2023

Multimédia II

Nome: Multimédia II
Cód.: VIS12752L
6 ECTS
Duração: 15 semanas/156 horas
Área Científica: Arte Multimédia

Língua(s) de lecionação: Português, Inglês
Língua(s) de apoio tutorial: Português, Inglês
Regime de Frequência: Presencial

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Objetivos de Aprendizagem

Competências a adquirir pelo aluno:
- Explorar criativamente os diferentes procedimentos de carácter técnico, estético e conceptual, utilizados nas
diferentes fases de pré-produção, produção e pós-produção da criação video;
- Saber comprender e utilizar os diferentes factores de índole expressiva e significante no âmbito da criação
video assente na manipulação de elementos basilares como o som, o texto, a imagem, a iluminação, os
cenários, a montagem, o tempo e o ritmo;
- Saber aplicar as ferramentas de edição digital de vídeo em softwares basilares;
- Entendimento do processo histórico da videoarte e do papel fundamental que esta possui no contexto da
arte contemporânea, de forma a que o aluno desenvolva o seu sentido de observação crítica e adquira
conceitos diversos que lhe permitirão criar peças de vídeo inovadoras.

Conteúdos Programáticos

1. Breve enquadramento histórico e estético da videoarte: o nascimento da videoarte nos anos 1960, a
videoarte e activismo politico, as inter-relações entre vídeo, performance e arte conceptual, as especificidades
do médium como a reflexividade e natureza intimista, a apropriação e critica dos meios de comunicação de
massa, as instalações vídeo e as ligações desta arte com o cinema e a Worl Wide Web no novo milénio;
2. Pré-produção – tipificação dos planos, cena, sequência, ângulos e movimentos da câmara, campo, tempo,
espaço, ritmo. Argumento e roteiro desenhado esquemático ou storyboard, e shooting board. No âmbito da
composição, a importância dos vectores de força e dos formatos de imagem na criação de significados;
3. Produção - a câmara de filmar, manuseamento e características técnicas. Os mecanismos de controlo da
câmara como as lentes, a abertura, o diafragma, a distância focal, profundidade de campo, e o anel de zoom e
de focagem. Os tripés. Iluminação e conceitos básicos de óptica, mistura e temperatura da cor, projectores,
reflectores, geles, e manipulação da luz. O registo sonoro e conceitos básicos de acústica, os microfones, a
locução e a interpretação;
4. Pré-produção – a montagem como produtora de sentido na modelação e modulação do tempo: os cortes
entre os planos, as transições, a tintagem e métodos de ajustamento e correcção de cor na edição digital em
softwares basilares.

Métodos de Ensino

O programa consiste em exercícios, exposições teóricas dos conteúdos e visitas de estudo. A avaliação é contínua tendo em conta: assiduidade; empenho; criatividade; evolução, e; domínio de conhecimentos. Terão lugar provas de avaliação contínua e uma final avaliada por um júri composto pelo docente da disciplina e docentes do curso.

Na ÉPOCA NORMAL os alunos podem optar pelos regimes de Avaliação Contínua ou Avaliação Final. As ÉPOCAS DE RECURSO, ESPECIAL e EXTRAORDINÁRIA guiam-se pelo regime de Avaliação Final.

1. AVALIAÇÃO CONTÍNUA:
a) Participação nas aulas: 20%;
b) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente e submetido, pelo menos, a uma avaliação periódica: 40 %;
c) Apresentação e defesa do trabalho realizado nas aulas: 40%.
– Classificação Final: soma de a), b) e c).

2. AVALIAÇÃO FINAL:
a) Trabalho desenvolvido nas aulas com o acompanhamento do docente: 40%;
b) Prova sobre os conteúdos da disciplina: 60%.
– Classificação Final: soma de a) e b).

Bibliografia

Elwes Catherine - Video Art: A Guided Tour. London: I.B. Tauris, 2005.
New York: Aperture/Bay Area Video Coalition, 1990.
Furtado, Teresa Veiga (ed.) - Act Out: Performative Video by Nordic Women artists. Évora: Editora Licorne,
2010. Financiado pelo CHAIA e FCT.
Foerner, J.A. - Beginners Guide to Digital SLR Video and Filmmaking. London: Eduloxx GmbH, 2016.
Furtado, Teresa Veiga 2014 - "Tese de Doutoramento em Sociologia: Videoarte de Mulheres: Nossos Corpos,
Nós Mesmas. Corpo, Identidade e Autodeterminação nas Obras de Videoartistas Influenciadas pelos
Feminismos." Lisboa: FCSH-UNL. https://run.unl.pt/handle/10362/14507
Guarda, Dinis; FIGUEIREDO, Nuno, orgs. – Videoarte e Filme de Arte e Ensaio em Portugal. Lisboa: Número –
Arte e Cultura, 2008.
Hayden, Malin Hedlin – Video Art Historicized. Traditions and Negotiations. England: Ashgate Publishing
Limited, 2015.
Journot, Marie-Thérèse - Vocabulário de Cinema. Lisboa: Edições 70, 2009.
Westgeest, Helen - Video Art Theory. A Comparative Approach. London: John Wiley & Sons, Inc, 2016.
Long, Ben; Schenk, Sonja - The Digital Filmmaking Handbook. USA: Foreign Films, 2017