2024
Ilustração II
Nome: Ilustração II
Cód.: VIS12790L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Arte Multimédia, Artes Plásticas
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Fornecimento de conhecimentos progressivos sobre Ilustração nas suas variantes. Manutenção do desenvolvimento
de uma expressão individualizada. Informar em conhecimentos de ilustração e edição tradicional e digital.
Promover competências para ingresso em sectores profissionais como a edição, media (televisão e vídeo,
jornais, revistas), indústrias de jogos e brinquedos, museus, teatro e cinema, informática, tatuagem, marketing e
publicidade, entre outros. Fornecer qualitativamente o discente para o desenvolvimento de uma carreira de
êxito como especialista em informação visual.
de uma expressão individualizada. Informar em conhecimentos de ilustração e edição tradicional e digital.
Promover competências para ingresso em sectores profissionais como a edição, media (televisão e vídeo,
jornais, revistas), indústrias de jogos e brinquedos, museus, teatro e cinema, informática, tatuagem, marketing e
publicidade, entre outros. Fornecer qualitativamente o discente para o desenvolvimento de uma carreira de
êxito como especialista em informação visual.
Conteúdos Programáticos
Exercícios aumentados de desenvolvimento ilustrativo de um texto, história ou tema com a finalidade de produzir
um pequeno livro ou ensaio ilustrado. Planificação, ilustração e paginação com atenção à caligrafia, narrativa,
dimensões, capa, contra-capa e público alvo.
um pequeno livro ou ensaio ilustrado. Planificação, ilustração e paginação com atenção à caligrafia, narrativa,
dimensões, capa, contra-capa e público alvo.
Métodos de Ensino
As aulas constarão de exercícios práticos de execução de ilustrações realizadas em paralelo com os conhecimentos
e exemplos fornecidos. Ao longo dos exercícios existirá acompanhamento regular por parte dos docentes.
Para um conhecimento e uma prática suficientemente aprofundados nas diferentes técnicas, o aluno será
encaminhado relativamente à realização prática, para aprofundamento de uma técnica na pesquisa e produção
correta de trabalho prático final. As aulas teórico/práticas são complementadas com imagens, referências e
investigação individual. A avaliação é constituída por um conjunto de parâmetros relativos ao trabalho realizado,
à assiduidade, motivação e desempenho do aluno, assim como à sua evolução, tendo em conta o nível de
autonomia conceptual, técnica e criativa do aluno. Durante o semestre existirão provas de avaliação contínua e
uma prova final.
e exemplos fornecidos. Ao longo dos exercícios existirá acompanhamento regular por parte dos docentes.
Para um conhecimento e uma prática suficientemente aprofundados nas diferentes técnicas, o aluno será
encaminhado relativamente à realização prática, para aprofundamento de uma técnica na pesquisa e produção
correta de trabalho prático final. As aulas teórico/práticas são complementadas com imagens, referências e
investigação individual. A avaliação é constituída por um conjunto de parâmetros relativos ao trabalho realizado,
à assiduidade, motivação e desempenho do aluno, assim como à sua evolução, tendo em conta o nível de
autonomia conceptual, técnica e criativa do aluno. Durante o semestre existirão provas de avaliação contínua e
uma prova final.
Avaliação
Na ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar pelos regimes de Avaliação Contínua ou Avaliação Final.
As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA guiam-se pelo regime de Avaliação Final.
AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente e submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho realizado nas aulas: 40% .
? Classificação Final: soma de a), b) e c).
AVALIAÇÃO FINAL:
Na avaliação final os alunos são avaliados por um júri composto pelo docente da disciplina e
outros docentes do curso, que apreciará globalmente o trabalho desenvolvido e atribuindo uma classificação
final quantitativa.
a) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Prova sobre os conteúdos da disciplina 60%.
? Classificação Final: soma de a) e b).
As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA guiam-se pelo regime de Avaliação Final.
AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente e submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho realizado nas aulas: 40% .
? Classificação Final: soma de a), b) e c).
AVALIAÇÃO FINAL:
Na avaliação final os alunos são avaliados por um júri composto pelo docente da disciplina e
outros docentes do curso, que apreciará globalmente o trabalho desenvolvido e atribuindo uma classificação
final quantitativa.
a) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Prova sobre os conteúdos da disciplina 60%.
? Classificação Final: soma de a) e b).
Bibliografia
Salavisa, E. (2010). Diários de Viagem. Lisboa: Quimera.
Sabin, R. (2001). Comics, Comix & Graphic Novels A History of Comic Art. Londres: Phaidon Press.
Hockney, D. (2006). Secret Knowledge. Londres: Thames & Hudson.
Gage, J. (1993). Colour & Culture. Londres: Thames & Hudson.
Fletcher, A. (2001). The Art of Looking Sideways. Londres: Phaidon Press
Sabin, R. (2001). Comics, Comix & Graphic Novels A History of Comic Art. Londres: Phaidon Press.
Hockney, D. (2006). Secret Knowledge. Londres: Thames & Hudson.
Gage, J. (1993). Colour & Culture. Londres: Thames & Hudson.
Fletcher, A. (2001). The Art of Looking Sideways. Londres: Phaidon Press
Equipa Docente
- Hugo Fernando Dias Marques [responsável]