2023

Movimento e Composição

Nome: Movimento e Composição
Cód.: ARC12572L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Teatro

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos aprofundem os seus conhecimentos sobre o movimento do corpo: articulações, impulsos, músculos, intensidades, texturas. Em paralelo com o conhecimento do movimento do corpo, pretende-se que exista uma reflexão sobre o mesmo: como relacionar um texto com o corpo, desde a sua sonoridade, à sua intenção, aos seus significados.
Experimentar a relação do movimento do corpo com o espaço, nas suas relações orgânica e geométrica. bem como na relação do corpo com a música, o som, e as várias relações entre eles.
Um aspecto muito importante nesta disciplina é o despertar o desenvolvimento do corpo enquanto sujeito e objecto da autobiografia na expressão de si, bem como nas várias vertentes do trabalho enquanto performer.

Conteúdos Programáticos

1. Origem do Movimento no corpo de cada indivíduo. Articulações, impulsos e movimento orgânico. Improvisação de movimento como input para a composição de movimento.
 
2. Técnica de Laban: história e importância de Rudolf Laban na composição de movimento. A geometria, a notação, e a construção dos vinte e sete pontos do cubo como material para composição de movimento. Improvisação de movimento usando a técnica e o cubo de Laban. 
 
3. A utilização da loop station como material de produção de som para input de movimento. Composição de movimento a partir de camadas de som efectuadas pelos alunos. 
 
4. Construção de frases coreográficas a partir da autobiografia, da escolha de textos de outros, de junção de movimentos criados individualmente e partilhados com os outros.
 
5. Contacto-Improvisação como elemento gerador de partilha e de novos movimentos.
 
6. Construção de uma pequena performance de composição de movimento, onde estão presentes todas as ferramentas leccionadas nos pontos 1

Métodos de Ensino

Esta disciplina é composta por 2h horas lectivas semanais.
1. Esta disciplina é avaliada continuamente, excepto no caso de trabalhadores estudantes que não possam efectivamente frequentar as aulas;
2. Os alunos em avaliação contínua deverão ter uma assiduidade minima de 70% de frequência às aulas;
3. 30% da nota final está presente na assiduidade, iniciativa e propostas activas nas aulas; 50% da nota final está presente na realização de uma performance de composição de movimento a realizar no final do semestre; 20% da nota final está presente em dois trabalhos de reflexão sobre matérias propostas pelo docente.
4. Os alunos trabalhadores estudantes farão um trabalho teórico-prático, composto por um video com dois dos exercícios propostos nas aulas e disponíveis online aos respectivos alunos e um trabalho teórico/reflexivo mais pequeno (7 páginas no máximo, letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5).

Bibliografia

1.  Mark A. Runco, Steven R. Pritzker (editores) (1999). Encyclopedia of Creativity     – Vol. 2. London: Academic Press 
2. Bradley, K. K. (2009). Rudolf Laban. New York: Taylor & Francis .
3. Mota, J. (2012). Rudolf Laban, a coreologia e os estudos coreológicos. Repertório, Salvador , 18, 58-70.
4. Albright, Ann Cooper  (2003). Taken by Surprise. A Dance Improvisation Reader, Middletown, Connecticut : Wesleyan University Press.
5.  Gil, José (2001). Movimento Total. Lisboa: Relógio D’Água.