2023
Teatro Físico
Nome: Teatro Físico
Cód.: ARC12568L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Teatro
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Compreender o campo de acção do teatro físico na sua articulação com o teatro contemporãneo
Conhecer as principais referências e abordagens
Experimentar os diversos processos de comunicação corporal
Descobrir e identificar linguagens corporais próprias
Conhecer as principais referências e abordagens
Experimentar os diversos processos de comunicação corporal
Descobrir e identificar linguagens corporais próprias
Conteúdos Programáticos
Contributos de Meyerhold, Laban, Copeau e Lecoq
Acções físicas Grotovsky
Mimo, Pantomima, Clown e Artes Circenses
Improvisação
Consciência dos movimentos internos
gestualidades e códigos
Acções físicas Grotovsky
Mimo, Pantomima, Clown e Artes Circenses
Improvisação
Consciência dos movimentos internos
gestualidades e códigos
Métodos de Ensino
As metodologias utilizadas são essencialmente analíticas e de experimentação prática.
A reflexão em grupo sobre a experiência e sua contextualização estará presente.
Elaboração de pequenas criações individuais.
Será privilegiada a avaliação é contínua com os seguintes critérios:
- participação e sentido crítico 25%;
- Reflexão crítica 25%
- 2 exercícios práticos de criação (ind./duo) 50%
A reflexão em grupo sobre a experiência e sua contextualização estará presente.
Elaboração de pequenas criações individuais.
Será privilegiada a avaliação é contínua com os seguintes critérios:
- participação e sentido crítico 25%;
- Reflexão crítica 25%
- 2 exercícios práticos de criação (ind./duo) 50%
Bibliografia
ADRIAN, B. (2008). Actor Training - The Laban Way. An Integrated Approach to Voice, Speech, and Movement. New York: Allworth Press.
AZEVEDO, S. (2004). O Papel do Corpo no Corpo do Actor. São Paulo: Perspectiva.
BURNIER, L. (2001). A arte de ator: da técnica à representação. Campinas: Unicamp.
CAVALIERE, A. (1997). Meyerhold e a Biomecânica. Uma poética do corpo. São Paulo: Literatura e Sociedade, 2, 119-125.
DANI, S. (1990). A Máscara, seu sentido e seu uso no treinamento do ator. Porto Alegre: Porto Arte.
ÉTAIX, P. (1982). Les clowns et le cinema in Clowns et Farceurs (org. J. Fabbri e A. Sallée) Paris, p. 162.
LECOQ, J. (1997). Le Corps Poetique. Paris: Anrat, 1997.
RICHARDS, T. (2012). Trabalhar com Grotowski sobre as ações físicas. São Paulo: Perspectiva.
AZEVEDO, S. (2004). O Papel do Corpo no Corpo do Actor. São Paulo: Perspectiva.
BURNIER, L. (2001). A arte de ator: da técnica à representação. Campinas: Unicamp.
CAVALIERE, A. (1997). Meyerhold e a Biomecânica. Uma poética do corpo. São Paulo: Literatura e Sociedade, 2, 119-125.
DANI, S. (1990). A Máscara, seu sentido e seu uso no treinamento do ator. Porto Alegre: Porto Arte.
ÉTAIX, P. (1982). Les clowns et le cinema in Clowns et Farceurs (org. J. Fabbri e A. Sallée) Paris, p. 162.
LECOQ, J. (1997). Le Corps Poetique. Paris: Anrat, 1997.
RICHARDS, T. (2012). Trabalhar com Grotowski sobre as ações físicas. São Paulo: Perspectiva.
Equipa Docente
- Beatriz de Oliveira Sequeira Cantinho [responsável]
- Samuel Viana Meyler