicas expressivo-criativas e artístico-terapêuticas adaptadas das tecnicas mais utilizadas em dramaterapia. Sempre que possível serão usadas técnicas de micro-ensino e prática simulada com o feedback da prática de intervenção-investigação.
Avaliação contínua:
-Trabalho de grupo sobre um tema relevante para a U.C., que deverá envolver a realização de uma dinâmica de grupo (40%);
-Portefólio individual dos trabalhos realizados na U.C. incluindo as vivências procedentes dos ateliers de expressão (40%)
-Empenho e qualidade da participação nas aulas incluindo ficha de auto-avaliação (20%)
Exame:
-Prova escrita (40%)
-Proposta de intervenção num contexto específico, apresentada de forma escrita e oral (60%)
Na sessões práticas serão realizadas vivência globalizantes de técnicas expressivo-criativas e artístico-terapêuticas adaptadas das tecnicas mais utilizadas em dramaterapia. Sempre que possível serão usadas técnicas de micro-ensino e prática simulada com o feedback da prática de intervenção-investigação.
Avaliação contínua:
-Trabalho de grupo sobre um tema relevante para a U.C., que deverá envolver a realização de uma dinâmica de grupo (40%);
-Portefólio individual dos trabalhos realizados na U.C. incluindo as vivências procedentes dos ateliers de expressão (40%)
-Empenho e qualidade da participação nas aulas incluindo ficha de auto-avaliação (20%)
Exame:
-Prova escrita (40%)
-Proposta de intervenção num contexto específico, apresentada de forma escrita e oral (60%)
Bibliografia
FEDER, E FEDER, B. (1981) The Expressive Arts Therapies. Englewood Cliffs N. J: Prentice- Hall .
FONTANA, D. and VALENTE, L. (1991) Drama as pre-therapy: A perspective from psychology and dramatherapy. Speech and Drama, 40,1, 35-40.
SOUSA, B. A. (2005). Psicoterapias Activas (Arte-Terapias). Lisboa: Livros Horizonte.
VALENTE, L. ( 1993). Dramaterapia: Aspectos Relevantes na Formação de Professores e Educadores. In Actas do II Congresso da Sociedade Portuguesa Ciências de Educação. Braga.
VALENTE, L. & FONTANA, D. (1994) Dramatherapist and client: an examination of good practice and outcomes. The Arts in Psychotherapy, 21, 3-10.
VALENTE, L.(1994) Myths and Legends and Psycho-Social Development. In Actas do 3 rd European Congress of INSEA. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Lisboa .
VALENTE, L. (2008) Dramaterapia e Saúde Psicológica: contributos numa educação para a saúde. In J. Bonito (org) Educação para a Saúde no Século XXI: Teorias, Modelos e Práticas. Edição
FONTANA, D. and VALENTE, L. (1991) Drama as pre-therapy: A perspective from psychology and dramatherapy. Speech and Drama, 40,1, 35-40.
SOUSA, B. A. (2005). Psicoterapias Activas (Arte-Terapias). Lisboa: Livros Horizonte.
VALENTE, L. ( 1993). Dramaterapia: Aspectos Relevantes na Formação de Professores e Educadores. In Actas do II Congresso da Sociedade Portuguesa Ciências de Educação. Braga.
VALENTE, L. & FONTANA, D. (1994) Dramatherapist and client: an examination of good practice and outcomes. The Arts in Psychotherapy, 21, 3-10.
VALENTE, L.(1994) Myths and Legends and Psycho-Social Development. In Actas do 3 rd European Congress of INSEA. Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação. Lisboa .
VALENTE, L. (2008) Dramaterapia e Saúde Psicológica: contributos numa educação para a saúde. In J. Bonito (org) Educação para a Saúde no Século XXI: Teorias, Modelos e Práticas. Edição
Equipa Docente
- Carlos Alberto Nicolau Lima Antunes [responsável]