2023

Estudos de Arte e dos Media II

Nome: Estudos de Arte e dos Media II
Cód.: VIS12765L
3 ECTS
Duração: 15 semanas/78 horas
Área Científica: Arte Multimédia, Artes Plásticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Pretende-se que os alunos tomem conhecimento de discussões e debates acerca da definição dos media artísticos,
dos vários âmbitos disciplinares de criação, do seu cruzamento e da sua contaminação, concomitantes da
reformulação do que constitui a própria «arte». Esboça-se um panorama das lógicas, dinâmicas e práticas expressivas
que conduziram à presente condição «intermedia» da arte contemporânea.
Introduz-se os universos criativos de criadores incontornáveis, com obras em media diversos como a fotografia,
o filme, a performance, a instalação, a video art ou a sound art. Apresenta-se diversas abordagens e perspectivas
teóricas contemporâneas acerca da fotografia e da criação fotográfica. Incide-se a análise num conjunto de
práticas de criação que cabem no âmbito alargado daquilo que se entende por cinema experimental. Apresentase
um conjunto de práticas de criação no âmbito da video art e da sound art, traçando um panorama de obras e
projectos realizados.

Conteúdos Programáticos

- Media e media art - pluralidade e instabilidade de sentidos.
- Da “obra” ao “projeto” - Do IT at e-flux de Hans Ulrich Obrist.
- Cinema experimental - ensaios para uma definição.
- O “cinemático” - linguagens de criação plurais e transversalidades entre cinema, fotografia e vídeo.
- Cinema de Vanguarda, cinema underground, cinema estrutural, cinema conceptual, cinema expandido.
- Arte sonora ou arte que integra o som?
- Sound art, convergência de linguagens, som e imagem, instalações sonoras e esculturas sonoras.
- A condição híbrida e compósita da video art e a pluralidade da criação.
- Video art, performance, body art.
- Do monitor à instalação: estéticas do espaço e modalidades de recepção e percepção.

Métodos de Ensino

Sessões expositivas de apresentação de conteúdos, teorias e problemáticas a respeito dos conteúdos constantes
no programa, com utilização de materiais e suportes diversos de apoio.
Sessões de apresentação do universo criativo e das obras de alguns criadores incontornáveis, com utilização de
materiais e suportes diversos de apoio.
Sessões de apresentação e discussão de textos fundamentais a respeito dos conteúdos constantes no programa.
Sessões de discussão e debate com os alunos sobre os conteúdos constantes no programa.
Durante o semestre existirão provas de avaliação contínua e uma prova final. A avaliação final será realizada
após o termo das aulas, em data a informar.
Avaliação contínua, contemplando:
- Uma frequência, no fim do semestre.
- Trabalhos breves no decurso das aulas.
- Três trabalhos individuais, segundo o esquema de resumo/ficha de leitura e comentário de um texto escolhido,
apresentado e discutido na aula ou selecionado pela docente (será entregue um documento com a devida explicação
dos pressupostos, esquema e dimensão de cada um dos três trabalhos, bem como as datas definitivas
para entrega).

As percentagens de cálculo da avaliação organizam-se da seguinte forma: 50% frequências; 30% trabalhos; 20%
assiduidade e participação.

Bibliografia

Barthes, R. (1979). A Câmara Clara. Lisboa: Edições 70, 2007.
Campany, D. (Ed.) (2007). The Cinematic. London: The MIT Press, Whitechapel Art Gallery.
Coles, Alex & Defert, A. (Eds.) (1998). De-, Dis-, Ex-. Interdisciplinarity. London: Backless Books, Black Dog.
Dixon, W. W. (2002). Experimental Cinema, The Film Reader. London: Routledge.
Greenberg, C.(1960). Modernist Painting. In Charles Harrison & Paul Wood (Eds.) (1992), Art in Theory, 1900-1990
(pp.754-760). Oxford, Cambridge: Blackwell, 1996.
Krauss, R. (1990). Le Photographique. Paris: Macula.
Krauss, R. (2000). A Voyage on the North Sea: Art in the Age of the Post-Medium Condition. London: Thames &
Hudson.
Licht, A.(2007). Sound Art: Beyond Music, Between Categories. New York: Rizzoli.
Loock, U. (Ed.) (2004). A obra de Arte sob Fogo. Inovações artísticas 1965-1975. Porto: Fundação de Serralves,
Jornal Público.
Spielmann, Y. (2008). . Cambridge, London.

Equipa Docente