2024
Movimento e Composição
Nome: Movimento e Composição
Cód.: ARC12572L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Teatro
Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Pretende-se que os alunos aprofundem os seus conhecimentos sobre o movimento do corpo: articulações, impulsos, músculos, intensidades, texturas. Em paralelo com o conhecimento do movimento do corpo, pretende-se que exista uma reflexão sobre o mesmo: como relacionar um texto com o corpo, desde a sua sonoridade, à sua intenção, aos seus significados.
Experimentar a relação do movimento do corpo com o espaço, nas suas relações orgânica e geométrica. bem como na relação do corpo com a música, o som, e as várias relações entre eles.
Um aspecto muito importante nesta disciplina é o despertar o desenvolvimento do corpo enquanto sujeito e objecto da autobiografia na expressão de si, bem como nas várias vertentes do trabalho enquanto performer.
Experimentar a relação do movimento do corpo com o espaço, nas suas relações orgânica e geométrica. bem como na relação do corpo com a música, o som, e as várias relações entre eles.
Um aspecto muito importante nesta disciplina é o despertar o desenvolvimento do corpo enquanto sujeito e objecto da autobiografia na expressão de si, bem como nas várias vertentes do trabalho enquanto performer.
Conteúdos Programáticos
1. Origem do Movimento no corpo de cada indivíduo. Articulações, impulsos e movimento orgânico. Improvisação de movimento como input para a composição de movimento.
2. Técnica de Laban: história e importância de Rudolf Laban na composição de movimento. A geometria, a notação, e a construção dos vinte e sete pontos do cubo como material para composição de movimento. Improvisação de movimento usando a técnica e o cubo de Laban.
3. A utilização da loop station como material de produção de som para input de movimento. Composição de movimento a partir de camadas de som efectuadas pelos alunos.
4. Construção de frases coreográficas a partir da autobiografia, da escolha de textos de outros, de junção de movimentos criados individualmente e partilhados com os outros.
5. Contacto-Improvisação como elemento gerador de partilha e de novos movimentos.
6. Construção de uma pequena performance de composição de movimento, onde estão presentes todas as ferramentas leccionadas nos pontos 1
2. Técnica de Laban: história e importância de Rudolf Laban na composição de movimento. A geometria, a notação, e a construção dos vinte e sete pontos do cubo como material para composição de movimento. Improvisação de movimento usando a técnica e o cubo de Laban.
3. A utilização da loop station como material de produção de som para input de movimento. Composição de movimento a partir de camadas de som efectuadas pelos alunos.
4. Construção de frases coreográficas a partir da autobiografia, da escolha de textos de outros, de junção de movimentos criados individualmente e partilhados com os outros.
5. Contacto-Improvisação como elemento gerador de partilha e de novos movimentos.
6. Construção de uma pequena performance de composição de movimento, onde estão presentes todas as ferramentas leccionadas nos pontos 1
Métodos de Ensino
Esta disciplina é composta por 2h horas lectivas semanais.
1. Esta disciplina é avaliada continuamente, excepto no caso de trabalhadores estudantes que não possam efectivamente frequentar as aulas;
2. Os alunos em avaliação contínua deverão ter uma assiduidade minima de 70% de frequência às aulas;
3. 30% da nota final está presente na assiduidade, iniciativa e propostas activas nas aulas; 50% da nota final está presente na realização de uma performance de composição de movimento a realizar no final do semestre; 20% da nota final está presente em dois trabalhos de reflexão sobre matérias propostas pelo docente.
4. Os alunos trabalhadores estudantes farão um trabalho teórico-prático, composto por um video com dois dos exercícios propostos nas aulas e disponíveis online aos respectivos alunos e um trabalho teórico/reflexivo mais pequeno (7 páginas no máximo, letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5).
1. Esta disciplina é avaliada continuamente, excepto no caso de trabalhadores estudantes que não possam efectivamente frequentar as aulas;
2. Os alunos em avaliação contínua deverão ter uma assiduidade minima de 70% de frequência às aulas;
3. 30% da nota final está presente na assiduidade, iniciativa e propostas activas nas aulas; 50% da nota final está presente na realização de uma performance de composição de movimento a realizar no final do semestre; 20% da nota final está presente em dois trabalhos de reflexão sobre matérias propostas pelo docente.
4. Os alunos trabalhadores estudantes farão um trabalho teórico-prático, composto por um video com dois dos exercícios propostos nas aulas e disponíveis online aos respectivos alunos e um trabalho teórico/reflexivo mais pequeno (7 páginas no máximo, letra Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5).
Bibliografia
1. Mark A. Runco, Steven R. Pritzker (editores) (1999). Encyclopedia of Creativity Vol. 2. London: Academic Press
2. Bradley, K. K. (2009). Rudolf Laban. New York: Taylor & Francis .
3. Mota, J. (2012). Rudolf Laban, a coreologia e os estudos coreológicos. Repertório, Salvador , 18, 58-70.
4. Albright, Ann Cooper (2003). Taken by Surprise. A Dance Improvisation Reader, Middletown, Connecticut : Wesleyan University Press.
5. Gil, José (2001). Movimento Total. Lisboa: Relógio DÁgua.
2. Bradley, K. K. (2009). Rudolf Laban. New York: Taylor & Francis .
3. Mota, J. (2012). Rudolf Laban, a coreologia e os estudos coreológicos. Repertório, Salvador , 18, 58-70.
4. Albright, Ann Cooper (2003). Taken by Surprise. A Dance Improvisation Reader, Middletown, Connecticut : Wesleyan University Press.
5. Gil, José (2001). Movimento Total. Lisboa: Relógio DÁgua.