2023

Dramaturgia do Texto e da Cena

Nome: Dramaturgia do Texto e da Cena
Cód.: ARC12574L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Teatro

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

As alterações incidem na Bibliografia (actualizada)

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

- Desenvolver a compreensão dos instrumentos que são usados na dramaturgia do texto e da cena.
- Conhecer e aplicar os modelos de análise do teatro de acordo com as principais poéticas da escrita e da representação teatral.
- Conhecer a prática artística do teatro escrito e encenado nos momentos-chave da sua evolução histórica.
COMPETÊNCIAS:
Competências Intelectuais:
- Capacidade de leitura e interpretação de textos e de encenações teatrais.
- Capacidade de relacionar a produção textual e a produção cénica de obras teatrais.
Competências Práticas:
- Capacidade de produzir análises críticas das obras escritas e encenadas.
- Capacidade de confrontar as análises dos textos de teatro com as suas realizações cénicas.
Competências Interpessoais:
- Capacidade de comunicação oral e escrita em interacção.
Competências Instrumentais:
- Capacidade de utilização dos instrumentos de análise dramatúrgica na produção de propostas artísticas a partir de um texto.

Conteúdos Programáticos

1. 1. Enquadramento no âmbito dos Estudos Teatrais. 2. Origem e desenvolvimento da Dramaturgia como área histórica da prática teatral moderna e contemporânea desde Diderot, Lessing, Brecht. 3. Novas abordagens nas últimas décadas do séc. XX: o papel do espectador; dramaturgia e performance.
1.1.2. Dramaturgia do texto. As poéticas teatrais e a prática de escrita do texto dramático: uma perspectiva histórica. 2. A dramaturgia como prática de leitura do texto; análise crítica de conceitos recorrentes: género dramático; personagem; acção dramática e fábula.
1.1.3. Dramaturgia do texto para a (e da) cena: o texto “posto em cena”.
2. Estudos de casos com documentos videográficos num corpus de autores e obras em encenações de referência contemporâneas:
a) A invenção da comédia clássica em França na obra de Molière.
b) A dramaturgia isabelina: estatuto do texto e da cena no teatro de Shakespeare.
c) A leitura e a interpretação do trágico e do cómico na dramaturgia de Tchekhov.

Métodos de Ensino

O ensino dispensado na unidade curricular assenta em duas vertentes metodológicas estruturantes:
1) o trabalho realizado nas sessões colectivas presenciais;
2) o trabalho individual ou em grupo de pesquisa e de produção de textos críticos ou comentários sobre as matérias e os casos estudados.

A primeira vertente envolve a participação activa do aluno nas aulas, com apoio dos conhecimentos recolhidos na leitura prévia de textos. Tais apoios devem estimular e facilitar a participação individual no diálogo e no debate estabelecido em torno das questões levantadas pelas obras (enquanto textos e enquanto propostas de criadores na sua versão encenada).

A segunda vertente consiste no prolongamento do trabalho acompanhado pelo docente nas aulas, num trabalho de pesquisa de materiais, de levantamento e organização de dados com vista à elaboração dos elementos de avaliação, nomeadamente apresentações orais breves e um trabalho escrito final, de natureza ensaística.

Bibliografia

DANAN, J., O que é a dramaturgia? Évora, Editora Licorne, 2010 [2010]
NELSON, R. & David Jones, Making Plays. The writer-Director Relationship in the Theatre Today, London, Faber and Faber Limited, 1995
PAVIS, P, Dicionário do Teatro, São Paulo, Editora Perspetiva, 1999, [1996]
_______, A Análise dos espectáculos, São Paulo, Editora Perspetiva S.A., 2003 [1996]
_______, A Encenação contemporânea, São Paulo, Editora Perspectiva S.A., 2010 [2007]
Sinais de Cena, Série I, 1-22, 2004-2014 em http://cvc.instituto-camoes.pt/conhecer/biblioteca-digital-camoes/revistas-e-periodicos; Série II, Lisboa, Orfeu Negro, 2016/
TURNER, C. & Synne K. Behrndt, Dramaturgy and Performance, New York, Palgrave Macmillan, 2008
UBERSFELD, A., Os termos chave da análise teatral, Évora, Editora Licorne, 2012 [1996]
WALLIS M. & Simon Shepherd, Studying Plays, London, Arnold, 2002 [1998]

Equipa Docente