2025

Gestão de Recursos Humanos

Nome: Gestão de Recursos Humanos
Cód.: GES02334L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Gestão

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Objetivos:
*O1 Perceber a estreita ligação entre as variáveis do Comportamento Organizacional e as dimensões da GRH.
*O2 Identificar os factores críticos na gestão dos recursos humanos determinantes para o desenvolvimento sustentável da organização.
*O3 Estudar as principais dimensões e políticas da gestão recursos humanos.
*O4 Promover a capacidade de análise dos alunos na compreensão dos fenómenos e modelos organizacionais.
Competências:
* Dotar os alunos de uma perspectiva comportamental/humanista direccionada para os objectivos estratégicos da organização e do negócio.
* Promover o espírito crítico e de cidadania.
* Fomentar a comunicação oral e escrita.
* Incentivar a capacidade de trabalhar em equipa.
* Promover a capacidade de análise dos alunos na compreensão dos fenómenos organizacionais e na construção de grelhas de leitura adequadas à área da gestão de pessoas.

Conteúdos Programáticos

Módulo 1 - Comportamento Organizacional e Gestão de Recursos Humanos (GRH)
Módulo 2 - As Variáveis Comportamentais como Variáveis de Contexto da GRH
. Motivação e Satisfação no Trabalho
. Comunicação Organizacional
. Outras Variáveis Comportamentais: Grupos, Equipas, Conflitos e Inovação
Módulo 3 - A Gestão de Recursos Humanos (GRH): Das etapas da evolução da GRH às principais dimensões e políticas de GRH
Módulo 4 - Planeamento, Recrutamento, Seleção e Integração
Módulo 5 - Sistemas de gestão e avaliação do desempenho
Módulo 6 - Sistemas de Recompensa
Módulo 7 - Sistemas de Saúde e Segurança no Trabalho
Módulo 8 - Sistemas de Formação e Desenvolvimento dos Recursos Humanos
Módulo 9 - O papel dos Sistemas de Informação de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) na implementação das políticas de RH

Métodos de Ensino

A metodologia a utilizar nas aulas suportar-se-á no método expositivo apenas para a apresentação dos conceitos e instrumentos básicos de análise.
Tem-se como objetivo privilegiar a reflexão conjunta, com a participação dos alunos, a partir da análise de textos de apoio e de estudos de caso que, pela sua atualidade e oportunidade suscitem a sistematização e o aprofundamento de ideias, bem como a aplicação e validação dos modelos teóricos.As sessões letivas serão realmente de natureza teórico-prática e o modelo de ensino/aprendizagem estará bastante centrado nos alunos, estando previsto que, em cada semana, haverá a apresentação e discussão em grupo de um Estudo de Caso, referente a cada tópico do programa. Numa das sessões presenciais de cada semana, os alunos resolverão em grupo um Estudo de Caso/Exercício e apresentarão as conclusões à turma e equipa docente. Esta dinâmica tem como objetivo a interiorização e reflexão crítica feita pelos alunos sobre o conjunto vasto de matérias da UC

Avaliação

O processo de avaliação contínua contempla três elementos de avaliação de carácter obrigatório:

1) Uma Prova Escrita/1ª Frequência realizada em grupo (de 3 a 4 elementos), 30%.
2) Apresentação e discussão oral da resolução de um Caso de Estudo sobre uma política de RH. Esta apresentação estruturada será previamente atribuída a cada grupo e terá como base uma grelha de itens definidos pela equipa docente. Este elemento será desenvolvido em grupo (de 3 a 4 elementos), 15%.
3) Uma Prova Escrita individual/2ª Frequência, com consulta, 55%.

A nota mínima de qualquer elemento de avaliação contínua é de 7 valores.


Exame: Os alunos que não participarem no processo de avaliação contínua ou não completarem o processo terão a oportunidade de realizar um Exame sobre todos os conteúdos do programa com uma ponderação de 100%.

Bibliografia

. Brooks, I. (2018), Organizational Behavior – Individuals, Groups and Organization. 5ª Ed.. Pearson Education.
. Caetano, A., Neves, J. G. & Ferreira, J.M.C. (Org.) (2023). Psicossosologia das Organizações– Fundamentos e Aplicações. Lisboa. 1ª ed. Edições Sílabo.
. Caetano, A. & Vala, J. Org.(2007). Gestão de Recursos Humanos-Contextos, Processos e Técnicas. 3.ª Ed.. Lisboa. RH Editora.
. Camara, P. B., Guerra, P.B. & Rodrigues, J.V. (2016). Humanator XXI Recursos Humanos e Sucesso Empresarial. 7.ª Edição. Lisboa. Publicações D. Quixote.
. Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R.C. & Cabral-Cardoso, C. (2016). Manual de Comportamento Organizacional e Gestão. Lisboa, 8.ª Edição. RH Editora.
. Peretti, J.M (2011). Recursos Humanos, 3.ª Edição, Ed. Sílabo.
. Robbins, S. P. & Judge, T. A. (2019). Organizational Behavior. 18th Edition Prentice Hall. e-book format.
. Torrington, D., Hall, L., Taylor, S. & Atkinson, C. (2020). Human Resource Management. 11th Edition, Pearson Education.