2024
Tecnologias e Materiais Artísticos II
Nome: Tecnologias e Materiais Artísticos II
Cód.: VIS12796L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Artes Plásticas
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Fornecimento de conhecimentos tecnológicos diversos de nível intermédio, utilizando as capacidades laboratoriais
e técnicas disponibilizadas pela escola.
Desenvolvimento e produção de objetos ou formalização de ideias em função da área específica de interesse do
discente.
Aprendizagem no uso de materiais, prática de ferramentas e meios de trabalho no âmbito dos espaços laboratoriais.
Estímulo da experimentação e pesquisa em tecnologias oficinais: químicas, bitridimensionais e investigação
das tecnologias, técnicas e materiais na realização dos exercícios práticos propostos, desenvolvendo conhecimentos
nas áreas bi ou tridimensional.
Tendo em conta a necessidade de conhecimento das técnicas artísticas para a construção da obra, pretende-se que o
discente aprenda a:
- Estruturar e desenvolver um trabalho prático, com uma abordagem experimental;
- Demonstrar a progressão e o conhecimento aprofundado adquirido através da experimentação.
e técnicas disponibilizadas pela escola.
Desenvolvimento e produção de objetos ou formalização de ideias em função da área específica de interesse do
discente.
Aprendizagem no uso de materiais, prática de ferramentas e meios de trabalho no âmbito dos espaços laboratoriais.
Estímulo da experimentação e pesquisa em tecnologias oficinais: químicas, bitridimensionais e investigação
das tecnologias, técnicas e materiais na realização dos exercícios práticos propostos, desenvolvendo conhecimentos
nas áreas bi ou tridimensional.
Tendo em conta a necessidade de conhecimento das técnicas artísticas para a construção da obra, pretende-se que o
discente aprenda a:
- Estruturar e desenvolver um trabalho prático, com uma abordagem experimental;
- Demonstrar a progressão e o conhecimento aprofundado adquirido através da experimentação.
Conteúdos Programáticos
Conhecimento dos fundamentos principais, origem e desenvolvimento das técnicas, sistemas e processos das
técnicas e tecnologias a realizar.
Normas de trabalho e regras de segurança.
As propriedades físicas dos materiais e a sua manipulação. Realização de exercícios práticos para aplicação
das diferentes técnicas propostas e adequadas ao interesse e percurso do aluno, nas áreas laboratoriais existentes
na Escola. Propondo-se nesta na UC Tecnologias e Materiais Artísticos II, o seguinte conteúdo:
1. Ensaios de modelação em espuma de poliuretano rígida e flexível de dois componentes;
2. Processo subtrativo:
2.1. Sobre um volume de espuma de poliuretano rígida;
2.2. Sobre um volume de gesso cerâmico;
3. Fundamentos principais da escultura em pedra;
3.1. Estudo de algumas pedras mais tradicionais na área da escultura;
4. Técnicas aditivas em gravura; e/ou Fotogravura;
De forma complementar e pontual, propõem-se a realização de Workshops práticos de curta duração, de grau
intermédio, que focam diversas tecnologias, técnicas e materiais, de acordo com a área plástica do artista convidado.
técnicas e tecnologias a realizar.
Normas de trabalho e regras de segurança.
As propriedades físicas dos materiais e a sua manipulação. Realização de exercícios práticos para aplicação
das diferentes técnicas propostas e adequadas ao interesse e percurso do aluno, nas áreas laboratoriais existentes
na Escola. Propondo-se nesta na UC Tecnologias e Materiais Artísticos II, o seguinte conteúdo:
1. Ensaios de modelação em espuma de poliuretano rígida e flexível de dois componentes;
2. Processo subtrativo:
2.1. Sobre um volume de espuma de poliuretano rígida;
2.2. Sobre um volume de gesso cerâmico;
3. Fundamentos principais da escultura em pedra;
3.1. Estudo de algumas pedras mais tradicionais na área da escultura;
4. Técnicas aditivas em gravura; e/ou Fotogravura;
De forma complementar e pontual, propõem-se a realização de Workshops práticos de curta duração, de grau
intermédio, que focam diversas tecnologias, técnicas e materiais, de acordo com a área plástica do artista convidado.
Métodos de Ensino
O programa é encadeado com exercícios práticos e exposições teóricas.
AVALIAÇÃO
ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar por um regime: Avaliação Contínua ou Avaliação Final.
ÉPOCA DE RECURSO, ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIA, os alunos só dispõem do regime de Avaliação Final.
1. REGIME AVALIAÇÃO CONTÍNUA
a) As componentes de avaliação são: Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com acompanhamento docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, ocorre nas "Avaliações Época Normal": 40%.
- Classificação final na pauta de Época Normal, é o somatório de a), b) e c).
2. REGIME AVALIAÇÃO FINAL
a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com acompanhamento docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
- Classificação final na pauta de Época Normal, é o somatório de a) e b).
AVALIAÇÃO
ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar por um regime: Avaliação Contínua ou Avaliação Final.
ÉPOCA DE RECURSO, ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIA, os alunos só dispõem do regime de Avaliação Final.
1. REGIME AVALIAÇÃO CONTÍNUA
a) As componentes de avaliação são: Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com acompanhamento docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas, ocorre nas "Avaliações Época Normal": 40%.
- Classificação final na pauta de Época Normal, é o somatório de a), b) e c).
2. REGIME AVALIAÇÃO FINAL
a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com acompanhamento docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
- Classificação final na pauta de Época Normal, é o somatório de a) e b).
Bibliografia
Myers, B. (1956). Sculpture: Form and Method. London, and New York: Studio Vista.
Newman, T. R. (1974). Plastic as sculpture. Pennsylvania: Chilton Book Company.
Cléri, P. (2000). La Sculpture: toutes techiques. Paris: Dessin et Tolra.
Coldwell, P. (2010). Printmaking: A contemporary perspective. London: Black Dog Publishing.
Newman, T. R. (1974). Plastic as sculpture. Pennsylvania: Chilton Book Company.
Cléri, P. (2000). La Sculpture: toutes techiques. Paris: Dessin et Tolra.
Coldwell, P. (2010). Printmaking: A contemporary perspective. London: Black Dog Publishing.
Equipa Docente
- Gonçalo Jardim Figueiredo
- Rui Fernando Martins Algarvio [responsável]