2024

Tecnologias dos Novos Media II

Nome: Tecnologias dos Novos Media II
Cód.: VIS12798L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Arte Multimédia

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Esta disciplina pretende fornecer aos alunos uma base sólida introdutória na criação de programas gráficos
artísticos.
Os alunos terão uma ampla introdução aos conceitos elementares na criação de programas que aplicarão na
construção de exercícios e de um projecto final individual.
O aluno será incentivado a estruturar o pensamento de forma a resolver problemas artísticos através da
programação do computador.
Será utilizada a linguagem de programação Processing para ilustrar os conceitos abordados.
No final da disciplina, pretende-se que os alunos possuam as ferramentas necessárias para criar programas
gráficos artísticos no computador e na internet.

Conteúdos Programáticos

1. Origens da programação artística de máquinas. Alguns artistas e trabalhos pioneiros.
2. Estrutura e topologia do computador. Dispositivos comuns de entrada e saída de dados e média.
3. Lógica das linguagens de programação. Estruturas essenciais de um programa, do código, do processo de
compilação, linkagem e execução de um programa.
4. Introdução à linguagem de programação Java através do Processing.
5. Conhecer elementos essenciais de código : variáveis, condições, ciclos , matrizes, funções. Saber interligar os
elementos de código na construção de um programa. Noções elementares de matemática para programação.
6. Dominar as coordenadas da janela gráfica, sistemas de cores e as primitivas gráficas essenciais: ponto, linha,
rectângulo, elipse.
7. Introdução a noções de movimento de formas gráficas / animação por código.
8. Introdução e uso de programação orientada por objectos. Noções de classes, objectos, polimorfismo.
9. Introdução à análise e interacções de dados de entrada: rato, teclado, som, vídeo, sensores.
10. Uso do Processing para criação de programas gráficos que executam no computador como aplicações ou em
páginas HTML como javascript.

Métodos de Ensino

A metodologia da disciplina segue essencialmente uma metodologia mista, alternado métodos expositivos onde são explicados e analisados os conceitos fundamentais associados à programação artística, com exercício práticos onde os alunos são encorajados a mergulhar nas lógicas de programação explorando os conceitos através de exercícios e exemplos práticos fornecidos pelo professor, primeiro modificando e refinando os exemplos até conseguirem depois criar programas novos a partir das suas próprias ideias, resolvendo a estrutura lógica do programa até à concretização da ideia inicial.

Avaliação

Na ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar pelos regimes de Avaliação Contínua ou Avaliação Final. As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA guiam-se pelo regime de Avaliação Final.

AVALIAÇÃO CONTÍNUA:

a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente e submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho realizado nas aulas: 40% .

? Classificação Final: soma de a), b) e c).


AVALIAÇÃO FINAL:
a) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Prova sobre os conteúdos da disciplina 60%.

? Classificação Final: soma de a) e b).

Bibliografia

IGOE, T. (2007). “Making Things Talk”, New York: O’Reilly.
NOBLE, J. (2009). “Programming Interactivity”, New York: O’Reilly.
REAS, C., Fry, B, (2007).“Processing: A Programming Handbook for Visual Designers and Artists”', Massachussets:
The MIT Press.
ROADS, C. (1999). “The Computer Music Tutorial”, Massachussets: The MIT Press.
SHIFFMAN, D. (2008). “Learning Processing: A Beginner's Guide to Programming Images, Animation, and
Interaction”, New York: Morgan Kaufmann.
WOO, M., NEIDER, J., DAVIS, T., SHREINER, D. (1999). “OpenGL Programming Guide: The Official Guide to
Learning OpenGL”. Chicago: Addison-Wesley.