2023

Artes Plásticas II

Nome: Artes Plásticas II
Cód.: VIS12753L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Artes Plásticas

Língua(s) de lecionação: Português
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos gerais de aprendizagem fomentam o desenvolvimento de capacidades de experimentação, representação,
análise, síntese e de autonomia reflexiva e operativa, através da observação e interpretação da realidade
e de modelos conceptuais e materiais.
A aquisição de conhecimentos, aptidões e competências progridem gradualmente num nível de complexidade
intermédio e adequam-se de acordo com o processo de investigação e experimentação artística.
a. Formular e propor de forma articulada as ideias;
b. Desenvolver a capacidade operativa e de exploração dos diferentes suportes e instrumentos.
c. Estimular o desenvolvimento de uma linguagem individualizada;
d. Saber argumentar e defender o seu trabalho;
e. Aprofundar a autonomia reflexiva, técnica e criativa;
f. Fornecer conhecimentos base sobre a prática artística e o mundo da arte contemporânea;
g. Tomar consciência do carácter ético e estético de toda a produção artística, bem como da função social do
artista no contexto em que se insere.

Conteúdos Programáticos

Os conhecimentos, aptidões e competências a alcançar desenvolvem-se num nível médio e vão refletir o grau de
aprendizagem, cuja estratégia pedagógica incide sobre as áreas da pintura e da escultura, com particular destaque
para a sua interligação com base nas tendências plásticas contemporâneas.
Os discentes trabalham a matéria e utilizam técnicas diversas para a obtenção de objetos de pintura e de escultura,
de acordo com os conteúdos programáticos:
. Aprofundamento do conhecimento das técnicas, suportes, formas e conteúdos, representação e abstração,
meios operativos materiais e conceptuais, bem como do papel da pintura e da escultura através da história da
arte;
. Modos operativos; composição no espaço pictórico; textura (impastos, colagens); volumetria, posição e encenação
da representação; a Pintura e a Escultura no panorama artístico contemporâneo. O problema da temática, conceito
e fontes de informação utilizadas para construir uma pintura e uma escultura;

Métodos de Ensino

Para um ensino/aprendizagem profícuos são aplicados preferencialmente métodos ativos que contribuam e
reforcem o envolvimento, a análise, a elaboração e capacidade crítica dos estudantes mediante o debate,
acompanhamento individual do trabalho prático, exposições de enquadramento teórico, visionamento e debate
de material de comunicação audiovisual, iconográfico e bibliográfico relevante, participação em workshops e
visitas de estudo que se enquadrem nos conteúdos programáticos da unidade curricular. Durante o semestre
existirão provas de avaliação contínua e uma prova final. Na avaliação final os alunos são avaliados por um júri
composto pelo docente da disciplina e outros docentes do curso, que apreciará globalmente o trabalho desenvolvido
e atribuindo uma classificação final quantitativa.
A avaliação valoriza o processo e resultados do trabalho prático realizado de acordo com os critérios definidos
no programa da unidade curricular. A avaliação valoriza outros parâmetros como: a assiduidade, a motivação e
o desempenho do aluno, bem como a sua evolução, tendo em conta o nível de autonomia reflexiva, técnica e
criativa.

Época Normal (avaliação contínua + avaliação final)
Nota de Avaliação Contínua (60%)
- 50% assiduidade
- 50% exercícios práticos sob a forma de pequenos circuitos (feitos em aula)
Nota de Avaliação Final (40%)
- Avaliação de Júri.

Bibliografia

Bénézit, E. (1999). Dictionnaire critique et documentaire des peintres, sculpteurs, dessinateurs et graveurs. Paris:
Grund.
Chirico, G. (2001). Petit traité de technique de Peintura. Paris: Somogy.
Duchamp, Marcel; Cabanne, Pierre (1990). O Engenheiro do Tempo Perdido. Lisboa: Assírio e Alvim.
Lourenço, Eduardo, (1996). O espelho imaginário : pintura, anti-pintura, não pintura. Lisboa : INCM.
Pedrosa, Adriano (2009). Vitamin 3-D : New Perspectives in Sculpture and Installation. England: Phaidon Press.
Schodek, Daniel (1993). Structure in Sculpture. Londres: The Mit Press Cambridge Massachussetts London.
Sommers, J. (2006). The Joseph Cornell Box: Found Objects, Magical Worlds. London: Cider Mill Press Book Publishers
LLC.
Wells, Rachel (2013). Scale in Contemporary Sculpture: Enlargement, Miniaturisation and Life-Size. London:
Routledge.
Graw, I. e Lajer-Burcharth, E. (2016). Painting Beyond Itself - The Medium in the Post-Medium Condition. Berlin:
Sternberg Press.