2024
Animação III
Nome: Animação III
Cód.: VIS12775L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica:
Arte Multimédia, Artes Plásticas
Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
Construção, filmagem e pós-produção de um filme em animação a partir de exercícios propostos pelo docente
Desenvolver a capacidade de utilização da tecnologia da animação para a criação de um trabalho artístico.
Gerir o tempo e os meios técnicos disponíveis de forma a conseguir atingir os objectivos predefinidos.
Desenvolver a capacidade de avaliação do essencial de um trabalho artístico de características audiovisuais.
Descobrir novas abordagens plásticas para a imagem em movimento e som.
Estimular o cruzamento de linguagens e técnicas
Desenvolver a capacidade de utilização da tecnologia da animação para a criação de um trabalho artístico.
Gerir o tempo e os meios técnicos disponíveis de forma a conseguir atingir os objectivos predefinidos.
Desenvolver a capacidade de avaliação do essencial de um trabalho artístico de características audiovisuais.
Descobrir novas abordagens plásticas para a imagem em movimento e som.
Estimular o cruzamento de linguagens e técnicas
Conteúdos Programáticos
1.1. Estudos gráficos
1.2. Storyboard
1.3. Animatic
1.4. Calendário de produção
Processo da criação de um projecto de animação, desde a criação do conceito passando pela sinopse, guião,
criação gráfica, storyboard e plano de trabalho até à conclusão do animatic. No final cada mestrando terá
finalizado um dossier para a produção de um filme de animação de 1 minuto.
2. Pitching Apresentação oral com recurso à projecção vídeo dos dossiers finalizados.
3. Produção do projeto.
3.1. A banda Sonora detecção dos momentos chave
3.2. Preparação: a partir do storyboard, execução de uma lista de personagens, adereços e cenários a
construir ou desenhar.
3.3. Construção e organização dos materiais para iniciar as filmagens.
3.4. Iluminação
3.5. Animação
4. Pós-Produção do projeto
4.1. Edição digital e sonorização.
1.2. Storyboard
1.3. Animatic
1.4. Calendário de produção
Processo da criação de um projecto de animação, desde a criação do conceito passando pela sinopse, guião,
criação gráfica, storyboard e plano de trabalho até à conclusão do animatic. No final cada mestrando terá
finalizado um dossier para a produção de um filme de animação de 1 minuto.
2. Pitching Apresentação oral com recurso à projecção vídeo dos dossiers finalizados.
3. Produção do projeto.
3.1. A banda Sonora detecção dos momentos chave
3.2. Preparação: a partir do storyboard, execução de uma lista de personagens, adereços e cenários a
construir ou desenhar.
3.3. Construção e organização dos materiais para iniciar as filmagens.
3.4. Iluminação
3.5. Animação
4. Pós-Produção do projeto
4.1. Edição digital e sonorização.
Métodos de Ensino
Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar pelos regimes de Avaliação Contínua ou de Avaliação Final.
As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA regem-se pelo regime de Avaliação Final.
1. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas no período de "Avaliações de Época Normal": 40%.
A classificação final do aluno que constará na pauta de Época Normal, resulta da soma de a), b) e c).
2. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
A classificação final que constará na pauta de Época Normal resulta da soma de a) e b).
As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA regem-se pelo regime de Avaliação Final.
1. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas no período de "Avaliações de Época Normal": 40%.
A classificação final do aluno que constará na pauta de Época Normal, resulta da soma de a), b) e c).
2. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
A classificação final que constará na pauta de Época Normal resulta da soma de a) e b).
Bibliografia
Cotte, Olivier (2001).
il était une fois le dessin animé. Paris: Dreamland.
Laybourne, Kit & Canemaker, John, (1998). The Animation Book: A Complete Guide to Animated Filmmaking--
From Flip-Books to Sound Cartoons to 3- D Animation. Nova Iorque: Three Rivers Press.
Lord, Peter & SIBLEY, Brian (1998). Creating 3d Animation. Nova Iorque: Harry N. Abrams.
Purves, Barry (2010). Stop Motion. Lausanne: Ava Publishing SA.
Selby, Andrew (2009). Animation in process. Londres: Laurence King Publishing.
Shaw, Susannah (2004). Stop Motion: Craft Skills for Model Animation. Oxford: Focal Press.
Taylor, Richard (1996). Encyclopedia of Animation Techniques. Nova Jérsia: Quarto Publishing.
Williams, Richard (2001). The animators survival kit: A manual of methods, principles and formulas. Londres:
Faber and Faber Limited.
Laybourne, Kit & Canemaker, John, (1998). The Animation Book: A Complete Guide to Animated Filmmaking--
From Flip-Books to Sound Cartoons to 3- D Animation. Nova Iorque: Three Rivers Press.
Lord, Peter & SIBLEY, Brian (1998). Creating 3d Animation. Nova Iorque: Harry N. Abrams.
Purves, Barry (2010). Stop Motion. Lausanne: Ava Publishing SA.
Selby, Andrew (2009). Animation in process. Londres: Laurence King Publishing.
Shaw, Susannah (2004). Stop Motion: Craft Skills for Model Animation. Oxford: Focal Press.
Taylor, Richard (1996). Encyclopedia of Animation Techniques. Nova Jérsia: Quarto Publishing.
Williams, Richard (2001). The animators survival kit: A manual of methods, principles and formulas. Londres:
Faber and Faber Limited.