2025

Processos Criativos e Novos Paradigmas I

Nome: Processos Criativos e Novos Paradigmas I
Cód.: VIS12781L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Artes Plásticas

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Dotar as Novas Gerações de alunos de conhecimento vivencial e actualizado sobre Novos Paradigmas na Educação.
Aquisição de Competências de Ampliação de Horizontes em relação a Novos Palcos da Arte no Planeta.
Explorar e Integrar Múltiplas Perspectivas e Abordagens Multidimensionais no âmbito do Desenvolvimento de
Processos Criativos.

Conteúdos Programáticos

Novos Paradigmas num Planeta em Mudança

Introdução
• Novos Paradigmas na Educação
• Educação Vivencial
• Educação centrada nos alunos (Student Centered Education)
• Ken Robinson, Changing Education Paradigms

Novos Palcos da Arte
• Performances Planetárias
• Arte Urbana Visionária

Processos Criativos num Planeta em Mudança
Introdução
• Processos Criativos e Múltiplos Níveis de Consciência
• Processos Criativos e Relações Multidimensionais
• Poetics of the Soul - Criador - Obra-Espelho - Perceptor

Percepção e Matriz AQAL (Ken Wilber)
• Múltiplas Perspectivas
• Os Quadrantes
• As Linhas de Desenvolvimento – Inteligências Múltiplas

Métodos de Ensino

Haverá uma articulação estreita entre a Descoberta de Novos Paradigmas para o Desenvolvimento Pessoal,
Social e Sistémico e a respectiva Experimentação Prática. Os alunos serão incentivados a desenvolverem uma
attitude pró-activa, participativa e experimental através de exercícios e de práticas criativas regulares.

A avaliação é continua, realizada nas aulas, ao longo do semestre, através da apresentação de exercícios criativos
regulares, da pró-atividade e da apresentação de um Projeto no final do Semestre e da elaboração de 1
DIÁRIO DE BORDO contendo um estudo reflexivo aprofundado sobre o percurso realizado no âmbito desta Unidade
Curricular.
Durante o semestre existirão provas de avaliação contínua e uma prova final. Na avaliação final os alunos são
avaliados por um júri composto pelo docente da disciplina e outros docentes do curso, que apreciará globalmente
o trabalho desenvolvido e atribuindo uma classificação final quantitativa.

Época Normal (avaliação contínua + avaliação final)
Nota de Avaliação Contínua (60%)
Nota de Avaliação Final (40%)
- Avaliação de Júri (equivale a Exame Final).

Avaliação

A avaliação é continua, realizada nas aulas, ao longo do semestre, através da elaboração de Exercícios Criativos Regulares, da Proatividade, da Construção Regular de 1 Diário de Bordo contendo o percurso individual realizado no âmbito desta Experiência Pedagógica. Estes elementos constituem 60% da notal final.
Os alunos irão, na segunda metade do Semestre, desenvolver um Projeto Inovador que será apresentado no período de avaliação em modo de Exposição Coletiva. Este Projeto Final constitui os restantes 40% da nota final.

Bibliografia

Combs, Allan Art and the Evolution of Consciousness, Eros & Kosmos Online Magazine
http://eroskosmos.org/english/art-and-evolution-of-consciousness/
DIÁRIOS DE BORDO – INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS – PÓLO DOS LEÕES
http://arte-y-consciencia.blogspot.pt/2010/07/inteligencias-multiplas-diarios-de.html
Esbjorn-Hargen. Sean An Overview of Integral Theory – An All-Inclusive Framework for the 21st Century,
http://integraleurope.org/wp-content/uploads/2013/05/IT_3-2-2009.pdf
Robinson, K.(2010). Changing Education Paradigms. https://www.youtube.com/watch?v=zDZFcDGpL4U
Soares, P. (2007). Criatividade e Consciência para o Século 21: Uma Poética da Alma
http://hdl.handle.net/10174/1330
Wilberg, K. (1999). “In the Eye of the Artist” in The Collected Works of Ken Wilber, vol. 4. Boston and London:
Shambhala, pp. 371-381.
Williams, R.; Newton, J. (2007). Visual Communication . Integrating Media, Art and Science.

Equipa Docente