2025

Química Geral

Nome: Química Geral
Cód.: QUI01090L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Química

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Apresentação

Esta unidade curricular apresenta os conceitos e princípios fundamentais da Química e dá uma panorâmica da importância da Química na Sociedade.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos definidos para a unidade curricular de Química Geral prendem-se naturalmente com o seu papel elementar, generalista e de suporte para Unidades curriculares subsequentes.
Pretende-se que os alunos sejam capazes de:
-Conhecer e compreender os conceitos e princípios fundamentais da Química;
-Conhecer e compreender a importância da Química na Sociedade e o papel central que desempenha na explicação e interpretação de fenómenos.
Os alunos deverão ainda desenvolver competências que lhe permitam:
- Identificar problemas do âmbito da Química;
- Interpretar informação especializada na área da Química;
- Aplicar os conhecimentos de Química à resolução de problemas concretos da área científica do seu curso;
- Cooperar em trabalhos de grupo.
- Complementar e consolidar as matérias ministradas através do recurso a material bibliográfico, bases de dados, informação disponível na Internet, etc

Conteúdos Programáticos

1. Constituição da matéria
2. Tabela periódica
3. Ligação química
4. Estados de agregação da matéria
5. Soluções
6. Termodinâmica química
7. Equilíbrio químico
8. Equilíbrio em sistemas heterogéneos
9. Equilíbrios iónicos em sistemas homogéneos: ácido-base
10. Eletroquímica
11. (Capítulo opcional)
Corrosão química
Cinética química

Métodos de Ensino

O ensino e a aprendizagem, realizados de forma interativa, baseados no trabalho do aluno e no apoio do docente, permitem a aquisição e articulação de conhecimentos, mas também o desenvolvimento de um conjunto de competências necessárias ao prosseguimento do curso e à interpretação de informação especializada na área da Química.
A complementaridade da abordagem teórica e prática dos conteúdos programáticos, permite a consolidação dos conhecimentos e o desenvolvimento de competências consideradas essenciais para o aluno, nomeadamente na aplicação dos conhecimentos à resolução de problemas concretos no domínio da sua área científica, na capacidade de trabalhar em grupo e fazer o planeamento, execução e discussão do trabalho experimental em química

Avaliação

A avaliação tem componentes teórica e prática. A avaliação teórica é feita por 2 testes, com igual peso, ou por 1 exame.
A avaliação prática resulta de um conjunto de relatórios entregues pelo aluno e da participação nas aulas de laboratório.
A média das classificações dos relatórios tem um peso de 75 % na nota prática enquanto a participação dos alunos nas aulas tem um peso de 25 %.
A nota final é calculada de acordo com a fórmula 0.7T+0.3L em que T é a nota teórica e L a nota prática.

Bibliografia

Chang, R. & Goldsby, K., Química, 11ª Ed., McGraw-Hill, Lisboa, 2013.

Chang, R., Chemistry,. 11th Ed., McGraw-Hill, Nova Iorque, 2012.

Atkins, P. W. & Beran, J. A., General Chemistry, 2ª Ed., W. H. Scientific American Books, Nova Iorque, 1992.

Reger, D., Goode, S. e Mercer, E., Química: Princípios e Aplicações, 2ª Ed, Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2010.