2024
Introdução ao Teatro de Marionetas
Nome: Introdução ao Teatro de Marionetas
Cód.: ARC12580L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Teatro
Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- iniciar os alunos no conhecimento teórico e histórico do teatro de marionetas.
- introduzir o aluno à experimentação prática desta forma de teatro.
Competências:
- conhecer as problemáticas históricas e teóricas recorrentes no teatro de marionetas;
- apreender a especificidade da prática artística do teatro de marionetas e do actor/marionetista no teatro contemporâneo;
- conhecer e saber usar as técnicas da marioneta.
- aplicar as metodologias adequadas na investigação teatral da marioneta.
- desenvolver capacidades de comunicação oral e escrita individual e em grupo.
- introduzir o aluno à experimentação prática desta forma de teatro.
Competências:
- conhecer as problemáticas históricas e teóricas recorrentes no teatro de marionetas;
- apreender a especificidade da prática artística do teatro de marionetas e do actor/marionetista no teatro contemporâneo;
- conhecer e saber usar as técnicas da marioneta.
- aplicar as metodologias adequadas na investigação teatral da marioneta.
- desenvolver capacidades de comunicação oral e escrita individual e em grupo.
Conteúdos Programáticos
1. Módulo teórico: O teatro de marioneta como prática artística e objecto de estudo. Especificidade. O contributo do teatro de marionetas para a evolução das formas teatrais. Perspectiva histórica: a tradição popular da Marioneta na Europa dos séc. XIX e XX.
2. Encontros com marionetistas portugueses: A prática do teatro de marionetas tradicional hoje (Bonecos de Santo Aleixo; Dom Roberto). Teatro de marionetas e artes visuais (Trulé). A marioneta no teatro contemporâneo: estudos de caso (Teatro de Marionetas do Porto; Teatro de Ferro).
3. Workshops de construção e manipulação de marionetas. Em torno do actor marionetista: o corpo e a máscara. Exercícios de construção.
4. A investigação do teatro de marionetas: participação em seminários e projectos; escrita ensaística sobre o tema.
2. Encontros com marionetistas portugueses: A prática do teatro de marionetas tradicional hoje (Bonecos de Santo Aleixo; Dom Roberto). Teatro de marionetas e artes visuais (Trulé). A marioneta no teatro contemporâneo: estudos de caso (Teatro de Marionetas do Porto; Teatro de Ferro).
3. Workshops de construção e manipulação de marionetas. Em torno do actor marionetista: o corpo e a máscara. Exercícios de construção.
4. A investigação do teatro de marionetas: participação em seminários e projectos; escrita ensaística sobre o tema.
Métodos de Ensino
O ensino dispensado na unidade curricular assenta em três vertentes metodológicas:
- nas aulas presenciais de natureza expositiva; em sessões de debate com a participação dos alunos, apoiadas em leituras e pesquisas prévias; em sessões de contacto com artistas convidados. O trabalho de pesquisa e leituras e a participação oral nas aulas são sujeitos à avaliação;
- nas aulas presenciais de natureza laboratorial de construção de um espectáculo assente em contributos individuais e de grupo, sujeito à avaliação com apresentação do resultado (marioneta construída; texto e manipulação; qualidade da prestação artística na apresentação pública) e de um relatório escrito;
- no trabalho de pesquisa feito pelo aluno, nos quais são privilegiados os recursos recursos bibliográficos disponíveis em bibliotecas ou sites especializadas ou em bases de dados, com vista à elaboração de um trabalho individual de investigação, com apresentação escrita, de um tema escolhido pelo aluno.
- nas aulas presenciais de natureza expositiva; em sessões de debate com a participação dos alunos, apoiadas em leituras e pesquisas prévias; em sessões de contacto com artistas convidados. O trabalho de pesquisa e leituras e a participação oral nas aulas são sujeitos à avaliação;
- nas aulas presenciais de natureza laboratorial de construção de um espectáculo assente em contributos individuais e de grupo, sujeito à avaliação com apresentação do resultado (marioneta construída; texto e manipulação; qualidade da prestação artística na apresentação pública) e de um relatório escrito;
- no trabalho de pesquisa feito pelo aluno, nos quais são privilegiados os recursos recursos bibliográficos disponíveis em bibliotecas ou sites especializadas ou em bases de dados, com vista à elaboração de um trabalho individual de investigação, com apresentação escrita, de um tema escolhido pelo aluno.
Bibliografia
Bell, John (ed.) 2001, Puppets, masks, and performing objects. Cambridge (MA) / Londres, The MIT Press.
Dassia, N. Posner & al., 2014, The Routledge Companion to Puppetry and material Performance. London/New York, Routledge.
Ferreira, José Alberto, 2015, Da Vida das marionetas. Lajes do Pico, Companhia das Ilhas.
Francis, Penny, 2012, Puppetry. A Reader in Theatre Practice. Palgrave McMillan.
Jurkowski, Henryk,2008, Métamorphoses. La marionnette au XXe siècle. Montpellier, IIM / L'Entretemps.
McCormick, John & Pratasik, Bennie,1998, Popular puppet theatre in Europe (1800-1914), Cambridge, Cambridge University Press.
Unima, 2009, Encyclopédie mondiale de la marionnette, L'Entretemps.
Zurbach, C., José Alberto Ferreira, Paula Seixas (eds.) 2007, Autos, passos e bailinhos. Évora, Casa do Sul, CHAIA e CENDREV.
Adágio (Cendrev): nº 18; nº 19; nº 23-24; nº 30-31.
Moín-Moín, on-line http://www.ceart.udesc.br/
Théâtre Public, nos 34-35, Août-septembre 1980
Dassia, N. Posner & al., 2014, The Routledge Companion to Puppetry and material Performance. London/New York, Routledge.
Ferreira, José Alberto, 2015, Da Vida das marionetas. Lajes do Pico, Companhia das Ilhas.
Francis, Penny, 2012, Puppetry. A Reader in Theatre Practice. Palgrave McMillan.
Jurkowski, Henryk,2008, Métamorphoses. La marionnette au XXe siècle. Montpellier, IIM / L'Entretemps.
McCormick, John & Pratasik, Bennie,1998, Popular puppet theatre in Europe (1800-1914), Cambridge, Cambridge University Press.
Unima, 2009, Encyclopédie mondiale de la marionnette, L'Entretemps.
Zurbach, C., José Alberto Ferreira, Paula Seixas (eds.) 2007, Autos, passos e bailinhos. Évora, Casa do Sul, CHAIA e CENDREV.
Adágio (Cendrev): nº 18; nº 19; nº 23-24; nº 30-31.
Moín-Moín, on-line http://www.ceart.udesc.br/
Théâtre Public, nos 34-35, Août-septembre 1980
Equipa Docente
- Ângela Sofia Branco Ribeiro
- Isabel Maria Gonçalves Bezelga [responsável]