2024
Introdução ao Projeto e a Técnicas de Representação I
Nome: Introdução ao Projeto e a Técnicas de Representação I
Cód.: VIS12779L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Artes Plásticas
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Globalmente facultar aos alunos:
1. conhecimento em método de execução de projetos artísticos e em técnicas de representação bidimensionais
e tridimensionais, nomeadamente desenho procedimental;
2. exercitação prática que cria aptidões que permitem conceber e executar;
3. capacidade de estruturar e implementar a produção de trabalhos qualificados em práticas artísticas.
Objectivos específicos:
1. capacitação para representar visualmente as memórias, o observado e o imaginado, através de vários
meios de representação;
2. capacitar a operacionalidade do desenho técnico;
3. promover o prazer de desenhar, dando a descobrir procedimentos afectivos, racionais e suas incursões
artísticas;
4. sensibilizar os alunos para a dimensão estética, implícita na sua atividade;
5. dar aos alunos métodos de pensar, expressar e materializar as suas ideias através do projeto, nomeadamente
perante encomendas e dimensões que extravasem o tamanho natural de atelier;
6. noções de ordem teórica, técnica e prática de projeto;
7. promover o prazer da exploração das formas na metamorfose do espaço, dando a descobrir os processos
conceptuais, subjetivos e artísticos.
1. conhecimento em método de execução de projetos artísticos e em técnicas de representação bidimensionais
e tridimensionais, nomeadamente desenho procedimental;
2. exercitação prática que cria aptidões que permitem conceber e executar;
3. capacidade de estruturar e implementar a produção de trabalhos qualificados em práticas artísticas.
Objectivos específicos:
1. capacitação para representar visualmente as memórias, o observado e o imaginado, através de vários
meios de representação;
2. capacitar a operacionalidade do desenho técnico;
3. promover o prazer de desenhar, dando a descobrir procedimentos afectivos, racionais e suas incursões
artísticas;
4. sensibilizar os alunos para a dimensão estética, implícita na sua atividade;
5. dar aos alunos métodos de pensar, expressar e materializar as suas ideias através do projeto, nomeadamente
perante encomendas e dimensões que extravasem o tamanho natural de atelier;
6. noções de ordem teórica, técnica e prática de projeto;
7. promover o prazer da exploração das formas na metamorfose do espaço, dando a descobrir os processos
conceptuais, subjetivos e artísticos.
Conteúdos Programáticos
1. O espaço e a forma
1.1. Estrutura e sua compreensão.
1.2. Organização espacial bidimensional e tridimensional.
1.3. Valores que caracterizam e identificam.
2. O espaço/forma e a sua representação
2.1. O desenho e as suas potencialidades gráficas.
3. Iniciação ao projeto em práticas artísticas
3.1. Método base.
4. Representação
4.1. Aprendizagem das linguagens de representação gráfica próprias do projeto, adquirindo a noção de
realizar e comunicar em termos visuais e plásticos.
4.2. Como comunicar bidimensional e tridimensionalmente.
4.3. O desenho e as suas potencialidades de inteligência e gráficas.
4.4. Noções de tamanho, dimensão e medida padronizada.
5. Representação Técnica
5.1. Normas e convenções.
5.2. Grafismos.
5.3. Projeções ortogonais.
5.4. Cotagem.
5.5. Sombras.
5.6. Perspectiva cónica e cilíndrica.
5.7. Desenho à mão livre.
5.8. Maquetas.
6. Representação de Figura Humana
6.1. Estrutura.
6.2. Proporções.
6.3. Movimento.
1.1. Estrutura e sua compreensão.
1.2. Organização espacial bidimensional e tridimensional.
1.3. Valores que caracterizam e identificam.
2. O espaço/forma e a sua representação
2.1. O desenho e as suas potencialidades gráficas.
3. Iniciação ao projeto em práticas artísticas
3.1. Método base.
4. Representação
4.1. Aprendizagem das linguagens de representação gráfica próprias do projeto, adquirindo a noção de
realizar e comunicar em termos visuais e plásticos.
4.2. Como comunicar bidimensional e tridimensionalmente.
4.3. O desenho e as suas potencialidades de inteligência e gráficas.
4.4. Noções de tamanho, dimensão e medida padronizada.
5. Representação Técnica
5.1. Normas e convenções.
5.2. Grafismos.
5.3. Projeções ortogonais.
5.4. Cotagem.
5.5. Sombras.
5.6. Perspectiva cónica e cilíndrica.
5.7. Desenho à mão livre.
5.8. Maquetas.
6. Representação de Figura Humana
6.1. Estrutura.
6.2. Proporções.
6.3. Movimento.
Métodos de Ensino
Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar pelos regimes de Avaliação Contínua ou de Avaliação Final.
As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA regem-se pelo regime de Avaliação Final.
1. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
a) Participação nas aulas: 20%
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas no período de "Avaliações de Época Normal": 40%.
A classificação final do aluno que constará na pauta de Época Normal, resulta da soma de a), b) e c).
2. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
A classificação final que constará na pauta resulta da soma de a) e b)
As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA regem-se pelo regime de Avaliação Final.
1. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
a) Participação nas aulas: 20%
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas no período de "Avaliações de Época Normal": 40%.
A classificação final do aluno que constará na pauta de Época Normal, resulta da soma de a), b) e c).
2. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
A classificação final que constará na pauta resulta da soma de a) e b)
Bibliografia
Arcas, S.; Arcas, J. F.; Gonzáles, I. (2006). Perspectiva para Principiantes. Lisboa: Dinalivro.
Arnheim, R. (1986). Arte e Percepção Visual. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.
Cunha, L. V. (2003). Desenho Técnico. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Focillon, H. (1988). A Vida das Formas. Lisboa: Edições 70.
Francastel, P. (1987). Imagem, Visão e Imaginação. Lisboa: Edições 70.
Jenny, P. (2014). Técnicas de desenho. São Paulo: Gustavo Gilli.
Jenny, P. (2014). Como desenhar de forma errada. São Paulo: Gustavo Gilli.
Jones, J. C. (1976). Métodos de Diseño. Barcelona: Gustavo Gili.
Kandinsky, W. (1996). Ponto Linha Plano. Lisboa: Edições 70.
Loureiro, J. L. (2009). Metodologia de Projecto Sebenta. Évora: UÉ-DAV (edição de autor).
Loureiro, J. L. (2009). Introdução a Um Método. Évora: UÉ-DAV (repositório científico da UÉ).
Loureiro, J. L. (2009). Inteligência de Projecto. Évora: UÉ-DAV (repositório científico da UÉ).
Massironi, M. (s.d.). Ver pelo Desenho. Lisboa: Edições 70.
Schaarwachter, G. (1976). Perspectiva para Arquitectos. Barcelona: Gustavo Gilli.
Arnheim, R. (1986). Arte e Percepção Visual. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.
Cunha, L. V. (2003). Desenho Técnico. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Focillon, H. (1988). A Vida das Formas. Lisboa: Edições 70.
Francastel, P. (1987). Imagem, Visão e Imaginação. Lisboa: Edições 70.
Jenny, P. (2014). Técnicas de desenho. São Paulo: Gustavo Gilli.
Jenny, P. (2014). Como desenhar de forma errada. São Paulo: Gustavo Gilli.
Jones, J. C. (1976). Métodos de Diseño. Barcelona: Gustavo Gili.
Kandinsky, W. (1996). Ponto Linha Plano. Lisboa: Edições 70.
Loureiro, J. L. (2009). Metodologia de Projecto Sebenta. Évora: UÉ-DAV (edição de autor).
Loureiro, J. L. (2009). Introdução a Um Método. Évora: UÉ-DAV (repositório científico da UÉ).
Loureiro, J. L. (2009). Inteligência de Projecto. Évora: UÉ-DAV (repositório científico da UÉ).
Massironi, M. (s.d.). Ver pelo Desenho. Lisboa: Edições 70.
Schaarwachter, G. (1976). Perspectiva para Arquitectos. Barcelona: Gustavo Gilli.
Equipa Docente
- Rui Jorge Valério Silva Neves Ferreira [responsável]