2024
Performance
Nome: Performance
Cód.: ARC12579L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Teatro
Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Objetivos:
- Caracterizar a área de estudos através de diferentes abordagens e autores/artistas;
- Identificar pontos de partida para a construção de performances em vários contextos e discuti-los;
- Concretizar pontos de partida através de metodologias individuais definidas e efetivadas;
- Refletir sobre os vários processos de criação.
Competências a desenvolver:
- Capacidade de pesquisa;
- Capacidade de criação de pequenas performances, argumentando as suas opções e metodologias;
- Capacidade de análise e discussão.
- Caracterizar a área de estudos através de diferentes abordagens e autores/artistas;
- Identificar pontos de partida para a construção de performances em vários contextos e discuti-los;
- Concretizar pontos de partida através de metodologias individuais definidas e efetivadas;
- Refletir sobre os vários processos de criação.
Competências a desenvolver:
- Capacidade de pesquisa;
- Capacidade de criação de pequenas performances, argumentando as suas opções e metodologias;
- Capacidade de análise e discussão.
Conteúdos Programáticos
I A performance e a(s) (auto)biografia(s). A performance enquanto ato necessário na construção de lugares de fala. Minorias clássicas e a contextualização do corpo contemporâneo.
II Performance e contextos.
III Ritual em performance: objeto e/ou sujeito.
IV - Ateliê de criação: aplicação dos conhecimentos abordados na construção de pequenas performances. Análise e discussão das mesmas.
II Performance e contextos.
III Ritual em performance: objeto e/ou sujeito.
IV - Ateliê de criação: aplicação dos conhecimentos abordados na construção de pequenas performances. Análise e discussão das mesmas.
Métodos de Ensino
As metodologias utilizadas são: expositiva, dialética e prática simulada. A expositiva assenta na apresentação de conceitos, referências e material iconográfico desenho, fotografia e material audiovisual. A dialética assenta na discussão, argumentação e questionamento constantes no confronto entre as práticas apresentadas e as práticas dos estudantes. A prática simulada assenta na construção de pequenas performances individuais.
A avaliação é contínua, o que implica a presença efetiva do aluno em 70% das aulas.
Constituem elementos de avaliação:
- participação e sentido crítico 25%;
- pequeno ensaio sobre um tema específico (10 páginas A4, letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5) 35%
- 2 exercícios práticos de composição e argumentação das opções, um deles individual e o outro em grupo 40%
A avaliação é contínua, o que implica a presença efetiva do aluno em 70% das aulas.
Constituem elementos de avaliação:
- participação e sentido crítico 25%;
- pequeno ensaio sobre um tema específico (10 páginas A4, letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5) 35%
- 2 exercícios práticos de composição e argumentação das opções, um deles individual e o outro em grupo 40%
Bibliografia
Amelia Jones (1997), Presence in Absentia: Experiencing Performance as Documentation, Art Journal, Vol 56, no 4, 11-18.
Amelia Jones and Tracey Warr (eds) (2000), The Artists Body, Phaidon.
Deidre Heddon (2002), Performing the Self, M/C: A Journal of Media and Culture, Vol 5, no 5. http://www.media-culture.org.au/mc/0210/Heddon.html
Gonçalo M. Tavares (2013), Atlas do Corpo e da Imaginação, Caminho.
Gregory Battcock and Robert Nickas (eds) (1984), The Art of Performance, A Critical Anthology, UbuWeb Edition.
Lizbeth Goodman and Jane de Gay (eds) (2002), The Routledge Reader of Politics and Performance, Routledge.
Marvin Carlson (2010), Performance: Uma Introdução Crítica, UFMG.
Richard Schechner (2013), Performance Studies: An Introduction, Routledge.
Roselee Goldberg (2007), A Arte da Performance - do Futurismo ao Presente, Orfeu Negro.
Tami Spry (2001), Performing Autoethnography: Na Embodied Methodological Praxis, Qualitative Inquiry, Vol 7, no 6, 706-732
Amelia Jones and Tracey Warr (eds) (2000), The Artists Body, Phaidon.
Deidre Heddon (2002), Performing the Self, M/C: A Journal of Media and Culture, Vol 5, no 5. http://www.media-culture.org.au/mc/0210/Heddon.html
Gonçalo M. Tavares (2013), Atlas do Corpo e da Imaginação, Caminho.
Gregory Battcock and Robert Nickas (eds) (1984), The Art of Performance, A Critical Anthology, UbuWeb Edition.
Lizbeth Goodman and Jane de Gay (eds) (2002), The Routledge Reader of Politics and Performance, Routledge.
Marvin Carlson (2010), Performance: Uma Introdução Crítica, UFMG.
Richard Schechner (2013), Performance Studies: An Introduction, Routledge.
Roselee Goldberg (2007), A Arte da Performance - do Futurismo ao Presente, Orfeu Negro.
Tami Spry (2001), Performing Autoethnography: Na Embodied Methodological Praxis, Qualitative Inquiry, Vol 7, no 6, 706-732
Equipa Docente
- Beatriz de Oliveira Sequeira Cantinho [responsável]