2024
Desenho VI
Nome: Desenho VI
Cód.: VIS12770L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica:
Arte Multimédia, Artes Plásticas
Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Objetivos de Aprendizagem
- Consolidar o desenvolvimento de um projeto através do progressivo aprofundamento das capacidades técnicas
e operativas de modo a desenvolver uma linguagem gráfica personalizada;
- Pesquisar, refletir e experimentar através do desenho demonstrando o domínio dos processos operativos do
Desenho;
- Documentar o processo criativo;
- Refletir sobre a objectividade e poética do desenho pelo próprio processo do desenho;
- Consolidar a construção de um pensamento visual próprio.
- Refletir sobre a dimensão estética, crítica e ética de toda a produção artística, bem como da função social do
artista enquanto agente cultural produtor de significados.
e operativas de modo a desenvolver uma linguagem gráfica personalizada;
- Pesquisar, refletir e experimentar através do desenho demonstrando o domínio dos processos operativos do
Desenho;
- Documentar o processo criativo;
- Refletir sobre a objectividade e poética do desenho pelo próprio processo do desenho;
- Consolidar a construção de um pensamento visual próprio.
- Refletir sobre a dimensão estética, crítica e ética de toda a produção artística, bem como da função social do
artista enquanto agente cultural produtor de significados.
Conteúdos Programáticos
Aprofundamento da criação de uma metodologia que possibilite ao aluno a aquisição de competências para o
desenvolvimento de uma prática artística contemporânea personalizada:
Continuação do estudo da linguagem do desenho no contexto das práticas artísticas contemporâneas caracterizadas
pela interpenetração das fronteiras disciplinares, tendo em consideração as referências utilizadas num
projeto. Destaca-se, ainda, a importância da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade de temas, bem
como a confluência de diversas áreas do saber que possam, eventualmente, informar um projeto.
desenvolvimento de uma prática artística contemporânea personalizada:
Continuação do estudo da linguagem do desenho no contexto das práticas artísticas contemporâneas caracterizadas
pela interpenetração das fronteiras disciplinares, tendo em consideração as referências utilizadas num
projeto. Destaca-se, ainda, a importância da interdisciplinaridade e da transdisciplinaridade de temas, bem
como a confluência de diversas áreas do saber que possam, eventualmente, informar um projeto.
Métodos de Ensino
Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar pelos regimes de Avaliação Contínua ou de Avaliação Final.
As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA regem-se pelo regime de Avaliação Final.
1. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas no período de "Avaliações de Época Normal": 40%.
A classificação final do aluno que constará na pauta de Época Normal, resulta da soma de a), b) e c).
2. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
A classificação final que constará na pauta de Época Normal resulta da soma de a) e b).
As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA regem-se pelo regime de Avaliação Final.
1. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas no período de "Avaliações de Época Normal": 40%.
A classificação final do aluno que constará na pauta de Época Normal, resulta da soma de a), b) e c).
2. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
A classificação final que constará na pauta de Época Normal resulta da soma de a) e b).
Avaliação
Na avaliação de ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar pelos regimes de Avaliação Contínua ou de Avaliação Final.
As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA regem-se pelo regime de Avaliação Final.
1. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas no período de "Avaliações de Época Normal": 40%.
A classificação final do aluno que constará na pauta de Época Normal, resulta da soma de a), b) e c).
2. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
A classificação final que constará na pauta de Época Normal resulta da soma de a) e b).
As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA regem-se pelo regime de Avaliação Final.
1. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO CONTÍNUA
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido durante o período de aulas com o acompanhamento do docente, que deverá ser submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica com divulgação pública das classificações: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho desenvolvido durante as aulas no período de "Avaliações de Época Normal": 40%.
A classificação final do aluno que constará na pauta de Época Normal, resulta da soma de a), b) e c).
2. COMPONENTES DO REGIME DE AVALIAÇÃO FINAL
a) Trabalho desenvolvido durante o período das aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Realização de prova com base nos conteúdos leccionados: 60%.
A classificação final que constará na pauta de Época Normal resulta da soma de a) e b).
Bibliografia
Dexter, E. (2005). Vitamnin D. New perspectives. New York: Phaidon Press Limited.
Kovats, T. (ed) (2007). The Drawing Book, a survey of drawing: the primary means of expression. London: Black
Dog Publishing.
Schmidt, E. (ed) (2010). The More I Draw - Drawing as a Concept of the World.Kholn: DuMont Buchverlag.
Souther, J., Maslen, M. (2014). Drawing Projects an exploration of the language of drawing. London:Black Dog
Publishing.
Costa, C. (2003). Desenho. Lisboa: Assírio e Alvim.
Ferreira, E. (2019). Processos do Desenho. Casal de Cambra: Caleidoscópio.
Kovats, T. (ed) (2007). The Drawing Book, a survey of drawing: the primary means of expression. London: Black
Dog Publishing.
Schmidt, E. (ed) (2010). The More I Draw - Drawing as a Concept of the World.Kholn: DuMont Buchverlag.
Souther, J., Maslen, M. (2014). Drawing Projects an exploration of the language of drawing. London:Black Dog
Publishing.
Costa, C. (2003). Desenho. Lisboa: Assírio e Alvim.
Ferreira, E. (2019). Processos do Desenho. Casal de Cambra: Caleidoscópio.
Equipa Docente
- Pedro José Alves Portugal de Andrade
- Teresa Veiga Furtado [responsável]